Humor e ensino de português língua estrangeira em contexto multicultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/134760 |
Resumo: | UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020 |
id |
RCAP_7fe25d37f7ff6f99d38fab1fae967720 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/134760 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Humor e ensino de português língua estrangeira em contexto multiculturalHumor and teaching of Portuguese as a foreign language in a multicultural environmentHumor as a pedagogical toolHumor and language teachingShared cultureLanguage and culturePortuguese as a non-native languageHumor como ferramenta pedagógicaHumor e ensino de línguasCultura partilhadaLíngua e culturaPortuguês língua não materna (PLNM)UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020Apesar de o humor estar pouco presente nas salas de aula, existem vários estudos que confirmam os seus benefícios nas esferas pública e privada, demonstrando que este é um importante recurso facilitador da aprendizagem (Pina 2014). Considerando a dificuldade de domínio do humor em língua estrangeira, neste artigo discutem-se estratégias concebidas para dotar de autonomia os estudantes universitários do nível avançado (C1) de português língua estrangeira na compreensão do humor, mediante a exposição a uma diversidade de textos orais e escritos com forte componente multimodal. O trabalho efetuado em contexto multicultural permitiu, não apenas a apropriação de elementos das culturas portuguesa e lusófona, mas também o contacto com diferentes registos (formais e informais) e variedades linguísticas (português europeu e brasileiro), possibilitando o acesso a “um grau considerável de calão e expressões idiomáticas” (QECR 2001, p. 110) e o desenvolvimento da consciência crítica dos aprendentes. Although humor is rarely present in classrooms, there are several studies that confirm its benefits in the public and private spheres, demonstrating that this is an important resource that facilitates learning (Pina 2014). Considering the difficulty of mastering humor in a foreign language, this paper addresses strategies designed to provide university students at the advanced level (C1) of Portuguese as a foreign language with autonomy in understanding humor, through exposure to a variety of oral and written texts with a strong multimodal component. The work carried out in a multicultural context allowed not only the appropriation of elements of the Portuguese and Lusophone cultures but also contact with different registers (formal and informal) and linguistic varieties (European and Brazilian Portuguese), enabling access to “a considerable degree of slang and idiomatic usage” (CEFR 2001, p. 122) and the development of the critical awareness of learners.Departamento de Linguística (DL)Centro de Linguística da UNL (CLUNL)RUNDuarte Martins, Susana2022-03-17T23:22:48Z2021-122021-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article29application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/134760por2447-3529PURE: 36147530https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.6.15452info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:13:13Zoai:run.unl.pt:10362/134760Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:48:13.508340Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Humor e ensino de português língua estrangeira em contexto multicultural Humor and teaching of Portuguese as a foreign language in a multicultural environment |
title |
Humor e ensino de português língua estrangeira em contexto multicultural |
spellingShingle |
Humor e ensino de português língua estrangeira em contexto multicultural Duarte Martins, Susana Humor as a pedagogical tool Humor and language teaching Shared culture Language and culture Portuguese as a non-native language Humor como ferramenta pedagógica Humor e ensino de línguas Cultura partilhada Língua e cultura Português língua não materna (PLNM) |
title_short |
Humor e ensino de português língua estrangeira em contexto multicultural |
title_full |
Humor e ensino de português língua estrangeira em contexto multicultural |
title_fullStr |
Humor e ensino de português língua estrangeira em contexto multicultural |
title_full_unstemmed |
Humor e ensino de português língua estrangeira em contexto multicultural |
title_sort |
Humor e ensino de português língua estrangeira em contexto multicultural |
author |
Duarte Martins, Susana |
author_facet |
Duarte Martins, Susana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Departamento de Linguística (DL) Centro de Linguística da UNL (CLUNL) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte Martins, Susana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Humor as a pedagogical tool Humor and language teaching Shared culture Language and culture Portuguese as a non-native language Humor como ferramenta pedagógica Humor e ensino de línguas Cultura partilhada Língua e cultura Português língua não materna (PLNM) |
topic |
Humor as a pedagogical tool Humor and language teaching Shared culture Language and culture Portuguese as a non-native language Humor como ferramenta pedagógica Humor e ensino de línguas Cultura partilhada Língua e cultura Português língua não materna (PLNM) |
description |
UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12 2021-12-01T00:00:00Z 2022-03-17T23:22:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/134760 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/134760 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2447-3529 PURE: 36147530 https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.6.15452 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
29 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138083919101952 |