Estratégias de comunicação de marketing em redes de inovação: estudo de caso Madan Parque

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Tiago João
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/7049
Resumo: A inovação é um conceito crescentemente relevante para o sucesso de qualquer organização mas acarreta, ao mesmo tempo, um conjunto de considerações, barreiras e desafios, internos e externos, a serem ultrapassados. Com isto surgem novos paradigmas, a inovação aberta e a cocriação que ao mesmo tempo são modificadores e potenciadores da inovação nas organizações, promovendo uma maior abertura das nas mesmas e a integração de todos os stakeholders na criação de valor. Paralelamente, as redes de inovação compostas por uma multiplicidade de agentes em trabalho co-criativo, surgem como mecanismos para promover a inovação face à crescente complexidade dos produtos, serviços e mercados. A tecnologia, em especial a internet, surge como enabler de todo o processo, com crescente utilização nas organizações, recorrendo a softwares que promovem aspetos sociais e criam comunidades de prática, tudo sobre forma de plataformas co-criativias para a inovação. No entanto, as estratégias de comunicação de marketing que promovam o envolvimento e a motivação de todos os agentes é o foco desta investigação. A implementação do projeto é feita através de workshops participativos com os stakeholders das empresas incubadas no Madan Parque, através da utilização da Metodologia IDEAS(R)EVOLUTION e do Modelo Operacional LinkUp, parametrizados ao projeto. O projeto apresenta-se dividido em duas grandes partes. A vertente teórica, de suporte aos conceitos que vão ser explorados na parte projetual. Na segunda parte é elaborado um estudo de caso e desenvolvido um modelo de gestão de estratégia de marketing, recorrendo ao estudo de caso Madan Parque.
id RCAP_7ff2d3a85ca4586e0020b7589ee6d370
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/7049
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias de comunicação de marketing em redes de inovação: estudo de caso Madan ParquePublicidadeComunicação de marketingRedes de inovaçãoCo-criaçãoIncubaçãoA inovação é um conceito crescentemente relevante para o sucesso de qualquer organização mas acarreta, ao mesmo tempo, um conjunto de considerações, barreiras e desafios, internos e externos, a serem ultrapassados. Com isto surgem novos paradigmas, a inovação aberta e a cocriação que ao mesmo tempo são modificadores e potenciadores da inovação nas organizações, promovendo uma maior abertura das nas mesmas e a integração de todos os stakeholders na criação de valor. Paralelamente, as redes de inovação compostas por uma multiplicidade de agentes em trabalho co-criativo, surgem como mecanismos para promover a inovação face à crescente complexidade dos produtos, serviços e mercados. A tecnologia, em especial a internet, surge como enabler de todo o processo, com crescente utilização nas organizações, recorrendo a softwares que promovem aspetos sociais e criam comunidades de prática, tudo sobre forma de plataformas co-criativias para a inovação. No entanto, as estratégias de comunicação de marketing que promovam o envolvimento e a motivação de todos os agentes é o foco desta investigação. A implementação do projeto é feita através de workshops participativos com os stakeholders das empresas incubadas no Madan Parque, através da utilização da Metodologia IDEAS(R)EVOLUTION e do Modelo Operacional LinkUp, parametrizados ao projeto. O projeto apresenta-se dividido em duas grandes partes. A vertente teórica, de suporte aos conceitos que vão ser explorados na parte projetual. Na segunda parte é elaborado um estudo de caso e desenvolvido um modelo de gestão de estratégia de marketing, recorrendo ao estudo de caso Madan Parque.Mateus, AméricoLeonor, SusanaRepositório ComumCorreia, Tiago João2014-11-20T13:05:32Z2014-10-01T00:00:00Z2014-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/7049201182980porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:38:59Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/7049Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:12:59.161259Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de comunicação de marketing em redes de inovação: estudo de caso Madan Parque
title Estratégias de comunicação de marketing em redes de inovação: estudo de caso Madan Parque
spellingShingle Estratégias de comunicação de marketing em redes de inovação: estudo de caso Madan Parque
Correia, Tiago João
Publicidade
Comunicação de marketing
Redes de inovação
Co-criação
Incubação
title_short Estratégias de comunicação de marketing em redes de inovação: estudo de caso Madan Parque
title_full Estratégias de comunicação de marketing em redes de inovação: estudo de caso Madan Parque
title_fullStr Estratégias de comunicação de marketing em redes de inovação: estudo de caso Madan Parque
title_full_unstemmed Estratégias de comunicação de marketing em redes de inovação: estudo de caso Madan Parque
title_sort Estratégias de comunicação de marketing em redes de inovação: estudo de caso Madan Parque
author Correia, Tiago João
author_facet Correia, Tiago João
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mateus, Américo
Leonor, Susana
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Tiago João
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Comunicação de marketing
Redes de inovação
Co-criação
Incubação
topic Publicidade
Comunicação de marketing
Redes de inovação
Co-criação
Incubação
description A inovação é um conceito crescentemente relevante para o sucesso de qualquer organização mas acarreta, ao mesmo tempo, um conjunto de considerações, barreiras e desafios, internos e externos, a serem ultrapassados. Com isto surgem novos paradigmas, a inovação aberta e a cocriação que ao mesmo tempo são modificadores e potenciadores da inovação nas organizações, promovendo uma maior abertura das nas mesmas e a integração de todos os stakeholders na criação de valor. Paralelamente, as redes de inovação compostas por uma multiplicidade de agentes em trabalho co-criativo, surgem como mecanismos para promover a inovação face à crescente complexidade dos produtos, serviços e mercados. A tecnologia, em especial a internet, surge como enabler de todo o processo, com crescente utilização nas organizações, recorrendo a softwares que promovem aspetos sociais e criam comunidades de prática, tudo sobre forma de plataformas co-criativias para a inovação. No entanto, as estratégias de comunicação de marketing que promovam o envolvimento e a motivação de todos os agentes é o foco desta investigação. A implementação do projeto é feita através de workshops participativos com os stakeholders das empresas incubadas no Madan Parque, através da utilização da Metodologia IDEAS(R)EVOLUTION e do Modelo Operacional LinkUp, parametrizados ao projeto. O projeto apresenta-se dividido em duas grandes partes. A vertente teórica, de suporte aos conceitos que vão ser explorados na parte projetual. Na segunda parte é elaborado um estudo de caso e desenvolvido um modelo de gestão de estratégia de marketing, recorrendo ao estudo de caso Madan Parque.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-20T13:05:32Z
2014-10-01T00:00:00Z
2014-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/7049
201182980
url http://hdl.handle.net/10400.26/7049
identifier_str_mv 201182980
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129997403750400