O papel supervisivo do director de turma na promoção do trabalho colaborativo no conselho de turma do segundo ciclo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/5462 |
Resumo: | A ideia de colaborar não é nova. Com efeito, é algo que se manifesta desde o início da humanidade. Atualmente, ela apresenta-se como uma das soluções para os problemas da educação, dado que permite o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes, a aprendizagem dos alunos e a criação de comunidades de aprendizagem na escola (Lima, 2002). Sendo assim, urge conhecer e compreender verdadeiramente este conceito. Para além disto, é também necessário conhecer os seus requisitos para que todos possam dar o seu contributo na construção de uma verdadeira cultura colaborativa na escola. Em boa verdade, na escola, o cargo de Diretor de Turma é um cargo de gestão intermédia com um papel muito importante na promoção do trabalho colaborativo no Conselho de Turma, dado que é responsável, por exemplo, pela coordenação de todos os professores da turma. Assim, torna-se necessário conhecer as suas funções e as qualidades requeridas ao professor para que desempenhe o cargo da melhor forma e para que exerça o seu papel supervisivo sobre o trabalho colaborativo que se deve desenvolver no seio do Conselho de Turma em prol das aprendizagens dos alunos. Deste modo, poder- se-ão reconduzir as funções do Diretor de Turma "ao seu lugar no quadro da gestão escolar e curricular” (Verdasca, 2007, p. 20). Conscientes disto e do problema supervisão, pelo Diretor de Turma, do trabalho colaborativo entre os docentes de um Conselho de Turma do 2° ciclo do ensino básico, definiu-se o objetivo do estudo apresentado - identificar o papel do Diretor de Turma na promoção do trabalho colaborativo no Conselho de Turma do 2° ciclo do ensino básico. Para além disto, formulou-se a questão de partida Qual o papel do Diretor de Turma na promoção do trabalho colaborativo no Conselho de Turma do 2° ciclo do ensino básico? Com o intuito de responder a esta questão, formularam-se as subquestões e fez-se a revisão da literatura sobre as palavras-chave: Diretor de Turma, supervisão e trabalho colaborativo. De seguida, observou-se uma realidade e formulou-se um projeto de formação que faça face aos problemas identificados nessa realidade observada de forma partilhada, dialogada e reflexiva, possibilitando ainda o contacto com outras experiências que conduzam a uma aprendizagem que permitirá o crescimento pessoal e profissional dos formandos. Deste modo, capacitar-se-ão os docentes para se constituírem como um dos recursos da escola para a disseminação de práticas colaborativas no Conselho de Turma e na escola. O Diretor de Turma sozinho nada conseguirá fazer, por isso, deve conseguir promover o trabalho colaborativo no seio do Conselho de Turma que coordena e compreender que a supervisão desse trabalho assenta na colaboração, no desempenho do Conselho de Turma e no feedback. |
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O papel supervisivo do director de turma na promoção do trabalho colaborativo no conselho de turma do segundo cicloEDUCAÇÃOSUPERVISÃO PEDAGÓGICADIRETORES DE TURMAMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORESEDUCATIONPEDAGOGICAL SUPERVISIONFORM TEACHERSA ideia de colaborar não é nova. Com efeito, é algo que se manifesta desde o início da humanidade. Atualmente, ela apresenta-se como uma das soluções para os problemas da educação, dado que permite o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes, a aprendizagem dos alunos e a criação de comunidades de aprendizagem na escola (Lima, 2002). Sendo assim, urge conhecer e compreender verdadeiramente este conceito. Para além disto, é também necessário conhecer os seus requisitos para que todos possam dar o seu contributo na construção de uma verdadeira cultura colaborativa na escola. Em boa verdade, na escola, o cargo de Diretor de Turma é um cargo de gestão intermédia com um papel muito importante na promoção do trabalho colaborativo no Conselho de Turma, dado que é responsável, por exemplo, pela coordenação de todos os professores da turma. Assim, torna-se necessário conhecer as suas funções e as qualidades requeridas ao professor para que desempenhe o cargo da melhor forma e para que exerça o seu papel supervisivo sobre o trabalho colaborativo que se deve desenvolver no seio do Conselho de Turma em prol das aprendizagens dos alunos. Deste modo, poder- se-ão reconduzir as funções do Diretor de Turma "ao seu lugar no quadro da gestão escolar e curricular” (Verdasca, 2007, p. 20). Conscientes disto e do problema supervisão, pelo Diretor de Turma, do trabalho colaborativo entre os docentes de um Conselho de Turma do 2° ciclo do ensino básico, definiu-se o objetivo do estudo apresentado - identificar o papel do Diretor de Turma na promoção do trabalho colaborativo no Conselho de Turma do 2° ciclo do ensino básico. Para além disto, formulou-se a questão de partida Qual o papel do Diretor de Turma na promoção do trabalho colaborativo no Conselho de Turma do 2° ciclo do ensino básico? Com o intuito de responder a esta questão, formularam-se as subquestões e fez-se a revisão da literatura sobre as palavras-chave: Diretor de Turma, supervisão e trabalho colaborativo. De seguida, observou-se uma realidade e formulou-se um projeto de formação que faça face aos problemas identificados nessa realidade observada de forma partilhada, dialogada e reflexiva, possibilitando ainda o contacto com outras experiências que conduzam a uma aprendizagem que permitirá o crescimento pessoal e profissional dos formandos. Deste modo, capacitar-se-ão os docentes para se constituírem como um dos recursos da escola para a disseminação de práticas colaborativas no Conselho de Turma e na escola. O Diretor de Turma sozinho nada conseguirá fazer, por isso, deve conseguir promover o trabalho colaborativo no seio do Conselho de Turma que coordena e compreender que a supervisão desse trabalho assenta na colaboração, no desempenho do Conselho de Turma e no feedback.The idea of working together is not new at all. It is something that clearly shows itself since the beginning of mankind. Nowadays, she appears as one of the solutions to the problems of education, as it allows the personal and professional development of teachers, students learning and the creation of learning communities in school (Lima, 2002). Therefore, it is urgent to know and truly understand this concept. In addition, it is also necessary to know their requirements so that everyone can give their contribution in building a true collaborative culture in school. Indeed, in school, the post of class tutor is a middle management position with a major role in the promotion of collaborative work in a class board, since it is responsible, for example, the coordination of all the class teachers. Thus, it becomes necessary to know its roles and qualities required the teacher to perform the job optimally and to make sure that teachers collaborate properly within the class board on behalf of students learning. Thereby, it will be possible to bring the functions of the class tutor "to its place in the context of school management and curriculum" (Verdasca, 2007, p. 20). Aware of this and the problem supervision, by the class tutor, of collaborative work among teachers of a class board of the 2nd grade of basic education, it was defined the objective of the study presented here - identify the role of class tutor in promoting the collaborative work in a class board of the 2nd grade of basic education. Furthermore, it was chosen the starting question What is the role of f class tutor in promoting collaborative work in a class board of the 2nd grade of basic education? In order to answer this question sub-questions were formulated and the review of literature was made according to the keywords: class tutor, supervision and collaborative work. Then, a certain reality was observed and a training project was developed in order to face the problems identified in that same reality in a shared, dialogic and reflective way, allowing also the contact with other experiences that will lead to a certain learning that will allow personal and professional growth of the trainees. This, shall empower teachers to be one of the school's resources for the dissemination of collaborative practices in a class board and in school. The class tutor is not able to do anything alone, so he should be able to foster collaborative work within the class board which he coordinates and understand that the supervision of this work is based on collaboration, the performance of the class board and feedback.2014-09-02T09:45:55Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5462TID:201428911porMaia, Isabel Maria Algarvioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:02:35Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5462Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:00.632558Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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