Relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Joana Daniela Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/17800
Resumo: O presente relatório insere-se no âmbito da realização do estágio curricular, do Mestrado de Psicologia da Educação, lecionado na Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Filosofia. O estágio, encarado como uma etapa imprescindível para complementar o processo de aprendizagem através de um conjunto de desafios, desenvolveu-se no Agrupamento de Escolas de Maximinos, no ano letivo de 2012/2013. O objetivo da sua realização prende-se com a necessidade de descrever e refletir acerca da instituição em que o estágio se desenvolveu, bem como das atividades observadas e realizadas no decorrer do mesmo. Deste modo, ao longo de aproximadamente 10 meses, foram realizadas um conjunto de atividades e programas de intervenção, de acordo com as necessidades recolhidas nos diversos contextos. A intervenção incidiu essencialmente no acompanhamento de cinco casos individuais e de quatro programas de intervenção destinados a diferentes faixas etárias, atuando no âmbito dos hábitos e métodos de estudo, da orientação e exploração vocacional no ensino básico e secundário e dos comportamentos desadequados no pré-escolar. Neste sentido, o relatório divide-se em três partes distintas, sendo elas a descrição do contexto, as atividades observadas e as atividades observadas e atividades no contexto de estágio.
id RCAP_801943b078332f4be0ebd63ecc7e4870
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17800
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágioDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaO presente relatório insere-se no âmbito da realização do estágio curricular, do Mestrado de Psicologia da Educação, lecionado na Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Filosofia. O estágio, encarado como uma etapa imprescindível para complementar o processo de aprendizagem através de um conjunto de desafios, desenvolveu-se no Agrupamento de Escolas de Maximinos, no ano letivo de 2012/2013. O objetivo da sua realização prende-se com a necessidade de descrever e refletir acerca da instituição em que o estágio se desenvolveu, bem como das atividades observadas e realizadas no decorrer do mesmo. Deste modo, ao longo de aproximadamente 10 meses, foram realizadas um conjunto de atividades e programas de intervenção, de acordo com as necessidades recolhidas nos diversos contextos. A intervenção incidiu essencialmente no acompanhamento de cinco casos individuais e de quatro programas de intervenção destinados a diferentes faixas etárias, atuando no âmbito dos hábitos e métodos de estudo, da orientação e exploração vocacional no ensino básico e secundário e dos comportamentos desadequados no pré-escolar. Neste sentido, o relatório divide-se em três partes distintas, sendo elas a descrição do contexto, as atividades observadas e as atividades observadas e atividades no contexto de estágio.This report is part of the context of the completion of the academic internship, the Masters of Educational Psychology, taught at Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Filosofia. The stage, seen as an essential step to complement the learning process through a set of challenges, developed in Maximinos Group of Schools, the school year 2012/2013. The goal of their achievement relates to the need to describe and reflect on the institution where the internship is developed, as well as the activities observed and performed in the course of it. Thus, over about 10 months, there were a number of activities and programs of intervention according to the needs collected in different contexts. The intervention primarily focused on monitoring five individual cases and four intervention programs aimed at different age groups, acting under the habits and methods of study, mentoring and career exploration in primary and secondary education and inappropriate behavior in preschool. In this sense, the report is divided into three distinct parts, these being the description of the context, the activities observed and the observed activities and activities within the internship.Dias, Paulo César AzevedoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAntunes, Joana Daniela Silva2015-06-02T14:59:57Z2014-02-2120132014-02-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/17800TID:203018460porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-31T01:33:25Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17800Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:14:52.467153Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio
title Relatório de estágio
spellingShingle Relatório de estágio
Antunes, Joana Daniela Silva
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Relatório de estágio
title_full Relatório de estágio
title_fullStr Relatório de estágio
title_full_unstemmed Relatório de estágio
title_sort Relatório de estágio
author Antunes, Joana Daniela Silva
author_facet Antunes, Joana Daniela Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Paulo César Azevedo
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Joana Daniela Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description O presente relatório insere-se no âmbito da realização do estágio curricular, do Mestrado de Psicologia da Educação, lecionado na Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Filosofia. O estágio, encarado como uma etapa imprescindível para complementar o processo de aprendizagem através de um conjunto de desafios, desenvolveu-se no Agrupamento de Escolas de Maximinos, no ano letivo de 2012/2013. O objetivo da sua realização prende-se com a necessidade de descrever e refletir acerca da instituição em que o estágio se desenvolveu, bem como das atividades observadas e realizadas no decorrer do mesmo. Deste modo, ao longo de aproximadamente 10 meses, foram realizadas um conjunto de atividades e programas de intervenção, de acordo com as necessidades recolhidas nos diversos contextos. A intervenção incidiu essencialmente no acompanhamento de cinco casos individuais e de quatro programas de intervenção destinados a diferentes faixas etárias, atuando no âmbito dos hábitos e métodos de estudo, da orientação e exploração vocacional no ensino básico e secundário e dos comportamentos desadequados no pré-escolar. Neste sentido, o relatório divide-se em três partes distintas, sendo elas a descrição do contexto, as atividades observadas e as atividades observadas e atividades no contexto de estágio.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-02-21
2014-02-21T00:00:00Z
2015-06-02T14:59:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/17800
TID:203018460
url http://hdl.handle.net/10400.14/17800
identifier_str_mv TID:203018460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131827969982464