Prática de ensino supervisionado e trabalho de investigação : a emergência de competências de leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/1849 |
Resumo: | O presente Relatório Final de Estágio decorre de um processo de estágio desenvolvido no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar, de instituições públicas do distrito de Viseu. As intervenções semanais nestes contextos educativos permitiram-me detetar alguns problemas e dificuldades por parte das crianças, particularmente no âmbito da leitura. Assim, esta dificuldade por parte das crianças levou a formular um problema geral relativo às crianças com cinco anos de idade da Educação Pré-escolar: “Quais as competências de leitura adquiridas em crianças da Educação Pré-Escolar?”. O objetivo principal deste estudo seria perceber quais as competências a nível da leitura que as crianças adquiriam na Educação Pré-Escolar e que já levavam como conceções para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. A metodologia adotada foi a investigação qualitativa, uma vez que os dados foram recolhidos em ambiente natural de jardim-de-infância, sendo o investigador o instrumento principal, é uma investigação descritiva e os dados recolhidos foram em forma de palavras. Esta investigação de caráter qualitativo baseia-se num estudo de caso pois o que pretendíamos era estudar um caso único. Preconizou-se uma metodologia de natureza essencialmente qualitativa sem descurar uma componente quantitativa. Para a recolha de dados foram utilizados como instrumentos: observação participante, tarefas sobre consciência fonológica e um questionário feito às crianças. Os dados obtidos na investigação permitiram salientar que as tarefas de treino de consciência fonológica em crianças de idade pré-escolar irão dotá-las de conhecimentos, capacidades e competências relevantes para a aprendizagem da leitura. |
id |
RCAP_7fd390f624b923ee39f576e9f3036dad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1849 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionado e trabalho de investigação : a emergência de competências de leituraEducação Pré-escolarLinguagem OralConsciência FonológicaLeituraCriançasO presente Relatório Final de Estágio decorre de um processo de estágio desenvolvido no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar, de instituições públicas do distrito de Viseu. As intervenções semanais nestes contextos educativos permitiram-me detetar alguns problemas e dificuldades por parte das crianças, particularmente no âmbito da leitura. Assim, esta dificuldade por parte das crianças levou a formular um problema geral relativo às crianças com cinco anos de idade da Educação Pré-escolar: “Quais as competências de leitura adquiridas em crianças da Educação Pré-Escolar?”. O objetivo principal deste estudo seria perceber quais as competências a nível da leitura que as crianças adquiriam na Educação Pré-Escolar e que já levavam como conceções para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. A metodologia adotada foi a investigação qualitativa, uma vez que os dados foram recolhidos em ambiente natural de jardim-de-infância, sendo o investigador o instrumento principal, é uma investigação descritiva e os dados recolhidos foram em forma de palavras. Esta investigação de caráter qualitativo baseia-se num estudo de caso pois o que pretendíamos era estudar um caso único. Preconizou-se uma metodologia de natureza essencialmente qualitativa sem descurar uma componente quantitativa. Para a recolha de dados foram utilizados como instrumentos: observação participante, tarefas sobre consciência fonológica e um questionário feito às crianças. Os dados obtidos na investigação permitiram salientar que as tarefas de treino de consciência fonológica em crianças de idade pré-escolar irão dotá-las de conhecimentos, capacidades e competências relevantes para a aprendizagem da leitura.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSerra, Mafalda Luzia MorgadoMatos, Isabel Aires de orient.2013-10-16T12:40:31Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1849porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:08Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1849Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:09.060196Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionado e trabalho de investigação : a emergência de competências de leitura |
title |
Prática de ensino supervisionado e trabalho de investigação : a emergência de competências de leitura |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionado e trabalho de investigação : a emergência de competências de leitura Serra, Mafalda Luzia Morgado Educação Pré-escolar Linguagem Oral Consciência Fonológica Leitura Crianças |
title_short |
Prática de ensino supervisionado e trabalho de investigação : a emergência de competências de leitura |
title_full |
Prática de ensino supervisionado e trabalho de investigação : a emergência de competências de leitura |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionado e trabalho de investigação : a emergência de competências de leitura |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionado e trabalho de investigação : a emergência de competências de leitura |
title_sort |
Prática de ensino supervisionado e trabalho de investigação : a emergência de competências de leitura |
author |
Serra, Mafalda Luzia Morgado |
author_facet |
Serra, Mafalda Luzia Morgado Matos, Isabel Aires de orient. |
author_role |
author |
author2 |
Matos, Isabel Aires de orient. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serra, Mafalda Luzia Morgado Matos, Isabel Aires de orient. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-escolar Linguagem Oral Consciência Fonológica Leitura Crianças |
topic |
Educação Pré-escolar Linguagem Oral Consciência Fonológica Leitura Crianças |
description |
O presente Relatório Final de Estágio decorre de um processo de estágio desenvolvido no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar, de instituições públicas do distrito de Viseu. As intervenções semanais nestes contextos educativos permitiram-me detetar alguns problemas e dificuldades por parte das crianças, particularmente no âmbito da leitura. Assim, esta dificuldade por parte das crianças levou a formular um problema geral relativo às crianças com cinco anos de idade da Educação Pré-escolar: “Quais as competências de leitura adquiridas em crianças da Educação Pré-Escolar?”. O objetivo principal deste estudo seria perceber quais as competências a nível da leitura que as crianças adquiriam na Educação Pré-Escolar e que já levavam como conceções para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. A metodologia adotada foi a investigação qualitativa, uma vez que os dados foram recolhidos em ambiente natural de jardim-de-infância, sendo o investigador o instrumento principal, é uma investigação descritiva e os dados recolhidos foram em forma de palavras. Esta investigação de caráter qualitativo baseia-se num estudo de caso pois o que pretendíamos era estudar um caso único. Preconizou-se uma metodologia de natureza essencialmente qualitativa sem descurar uma componente quantitativa. Para a recolha de dados foram utilizados como instrumentos: observação participante, tarefas sobre consciência fonológica e um questionário feito às crianças. Os dados obtidos na investigação permitiram salientar que as tarefas de treino de consciência fonológica em crianças de idade pré-escolar irão dotá-las de conhecimentos, capacidades e competências relevantes para a aprendizagem da leitura. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2013-10-16T12:40:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/1849 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/1849 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130876454371328 |