Professor investigador: contributos para uma melhoria das práticas pedagógicas em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Diamantina Maria Sobreira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7327
Resumo: Esta investigação tem por base o trabalho pedagógico desenvolvido na Escola do Ensino Básico 2, 3 de Ruy Belo e pretende conhecer a importância dos professores investigarem as suas próprias práticas através da reflexão e o trabalho colaborativo. Deste modo, surge a questão de investigação principal - De que forma o professor investigador contribui para a melhoria das práticas pedagógicas em sala de aula? – à qual procuramos responder com a apresentação de um projeto de (auto)formação com base em sessões de reflexão. O quadro teórico de referência centra-se numa revisão da literatura sobre o professor investigador, práticas reflexivas, trabalho colaborativo e relação pedagógica. Este estudo, de natureza qualitativa, está centrado na análise documental dos documentos orientadores do agrupamento nomeadamente o projeto educativo (PE), o plano plurianual de melhoria, o projeto TEIP e, também, o relatório de Acompanhamento de Ação Educativa 2013/2014 elaborado pela Inspeção Geral de Educação e Ciência (IGEC). A análise de conteúdo aponta que a escola tem dificuldade em criar momentos de reflexão e colaboração a não ser, pontualmente, quando promove ações de formação. Também nas reuniões de grupo disciplinar e conselhos de turma se desenvolve algum trabalho de reflexão, embora não seja significativo, devido à excessiva burocratização que ocupa a maior parte do tempo. Contudo os professores costumam criar esses momentos informalmente. Estes momentos, geralmente, surgem diariamente nos intervalos porque precisam de falar sobre os problemas comuns que enfrentam na escola e na sala de aula com vista a resolvê-los. Esta troca de conhecimento e experiências é muito enriquecedora. Deste modo, pretende-se, através de atividades reflexivas e colaborativas, a melhoria das práticas letivas em sala de aula, promovendo-se, a qualidade de ensino e o sucesso educativo.
id RCAP_4d5a8b1062e77154676b97d57b98dd16
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7327
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Professor investigador: contributos para uma melhoria das práticas pedagógicas em sala de aulaMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORESPROFESSORESINVESTIGAÇÃOPRÁTICAS PEDAGÓGICASESTUDOS DE CASORELAÇÃO PEDAGÓGICAEDUCAÇÃOEDUCATIONTEACHERSRESEARCHPEDAGOGICAL RELATIONSHIPPEDAGOGICAL PRACTICESCASE STUDIESEsta investigação tem por base o trabalho pedagógico desenvolvido na Escola do Ensino Básico 2, 3 de Ruy Belo e pretende conhecer a importância dos professores investigarem as suas próprias práticas através da reflexão e o trabalho colaborativo. Deste modo, surge a questão de investigação principal - De que forma o professor investigador contribui para a melhoria das práticas pedagógicas em sala de aula? – à qual procuramos responder com a apresentação de um projeto de (auto)formação com base em sessões de reflexão. O quadro teórico de referência centra-se numa revisão da literatura sobre o professor investigador, práticas reflexivas, trabalho colaborativo e relação pedagógica. Este estudo, de natureza qualitativa, está centrado na análise documental dos documentos orientadores do agrupamento nomeadamente o projeto educativo (PE), o plano plurianual de melhoria, o projeto TEIP e, também, o relatório de Acompanhamento de Ação Educativa 2013/2014 elaborado pela Inspeção Geral de Educação e Ciência (IGEC). A análise de conteúdo aponta que a escola tem dificuldade em criar momentos de reflexão e colaboração a não ser, pontualmente, quando promove ações de formação. Também nas reuniões de grupo disciplinar e conselhos de turma se desenvolve algum trabalho de reflexão, embora não seja significativo, devido à excessiva burocratização que ocupa a maior parte do tempo. Contudo os professores costumam criar esses momentos informalmente. Estes momentos, geralmente, surgem diariamente nos intervalos porque precisam de falar sobre os problemas comuns que enfrentam na escola e na sala de aula com vista a resolvê-los. Esta troca de conhecimento e experiências é muito enriquecedora. Deste modo, pretende-se, através de atividades reflexivas e colaborativas, a melhoria das práticas letivas em sala de aula, promovendo-se, a qualidade de ensino e o sucesso educativo.This research is based on the pedagogical work at Escola Básica 2, 3 Ruy Belo and its objetive is to find out the importance of teachers investigating their own practices through reflection and collaborative work. Thus, the major issue of the research arises: How does the researcher teacher contribute to the improvement of teaching practices in the classroom? We try to answer to this issue with the presentation of a (self) training project based on reflection sessions. The theoretical framework focuses on literature review of the researcher teacher, reflective practices, collaborative work and pedagogical relationship work. This qualitative study focuses on documental analysis of the guiding documents of the group of schools, which include the educational project (PE), the plan of improvement, the TEIP project and also the 2013/2014 Educational Action Monitoring Report presented by the General Inspection of Education and Science (IGEC). The content analysis shows that the school has difficulty in creating formal moments of reflection and collaboration except, occasionally, when it promotes training activities. In the group meetings and class councils it is also developed some reflection, although not significant, due to excessive bureaucracy that takes up most of the time. However teachers use to create those moments informally. These moments usually arise on a daily basis at school breaks because they need to talk about the common problems they face at school and in the classroom and to solve them. This exchange of knowledge and experiences is very enriching. It is intended to promote the quality of teaching and educational success through reflective and collaborative activities and to improve teaching practices in the classroom.2016-10-03T13:19:54Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7327TID:201201232pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Diamantina Maria Sobreirareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:16Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7327Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:28.125291Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Professor investigador: contributos para uma melhoria das práticas pedagógicas em sala de aula
title Professor investigador: contributos para uma melhoria das práticas pedagógicas em sala de aula
spellingShingle Professor investigador: contributos para uma melhoria das práticas pedagógicas em sala de aula
Nunes, Diamantina Maria Sobreira
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
PROFESSORES
INVESTIGAÇÃO
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
ESTUDOS DE CASO
RELAÇÃO PEDAGÓGICA
EDUCAÇÃO
EDUCATION
TEACHERS
RESEARCH
PEDAGOGICAL RELATIONSHIP
PEDAGOGICAL PRACTICES
CASE STUDIES
title_short Professor investigador: contributos para uma melhoria das práticas pedagógicas em sala de aula
title_full Professor investigador: contributos para uma melhoria das práticas pedagógicas em sala de aula
title_fullStr Professor investigador: contributos para uma melhoria das práticas pedagógicas em sala de aula
title_full_unstemmed Professor investigador: contributos para uma melhoria das práticas pedagógicas em sala de aula
title_sort Professor investigador: contributos para uma melhoria das práticas pedagógicas em sala de aula
author Nunes, Diamantina Maria Sobreira
author_facet Nunes, Diamantina Maria Sobreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Diamantina Maria Sobreira
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
PROFESSORES
INVESTIGAÇÃO
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
ESTUDOS DE CASO
RELAÇÃO PEDAGÓGICA
EDUCAÇÃO
EDUCATION
TEACHERS
RESEARCH
PEDAGOGICAL RELATIONSHIP
PEDAGOGICAL PRACTICES
CASE STUDIES
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
PROFESSORES
INVESTIGAÇÃO
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
ESTUDOS DE CASO
RELAÇÃO PEDAGÓGICA
EDUCAÇÃO
EDUCATION
TEACHERS
RESEARCH
PEDAGOGICAL RELATIONSHIP
PEDAGOGICAL PRACTICES
CASE STUDIES
description Esta investigação tem por base o trabalho pedagógico desenvolvido na Escola do Ensino Básico 2, 3 de Ruy Belo e pretende conhecer a importância dos professores investigarem as suas próprias práticas através da reflexão e o trabalho colaborativo. Deste modo, surge a questão de investigação principal - De que forma o professor investigador contribui para a melhoria das práticas pedagógicas em sala de aula? – à qual procuramos responder com a apresentação de um projeto de (auto)formação com base em sessões de reflexão. O quadro teórico de referência centra-se numa revisão da literatura sobre o professor investigador, práticas reflexivas, trabalho colaborativo e relação pedagógica. Este estudo, de natureza qualitativa, está centrado na análise documental dos documentos orientadores do agrupamento nomeadamente o projeto educativo (PE), o plano plurianual de melhoria, o projeto TEIP e, também, o relatório de Acompanhamento de Ação Educativa 2013/2014 elaborado pela Inspeção Geral de Educação e Ciência (IGEC). A análise de conteúdo aponta que a escola tem dificuldade em criar momentos de reflexão e colaboração a não ser, pontualmente, quando promove ações de formação. Também nas reuniões de grupo disciplinar e conselhos de turma se desenvolve algum trabalho de reflexão, embora não seja significativo, devido à excessiva burocratização que ocupa a maior parte do tempo. Contudo os professores costumam criar esses momentos informalmente. Estes momentos, geralmente, surgem diariamente nos intervalos porque precisam de falar sobre os problemas comuns que enfrentam na escola e na sala de aula com vista a resolvê-los. Esta troca de conhecimento e experiências é muito enriquecedora. Deste modo, pretende-se, através de atividades reflexivas e colaborativas, a melhoria das práticas letivas em sala de aula, promovendo-se, a qualidade de ensino e o sucesso educativo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2016-10-03T13:19:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/7327
TID:201201232
url http://hdl.handle.net/10437/7327
identifier_str_mv TID:201201232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131212254543872