Formação continuada: saberes ressignificados na formação docente – um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boíba, Valdênia da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7514
Resumo: Este estudo, com o título “Formação continuada: saberes ressignificados na formação docente – um estudo de caso” tem como objetivo geral analisar as transformações na prática docente frente aos cursos de formação continuada dos professores que atuam na Escola Estadual de Ensino Médio Eriberto Jasper. E como objetivos específicos verificar a relação entre a formação continuada e o discurso dos profissionais frente a estas formações, buscando identificar os saberes ressignificados; identificar que transformações ocasionadas pela formação continuada que consideram importantes para sua prática pedagógica; e a forma que estes saberes interferem na atuação/formação do docente. O procedimento metodológico consistiu-se em um estudo de caso qualitativo, tendo como sujeitos de estudo os professores do Ensino Médio da Escola Eriberto Jasper. O levantamento dos dados deu-se a partir de observação direta, questionário fechado e visitação. 100% dos professores da amostra declararam que a formação continuada é imprescindível para uma boa atuação dos mesmos em sala de aula. Em relação às contribuições dos cursos de formação na prática docente dos questionados, 87% destacaram que os cursos serviram para a aquisição de melhores entendimentos sobre a atuação do professor, o aprimoramento dos conhecimentos, além de possibilitar o aperfeiçoamento de métodos e técnicas pedagógicas. Dessa forma, o estudo permitiu concluir que na visão dos professores, a formação continuada docente é fundamental para o aperfeiçoamento de sua prática pedagógica em meio a uma sociedade que exige uma educação comprometida com as mudanças e transformações sociais.
id RCAP_7fbd55a2099a693b0080c3757f89ee01
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7514
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação continuada: saberes ressignificados na formação docente – um estudo de casoMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORESEDUCAÇÃOESTUDOS DE CASOBRASILFORMAÇÃO DE PROFESSORESPRÁTICAS PEDAGÓGICASEDUCATIONCASE STUDIESBRAZILTEACHERS EDUCATIONPEDAGOGICAL PRACTICESEste estudo, com o título “Formação continuada: saberes ressignificados na formação docente – um estudo de caso” tem como objetivo geral analisar as transformações na prática docente frente aos cursos de formação continuada dos professores que atuam na Escola Estadual de Ensino Médio Eriberto Jasper. E como objetivos específicos verificar a relação entre a formação continuada e o discurso dos profissionais frente a estas formações, buscando identificar os saberes ressignificados; identificar que transformações ocasionadas pela formação continuada que consideram importantes para sua prática pedagógica; e a forma que estes saberes interferem na atuação/formação do docente. O procedimento metodológico consistiu-se em um estudo de caso qualitativo, tendo como sujeitos de estudo os professores do Ensino Médio da Escola Eriberto Jasper. O levantamento dos dados deu-se a partir de observação direta, questionário fechado e visitação. 100% dos professores da amostra declararam que a formação continuada é imprescindível para uma boa atuação dos mesmos em sala de aula. Em relação às contribuições dos cursos de formação na prática docente dos questionados, 87% destacaram que os cursos serviram para a aquisição de melhores entendimentos sobre a atuação do professor, o aprimoramento dos conhecimentos, além de possibilitar o aperfeiçoamento de métodos e técnicas pedagógicas. Dessa forma, o estudo permitiu concluir que na visão dos professores, a formação continuada docente é fundamental para o aperfeiçoamento de sua prática pedagógica em meio a uma sociedade que exige uma educação comprometida com as mudanças e transformações sociais.This study, entitled "Continuing education: knowledge reinterpreted in teacher education - a case study" has the general objective to analyze the changes in teaching practice across the courses of continuing education of teachers who work at the State High School Eriberto Jasper. And aimed at verifying the relationship between continuing education and professional discourse against these formations, seeking to identify the resignified knowledge; identify what changes occasioned by the continuing education they consider important for their practice; and how they interfere with the performance knowledge / training of teaching. The methodological approach consisted on a qualitative case study, taking as subjects of study, secondary school teachers of the School Eriberto Jasper. Data collection took place from direct observation, closed questionnaire and visitation. 100% of teachers in this study stated that continuing education is essential for a good performance in the same classroom. Regarding the contributions of training courses in teaching practice of the respondents, 87% highlighted that the courses served to acquire better understandings about teacher performance, improve knowledge, and enable the improvement of educational methods and techniques. Thus, the study concluded that in view of teachers, teacher continuing education is critical to the improvement of their teaching in the midst of a society that requires an education committed to social change and social transformation.2016-12-27T17:04:57Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7514TID:201485621porBoíba, Valdênia da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:15Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7514Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:17.299688Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada: saberes ressignificados na formação docente – um estudo de caso
title Formação continuada: saberes ressignificados na formação docente – um estudo de caso
spellingShingle Formação continuada: saberes ressignificados na formação docente – um estudo de caso
Boíba, Valdênia da Silva
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
EDUCAÇÃO
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
EDUCATION
CASE STUDIES
BRAZIL
TEACHERS EDUCATION
PEDAGOGICAL PRACTICES
title_short Formação continuada: saberes ressignificados na formação docente – um estudo de caso
title_full Formação continuada: saberes ressignificados na formação docente – um estudo de caso
title_fullStr Formação continuada: saberes ressignificados na formação docente – um estudo de caso
title_full_unstemmed Formação continuada: saberes ressignificados na formação docente – um estudo de caso
title_sort Formação continuada: saberes ressignificados na formação docente – um estudo de caso
author Boíba, Valdênia da Silva
author_facet Boíba, Valdênia da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boíba, Valdênia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
EDUCAÇÃO
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
EDUCATION
CASE STUDIES
BRAZIL
TEACHERS EDUCATION
PEDAGOGICAL PRACTICES
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
EDUCAÇÃO
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
EDUCATION
CASE STUDIES
BRAZIL
TEACHERS EDUCATION
PEDAGOGICAL PRACTICES
description Este estudo, com o título “Formação continuada: saberes ressignificados na formação docente – um estudo de caso” tem como objetivo geral analisar as transformações na prática docente frente aos cursos de formação continuada dos professores que atuam na Escola Estadual de Ensino Médio Eriberto Jasper. E como objetivos específicos verificar a relação entre a formação continuada e o discurso dos profissionais frente a estas formações, buscando identificar os saberes ressignificados; identificar que transformações ocasionadas pela formação continuada que consideram importantes para sua prática pedagógica; e a forma que estes saberes interferem na atuação/formação do docente. O procedimento metodológico consistiu-se em um estudo de caso qualitativo, tendo como sujeitos de estudo os professores do Ensino Médio da Escola Eriberto Jasper. O levantamento dos dados deu-se a partir de observação direta, questionário fechado e visitação. 100% dos professores da amostra declararam que a formação continuada é imprescindível para uma boa atuação dos mesmos em sala de aula. Em relação às contribuições dos cursos de formação na prática docente dos questionados, 87% destacaram que os cursos serviram para a aquisição de melhores entendimentos sobre a atuação do professor, o aprimoramento dos conhecimentos, além de possibilitar o aperfeiçoamento de métodos e técnicas pedagógicas. Dessa forma, o estudo permitiu concluir que na visão dos professores, a formação continuada docente é fundamental para o aperfeiçoamento de sua prática pedagógica em meio a uma sociedade que exige uma educação comprometida com as mudanças e transformações sociais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2016-12-27T17:04:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/7514
TID:201485621
url http://hdl.handle.net/10437/7514
identifier_str_mv TID:201485621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131220240498688