Dinâmicas de aprendizagem de professores de Matemática no diagnóstico dos conhecimentos dos alunos num estudo de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22951 |
Resumo: | Neste artigo analisamos as dinâmicas de aprendizagem ocorridas num estudo de aula por um grupo de cinco professoras do 2.º ciclo do ensino básico na elaboração e análise de uma tarefa de diagnóstico. Nomeadamente, pretendemos identificar as aprendizagens ocorridas no campo do seu conhecimento didático, nas vertentes de conhecimento do currículo, dos alunos e dos seus processos de aprendizagem e da prática letiva. Os dados foram recolhidos por observação participante, com gravação áudio das sessões, recolha documental e realização de um diário de bordo. Os resultados sugerem que a elaboração e análise de um diagnóstico durante o estudo de aula, através de um processo reflexivo, deram oportunidade para os professores desenvolverem conhecimento didático sobre as orientações curriculares para o conteúdo específico, o pensamento dos alunos, as tarefas e o papel das diferentes representações na aprendizagem dos números racionais.Este trabalho permitiu também aos professores mudarem o seu conhecimento sobre os alunos, mais concretamente, sobre as reais capacidades destes, levando-os a valorizar os aspetos positivos das suas resoluções e não só centrar-se nas suas dificuldades. |
id |
RCAP_7fd9c79ba78dddbab23ddab2408d341b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22951 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Dinâmicas de aprendizagem de professores de Matemática no diagnóstico dos conhecimentos dos alunos num estudo de aulaDinâmicas de aprendizagem de professores de Matemática no diagnóstico dos conhecimentos dos alunos num estudo de aulaArtigosNeste artigo analisamos as dinâmicas de aprendizagem ocorridas num estudo de aula por um grupo de cinco professoras do 2.º ciclo do ensino básico na elaboração e análise de uma tarefa de diagnóstico. Nomeadamente, pretendemos identificar as aprendizagens ocorridas no campo do seu conhecimento didático, nas vertentes de conhecimento do currículo, dos alunos e dos seus processos de aprendizagem e da prática letiva. Os dados foram recolhidos por observação participante, com gravação áudio das sessões, recolha documental e realização de um diário de bordo. Os resultados sugerem que a elaboração e análise de um diagnóstico durante o estudo de aula, através de um processo reflexivo, deram oportunidade para os professores desenvolverem conhecimento didático sobre as orientações curriculares para o conteúdo específico, o pensamento dos alunos, as tarefas e o papel das diferentes representações na aprendizagem dos números racionais.Este trabalho permitiu também aos professores mudarem o seu conhecimento sobre os alunos, mais concretamente, sobre as reais capacidades destes, levando-os a valorizar os aspetos positivos das suas resoluções e não só centrar-se nas suas dificuldades.In this article, we analyze the learning dynamics of a group of five middle school teachers that took place in a lesson study during the elaboration and analysis of a diagnostic task. In particular, we intend to analyze the teachers’ learning that occurred in their didactic knowledge, notably in their curriculum knowledge, knowledge of students and of their learning processes, and knowledge of teaching practice. Data were collected by participant observation, with audio recording of the sessions, collection of participants’ written documents, and by making a research journal. The results suggest that the elaboration and analysis of a diagnostic task during the lesson study, through a reflexive process, gave the teachers an opportunity to develop didactic knowledge about the curriculum guidelines for the specific content, students’ thinking, tasks, and role of different representations for learning rational numbers. This work also allowed the teachers to change their knowledge about the students, more specifically, about their real capacity, leading the teachers to value the positive aspects of their students’ solutions and not only attend to their difficultiesAPM - Associação de Professores de Matemática2017-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22951por2183-28380872-3915Quaresma, MarisaPonte, João Pedro dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-09T20:47:36Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22951Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-09T20:47:36Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dinâmicas de aprendizagem de professores de Matemática no diagnóstico dos conhecimentos dos alunos num estudo de aula Dinâmicas de aprendizagem de professores de Matemática no diagnóstico dos conhecimentos dos alunos num estudo de aula |
title |
Dinâmicas de aprendizagem de professores de Matemática no diagnóstico dos conhecimentos dos alunos num estudo de aula |
spellingShingle |
Dinâmicas de aprendizagem de professores de Matemática no diagnóstico dos conhecimentos dos alunos num estudo de aula Quaresma, Marisa Artigos |
title_short |
Dinâmicas de aprendizagem de professores de Matemática no diagnóstico dos conhecimentos dos alunos num estudo de aula |
title_full |
Dinâmicas de aprendizagem de professores de Matemática no diagnóstico dos conhecimentos dos alunos num estudo de aula |
title_fullStr |
Dinâmicas de aprendizagem de professores de Matemática no diagnóstico dos conhecimentos dos alunos num estudo de aula |
title_full_unstemmed |
Dinâmicas de aprendizagem de professores de Matemática no diagnóstico dos conhecimentos dos alunos num estudo de aula |
title_sort |
Dinâmicas de aprendizagem de professores de Matemática no diagnóstico dos conhecimentos dos alunos num estudo de aula |
author |
Quaresma, Marisa |
author_facet |
Quaresma, Marisa Ponte, João Pedro da |
author_role |
author |
author2 |
Ponte, João Pedro da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quaresma, Marisa Ponte, João Pedro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Neste artigo analisamos as dinâmicas de aprendizagem ocorridas num estudo de aula por um grupo de cinco professoras do 2.º ciclo do ensino básico na elaboração e análise de uma tarefa de diagnóstico. Nomeadamente, pretendemos identificar as aprendizagens ocorridas no campo do seu conhecimento didático, nas vertentes de conhecimento do currículo, dos alunos e dos seus processos de aprendizagem e da prática letiva. Os dados foram recolhidos por observação participante, com gravação áudio das sessões, recolha documental e realização de um diário de bordo. Os resultados sugerem que a elaboração e análise de um diagnóstico durante o estudo de aula, através de um processo reflexivo, deram oportunidade para os professores desenvolverem conhecimento didático sobre as orientações curriculares para o conteúdo específico, o pensamento dos alunos, as tarefas e o papel das diferentes representações na aprendizagem dos números racionais.Este trabalho permitiu também aos professores mudarem o seu conhecimento sobre os alunos, mais concretamente, sobre as reais capacidades destes, levando-os a valorizar os aspetos positivos das suas resoluções e não só centrar-se nas suas dificuldades. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22951 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22951 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544220378923008 |