Humor e ensino de português língua estrangeira em contexto multicultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte Martins, Susana
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/134760
Resumo: UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020
id RCAP_7fe25d37f7ff6f99d38fab1fae967720
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/134760
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Humor e ensino de português língua estrangeira em contexto multiculturalHumor and teaching of Portuguese as a foreign language in a multicultural environmentHumor as a pedagogical toolHumor and language teachingShared cultureLanguage and culturePortuguese as a non-native languageHumor como ferramenta pedagógicaHumor e ensino de línguasCultura partilhadaLíngua e culturaPortuguês língua não materna (PLNM)UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020Apesar de o humor estar pouco presente nas salas de aula, existem vários estudos que confirmam os seus benefícios nas esferas pública e privada, demonstrando que este é um importante recurso facilitador da aprendizagem (Pina 2014). Considerando a dificuldade de domínio do humor em língua estrangeira, neste artigo discutem-se estratégias concebidas para dotar de autonomia os estudantes universitários do nível avançado (C1) de português língua estrangeira na compreensão do humor, mediante a exposição a uma diversidade de textos orais e escritos com forte componente multimodal. O trabalho efetuado em contexto multicultural permitiu, não apenas a apropriação de elementos das culturas portuguesa e lusófona, mas também o contacto com diferentes registos (formais e informais) e variedades linguísticas (português europeu e brasileiro), possibilitando o acesso a “um grau considerável de calão e expressões idiomáticas” (QECR 2001, p. 110) e o desenvolvimento da consciência crítica dos aprendentes. Although humor is rarely present in classrooms, there are several studies that confirm its benefits in the public and private spheres, demonstrating that this is an important resource that facilitates learning (Pina 2014). Considering the difficulty of mastering humor in a foreign language, this paper addresses strategies designed to provide university students at the advanced level (C1) of Portuguese as a foreign language with autonomy in understanding humor, through exposure to a variety of oral and written texts with a strong multimodal component. The work carried out in a multicultural context allowed not only the appropriation of elements of the Portuguese and Lusophone cultures but also contact with different registers (formal and informal) and linguistic varieties (European and Brazilian Portuguese), enabling access to “a considerable degree of slang and idiomatic usage” (CEFR 2001, p. 122) and the development of the critical awareness of learners.Departamento de Linguística (DL)Centro de Linguística da UNL (CLUNL)RUNDuarte Martins, Susana2022-03-17T23:22:48Z2021-122021-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article29application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/134760por2447-3529PURE: 36147530https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.6.15452info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:13:13Zoai:run.unl.pt:10362/134760Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:48:13.508340Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Humor e ensino de português língua estrangeira em contexto multicultural
Humor and teaching of Portuguese as a foreign language in a multicultural environment
title Humor e ensino de português língua estrangeira em contexto multicultural
spellingShingle Humor e ensino de português língua estrangeira em contexto multicultural
Duarte Martins, Susana
Humor as a pedagogical tool
Humor and language teaching
Shared culture
Language and culture
Portuguese as a non-native language
Humor como ferramenta pedagógica
Humor e ensino de línguas
Cultura partilhada
Língua e cultura
Português língua não materna (PLNM)
title_short Humor e ensino de português língua estrangeira em contexto multicultural
title_full Humor e ensino de português língua estrangeira em contexto multicultural
title_fullStr Humor e ensino de português língua estrangeira em contexto multicultural
title_full_unstemmed Humor e ensino de português língua estrangeira em contexto multicultural
title_sort Humor e ensino de português língua estrangeira em contexto multicultural
author Duarte Martins, Susana
author_facet Duarte Martins, Susana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Departamento de Linguística (DL)
Centro de Linguística da UNL (CLUNL)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte Martins, Susana
dc.subject.por.fl_str_mv Humor as a pedagogical tool
Humor and language teaching
Shared culture
Language and culture
Portuguese as a non-native language
Humor como ferramenta pedagógica
Humor e ensino de línguas
Cultura partilhada
Língua e cultura
Português língua não materna (PLNM)
topic Humor as a pedagogical tool
Humor and language teaching
Shared culture
Language and culture
Portuguese as a non-native language
Humor como ferramenta pedagógica
Humor e ensino de línguas
Cultura partilhada
Língua e cultura
Português língua não materna (PLNM)
description UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12
2021-12-01T00:00:00Z
2022-03-17T23:22:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/134760
url http://hdl.handle.net/10362/134760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2447-3529
PURE: 36147530
https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.6.15452
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 29
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138083919101952