Língua portuguesa como segunda língua para crianças surdas: estratégias educativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Carla Sofia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/750
Resumo: É de salientar que as crianças surdas deveriam ter acesso a uma linguagem o mais cedo possível, e que devem tirar o máximo dessa mesma linguagem ao mesmo tempo que as outras crianças. Este estudo centra-se na importância da linguagem e comunicação da criança surda de forma a ser desenvolvida de uma forma precoce e eficaz, no sentido de permitir um desenvolvimento integral enquanto sujeito. Nesse sentido, questiona-se as metodologias educativas aplicadas pela escola num contexto de bilinguismo, evidenciando a importância da Língua Portuguesa como 2ª língua. Num momento em que a aplicação do programa de Língua Portuguesa como 2ª língua se inicia de forma oficial, o estudo pretende verificar “quais as estratégias que os Docentes do 1º e 2º ano do 1º ciclo adotam para promover a aprendizagem da Língua Portuguesa como 2ª língua em crianças surdas profundas no ensino regular”. Para tal, foram realizadas entrevistas em dois Agrupamentos de Referência, tendo-se obtido opiniões de docentes do ensino regular e educação especial. Da análise dessas entrevistas, resulta, entre outros aspetos, um profundo desconhecimento deste programa e sobretudo, no caso das crianças integradas, uma não distinção entre a aprendizagem do português como 1ª e 2ª língua. Tendo como pressuposto a importância das estratégias educativas aplicadas como um pilar na educação das crianças, os resultados obtidos sugerem múltiplas inquietações e preocupações.
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