Prática de ensino supervisionado e trabalho de investigação : a emergência de competências de leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serra, Mafalda Luzia Morgado
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Matos, Isabel Aires de orient.
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/1849
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio decorre de um processo de estágio desenvolvido no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar, de instituições públicas do distrito de Viseu. As intervenções semanais nestes contextos educativos permitiram-me detetar alguns problemas e dificuldades por parte das crianças, particularmente no âmbito da leitura. Assim, esta dificuldade por parte das crianças levou a formular um problema geral relativo às crianças com cinco anos de idade da Educação Pré-escolar: “Quais as competências de leitura adquiridas em crianças da Educação Pré-Escolar?”. O objetivo principal deste estudo seria perceber quais as competências a nível da leitura que as crianças adquiriam na Educação Pré-Escolar e que já levavam como conceções para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. A metodologia adotada foi a investigação qualitativa, uma vez que os dados foram recolhidos em ambiente natural de jardim-de-infância, sendo o investigador o instrumento principal, é uma investigação descritiva e os dados recolhidos foram em forma de palavras. Esta investigação de caráter qualitativo baseia-se num estudo de caso pois o que pretendíamos era estudar um caso único. Preconizou-se uma metodologia de natureza essencialmente qualitativa sem descurar uma componente quantitativa. Para a recolha de dados foram utilizados como instrumentos: observação participante, tarefas sobre consciência fonológica e um questionário feito às crianças. Os dados obtidos na investigação permitiram salientar que as tarefas de treino de consciência fonológica em crianças de idade pré-escolar irão dotá-las de conhecimentos, capacidades e competências relevantes para a aprendizagem da leitura.
id RCAP_7fd390f624b923ee39f576e9f3036dad
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1849
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionado e trabalho de investigação : a emergência de competências de leituraEducação Pré-escolarLinguagem OralConsciência FonológicaLeituraCriançasO presente Relatório Final de Estágio decorre de um processo de estágio desenvolvido no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar, de instituições públicas do distrito de Viseu. As intervenções semanais nestes contextos educativos permitiram-me detetar alguns problemas e dificuldades por parte das crianças, particularmente no âmbito da leitura. Assim, esta dificuldade por parte das crianças levou a formular um problema geral relativo às crianças com cinco anos de idade da Educação Pré-escolar: “Quais as competências de leitura adquiridas em crianças da Educação Pré-Escolar?”. O objetivo principal deste estudo seria perceber quais as competências a nível da leitura que as crianças adquiriam na Educação Pré-Escolar e que já levavam como conceções para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. A metodologia adotada foi a investigação qualitativa, uma vez que os dados foram recolhidos em ambiente natural de jardim-de-infância, sendo o investigador o instrumento principal, é uma investigação descritiva e os dados recolhidos foram em forma de palavras. Esta investigação de caráter qualitativo baseia-se num estudo de caso pois o que pretendíamos era estudar um caso único. Preconizou-se uma metodologia de natureza essencialmente qualitativa sem descurar uma componente quantitativa. Para a recolha de dados foram utilizados como instrumentos: observação participante, tarefas sobre consciência fonológica e um questionário feito às crianças. Os dados obtidos na investigação permitiram salientar que as tarefas de treino de consciência fonológica em crianças de idade pré-escolar irão dotá-las de conhecimentos, capacidades e competências relevantes para a aprendizagem da leitura.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSerra, Mafalda Luzia MorgadoMatos, Isabel Aires de orient.2013-10-16T12:40:31Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1849porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:08Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1849Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:09.060196Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionado e trabalho de investigação : a emergência de competências de leitura
title Prática de ensino supervisionado e trabalho de investigação : a emergência de competências de leitura
spellingShingle Prática de ensino supervisionado e trabalho de investigação : a emergência de competências de leitura
Serra, Mafalda Luzia Morgado
Educação Pré-escolar
Linguagem Oral
Consciência Fonológica
Leitura
Crianças
title_short Prática de ensino supervisionado e trabalho de investigação : a emergência de competências de leitura
title_full Prática de ensino supervisionado e trabalho de investigação : a emergência de competências de leitura
title_fullStr Prática de ensino supervisionado e trabalho de investigação : a emergência de competências de leitura
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionado e trabalho de investigação : a emergência de competências de leitura
title_sort Prática de ensino supervisionado e trabalho de investigação : a emergência de competências de leitura
author Serra, Mafalda Luzia Morgado
author_facet Serra, Mafalda Luzia Morgado
Matos, Isabel Aires de orient.
author_role author
author2 Matos, Isabel Aires de orient.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Serra, Mafalda Luzia Morgado
Matos, Isabel Aires de orient.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-escolar
Linguagem Oral
Consciência Fonológica
Leitura
Crianças
topic Educação Pré-escolar
Linguagem Oral
Consciência Fonológica
Leitura
Crianças
description O presente Relatório Final de Estágio decorre de um processo de estágio desenvolvido no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar, de instituições públicas do distrito de Viseu. As intervenções semanais nestes contextos educativos permitiram-me detetar alguns problemas e dificuldades por parte das crianças, particularmente no âmbito da leitura. Assim, esta dificuldade por parte das crianças levou a formular um problema geral relativo às crianças com cinco anos de idade da Educação Pré-escolar: “Quais as competências de leitura adquiridas em crianças da Educação Pré-Escolar?”. O objetivo principal deste estudo seria perceber quais as competências a nível da leitura que as crianças adquiriam na Educação Pré-Escolar e que já levavam como conceções para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. A metodologia adotada foi a investigação qualitativa, uma vez que os dados foram recolhidos em ambiente natural de jardim-de-infância, sendo o investigador o instrumento principal, é uma investigação descritiva e os dados recolhidos foram em forma de palavras. Esta investigação de caráter qualitativo baseia-se num estudo de caso pois o que pretendíamos era estudar um caso único. Preconizou-se uma metodologia de natureza essencialmente qualitativa sem descurar uma componente quantitativa. Para a recolha de dados foram utilizados como instrumentos: observação participante, tarefas sobre consciência fonológica e um questionário feito às crianças. Os dados obtidos na investigação permitiram salientar que as tarefas de treino de consciência fonológica em crianças de idade pré-escolar irão dotá-las de conhecimentos, capacidades e competências relevantes para a aprendizagem da leitura.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-10-16T12:40:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/1849
url http://hdl.handle.net/10400.19/1849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130876454371328