Compreensão da Língua Gestual Portuguesa em Crianças Surdas. Proposta de um Instrumento de Avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Rute Ana Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2583
Resumo: Indo ao encontro da necessidade, surgida na prática, este trabalho pretendeu criar um protótipo de um instrumento de avaliação da compreensão da Língua Gestual Portuguesa. Através do enquadramento teórico apresentamos o ponto de situação relativamente à aquisição e desenvolvimento da LGP, assim como quanto à compreensão das línguas gestuais, partindo sempre do paralelismo com a realidade da criança ouvinte. Com base na recolha de vários testes propostos para outras línguas gestuais e na inexistência de um teste em LGP construímos um protótipo, composto por um conjunto de 8 Itens, apresentados em formato digital, incluindo, vídeos e imagens. Os itens que constituem o teste têm em conta as caraterísticas da estrutura gramatical da LGP e pretendem avaliar áreas como o vocabulário recetivo; querologia (pseudogestos, pares mínimos); morfologia (marcação de número e género); compreensão de enunciados (instruções, enunciados gestuais) e compreensão de narrativas. Todos os itens são avaliados sem a necessidade de a criança se expressar, já que só tem de selecionar imagens ou vídeos. Apenas no item destinado à compreensão de narrativas existem questões abertas. Este teste, denominado Teste de Avaliação da Compreensão da Língua Gestual Portuguesa (TAC-LGP), foi sujeito a uma pré-avaliação junto de um grupo de especialistas, docentes surdos de LGP e docentes de Educação Especial e de um conjunto de crianças surdas com idades compreendidas entre os cinco e os 6 anos. De um modo geral o teste foi considerado adequado, servindo as apreciações e os resultados das grelhas de avaliação como fonte para as reformulações que propomos
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