Língua portuguesa como segunda língua para crianças surdas: estratégias educativas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/750 |
Resumo: | É de salientar que as crianças surdas deveriam ter acesso a uma linguagem o mais cedo possível, e que devem tirar o máximo dessa mesma linguagem ao mesmo tempo que as outras crianças. Este estudo centra-se na importância da linguagem e comunicação da criança surda de forma a ser desenvolvida de uma forma precoce e eficaz, no sentido de permitir um desenvolvimento integral enquanto sujeito. Nesse sentido, questiona-se as metodologias educativas aplicadas pela escola num contexto de bilinguismo, evidenciando a importância da Língua Portuguesa como 2ª língua. Num momento em que a aplicação do programa de Língua Portuguesa como 2ª língua se inicia de forma oficial, o estudo pretende verificar “quais as estratégias que os Docentes do 1º e 2º ano do 1º ciclo adotam para promover a aprendizagem da Língua Portuguesa como 2ª língua em crianças surdas profundas no ensino regular”. Para tal, foram realizadas entrevistas em dois Agrupamentos de Referência, tendo-se obtido opiniões de docentes do ensino regular e educação especial. Da análise dessas entrevistas, resulta, entre outros aspetos, um profundo desconhecimento deste programa e sobretudo, no caso das crianças integradas, uma não distinção entre a aprendizagem do português como 1ª e 2ª língua. Tendo como pressuposto a importância das estratégias educativas aplicadas como um pilar na educação das crianças, os resultados obtidos sugerem múltiplas inquietações e preocupações. |
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Língua portuguesa como segunda língua para crianças surdas: estratégias educativasEducação especialSurdezLíngua gestualSegunda línguaÉ de salientar que as crianças surdas deveriam ter acesso a uma linguagem o mais cedo possível, e que devem tirar o máximo dessa mesma linguagem ao mesmo tempo que as outras crianças. Este estudo centra-se na importância da linguagem e comunicação da criança surda de forma a ser desenvolvida de uma forma precoce e eficaz, no sentido de permitir um desenvolvimento integral enquanto sujeito. Nesse sentido, questiona-se as metodologias educativas aplicadas pela escola num contexto de bilinguismo, evidenciando a importância da Língua Portuguesa como 2ª língua. Num momento em que a aplicação do programa de Língua Portuguesa como 2ª língua se inicia de forma oficial, o estudo pretende verificar “quais as estratégias que os Docentes do 1º e 2º ano do 1º ciclo adotam para promover a aprendizagem da Língua Portuguesa como 2ª língua em crianças surdas profundas no ensino regular”. Para tal, foram realizadas entrevistas em dois Agrupamentos de Referência, tendo-se obtido opiniões de docentes do ensino regular e educação especial. Da análise dessas entrevistas, resulta, entre outros aspetos, um profundo desconhecimento deste programa e sobretudo, no caso das crianças integradas, uma não distinção entre a aprendizagem do português como 1ª e 2ª língua. Tendo como pressuposto a importância das estratégias educativas aplicadas como um pilar na educação das crianças, os resultados obtidos sugerem múltiplas inquietações e preocupações.It is importante that deaf children should have access to a language as soon as possible and that should take the most of that language and at the same time as other children. This investigation focuses on the importance of language and communication of the deaf child being developed in an efficient and precocious way so it can allow a full developed as a person. According to this, educational methodologies applied by the school in a bilingual context are questionable, outstanding the importance of the Portuguese language as a second language. In a moment when the application of the Portuguese language programmer as a second language is in his official beginning, the study (investigation) aims to verify “Which are the strategies that first and second grade teachers adopt to promote the Portuguese language learning as a second language deep deaf children in the regular education. For that, interviews were made in two “Agrupamentos de Referência”, being obtained opinions from regular education teachers and special education teachers. From the analysis of those interviews, resulted among other aspects, a deep unknowledge of this programmer and mostly in the integrated children, a non- distinction between the portuguese learnings as a first and second language. Assuming the importance of the educational strategies applied as a pillar in the children education, the obtained results suggest multiple worries and anxieties.2012-04-17T11:41:30Z2013-05-20T13:55:08Z2012-02-01T00:00:00Z2012-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/750porFerreira, Carla Sofiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:25Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/750Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:22.247412Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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