Formação continuada: saberes ressignificados na formação docente – um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/7514 |
Resumo: | Este estudo, com o título “Formação continuada: saberes ressignificados na formação docente – um estudo de caso” tem como objetivo geral analisar as transformações na prática docente frente aos cursos de formação continuada dos professores que atuam na Escola Estadual de Ensino Médio Eriberto Jasper. E como objetivos específicos verificar a relação entre a formação continuada e o discurso dos profissionais frente a estas formações, buscando identificar os saberes ressignificados; identificar que transformações ocasionadas pela formação continuada que consideram importantes para sua prática pedagógica; e a forma que estes saberes interferem na atuação/formação do docente. O procedimento metodológico consistiu-se em um estudo de caso qualitativo, tendo como sujeitos de estudo os professores do Ensino Médio da Escola Eriberto Jasper. O levantamento dos dados deu-se a partir de observação direta, questionário fechado e visitação. 100% dos professores da amostra declararam que a formação continuada é imprescindível para uma boa atuação dos mesmos em sala de aula. Em relação às contribuições dos cursos de formação na prática docente dos questionados, 87% destacaram que os cursos serviram para a aquisição de melhores entendimentos sobre a atuação do professor, o aprimoramento dos conhecimentos, além de possibilitar o aperfeiçoamento de métodos e técnicas pedagógicas. Dessa forma, o estudo permitiu concluir que na visão dos professores, a formação continuada docente é fundamental para o aperfeiçoamento de sua prática pedagógica em meio a uma sociedade que exige uma educação comprometida com as mudanças e transformações sociais. |
id |
RCAP_7fbd55a2099a693b0080c3757f89ee01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7514 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação continuada: saberes ressignificados na formação docente – um estudo de casoMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORESEDUCAÇÃOESTUDOS DE CASOBRASILFORMAÇÃO DE PROFESSORESPRÁTICAS PEDAGÓGICASEDUCATIONCASE STUDIESBRAZILTEACHERS EDUCATIONPEDAGOGICAL PRACTICESEste estudo, com o título “Formação continuada: saberes ressignificados na formação docente – um estudo de caso” tem como objetivo geral analisar as transformações na prática docente frente aos cursos de formação continuada dos professores que atuam na Escola Estadual de Ensino Médio Eriberto Jasper. E como objetivos específicos verificar a relação entre a formação continuada e o discurso dos profissionais frente a estas formações, buscando identificar os saberes ressignificados; identificar que transformações ocasionadas pela formação continuada que consideram importantes para sua prática pedagógica; e a forma que estes saberes interferem na atuação/formação do docente. O procedimento metodológico consistiu-se em um estudo de caso qualitativo, tendo como sujeitos de estudo os professores do Ensino Médio da Escola Eriberto Jasper. O levantamento dos dados deu-se a partir de observação direta, questionário fechado e visitação. 100% dos professores da amostra declararam que a formação continuada é imprescindível para uma boa atuação dos mesmos em sala de aula. Em relação às contribuições dos cursos de formação na prática docente dos questionados, 87% destacaram que os cursos serviram para a aquisição de melhores entendimentos sobre a atuação do professor, o aprimoramento dos conhecimentos, além de possibilitar o aperfeiçoamento de métodos e técnicas pedagógicas. Dessa forma, o estudo permitiu concluir que na visão dos professores, a formação continuada docente é fundamental para o aperfeiçoamento de sua prática pedagógica em meio a uma sociedade que exige uma educação comprometida com as mudanças e transformações sociais.This study, entitled "Continuing education: knowledge reinterpreted in teacher education - a case study" has the general objective to analyze the changes in teaching practice across the courses of continuing education of teachers who work at the State High School Eriberto Jasper. And aimed at verifying the relationship between continuing education and professional discourse against these formations, seeking to identify the resignified knowledge; identify what changes occasioned by the continuing education they consider important for their practice; and how they interfere with the performance knowledge / training of teaching. The methodological approach consisted on a qualitative case study, taking as subjects of study, secondary school teachers of the School Eriberto Jasper. Data collection took place from direct observation, closed questionnaire and visitation. 100% of teachers in this study stated that continuing education is essential for a good performance in the same classroom. Regarding the contributions of training courses in teaching practice of the respondents, 87% highlighted that the courses served to acquire better understandings about teacher performance, improve knowledge, and enable the improvement of educational methods and techniques. Thus, the study concluded that in view of teachers, teacher continuing education is critical to the improvement of their teaching in the midst of a society that requires an education committed to social change and social transformation.2016-12-27T17:04:57Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7514TID:201485621porBoíba, Valdênia da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:15Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7514Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:17.299688Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada: saberes ressignificados na formação docente – um estudo de caso |
title |
Formação continuada: saberes ressignificados na formação docente – um estudo de caso |
spellingShingle |
Formação continuada: saberes ressignificados na formação docente – um estudo de caso Boíba, Valdênia da Silva MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES EDUCAÇÃO ESTUDOS DE CASO BRASIL FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EDUCATION CASE STUDIES BRAZIL TEACHERS EDUCATION PEDAGOGICAL PRACTICES |
title_short |
Formação continuada: saberes ressignificados na formação docente – um estudo de caso |
title_full |
Formação continuada: saberes ressignificados na formação docente – um estudo de caso |
title_fullStr |
Formação continuada: saberes ressignificados na formação docente – um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Formação continuada: saberes ressignificados na formação docente – um estudo de caso |
title_sort |
Formação continuada: saberes ressignificados na formação docente – um estudo de caso |
author |
Boíba, Valdênia da Silva |
author_facet |
Boíba, Valdênia da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boíba, Valdênia da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES EDUCAÇÃO ESTUDOS DE CASO BRASIL FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EDUCATION CASE STUDIES BRAZIL TEACHERS EDUCATION PEDAGOGICAL PRACTICES |
topic |
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES EDUCAÇÃO ESTUDOS DE CASO BRASIL FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EDUCATION CASE STUDIES BRAZIL TEACHERS EDUCATION PEDAGOGICAL PRACTICES |
description |
Este estudo, com o título “Formação continuada: saberes ressignificados na formação docente – um estudo de caso” tem como objetivo geral analisar as transformações na prática docente frente aos cursos de formação continuada dos professores que atuam na Escola Estadual de Ensino Médio Eriberto Jasper. E como objetivos específicos verificar a relação entre a formação continuada e o discurso dos profissionais frente a estas formações, buscando identificar os saberes ressignificados; identificar que transformações ocasionadas pela formação continuada que consideram importantes para sua prática pedagógica; e a forma que estes saberes interferem na atuação/formação do docente. O procedimento metodológico consistiu-se em um estudo de caso qualitativo, tendo como sujeitos de estudo os professores do Ensino Médio da Escola Eriberto Jasper. O levantamento dos dados deu-se a partir de observação direta, questionário fechado e visitação. 100% dos professores da amostra declararam que a formação continuada é imprescindível para uma boa atuação dos mesmos em sala de aula. Em relação às contribuições dos cursos de formação na prática docente dos questionados, 87% destacaram que os cursos serviram para a aquisição de melhores entendimentos sobre a atuação do professor, o aprimoramento dos conhecimentos, além de possibilitar o aperfeiçoamento de métodos e técnicas pedagógicas. Dessa forma, o estudo permitiu concluir que na visão dos professores, a formação continuada docente é fundamental para o aperfeiçoamento de sua prática pedagógica em meio a uma sociedade que exige uma educação comprometida com as mudanças e transformações sociais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015 2016-12-27T17:04:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/7514 TID:201485621 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/7514 |
identifier_str_mv |
TID:201485621 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131220240498688 |