Relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/17800 |
Resumo: | O presente relatório insere-se no âmbito da realização do estágio curricular, do Mestrado de Psicologia da Educação, lecionado na Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Filosofia. O estágio, encarado como uma etapa imprescindível para complementar o processo de aprendizagem através de um conjunto de desafios, desenvolveu-se no Agrupamento de Escolas de Maximinos, no ano letivo de 2012/2013. O objetivo da sua realização prende-se com a necessidade de descrever e refletir acerca da instituição em que o estágio se desenvolveu, bem como das atividades observadas e realizadas no decorrer do mesmo. Deste modo, ao longo de aproximadamente 10 meses, foram realizadas um conjunto de atividades e programas de intervenção, de acordo com as necessidades recolhidas nos diversos contextos. A intervenção incidiu essencialmente no acompanhamento de cinco casos individuais e de quatro programas de intervenção destinados a diferentes faixas etárias, atuando no âmbito dos hábitos e métodos de estudo, da orientação e exploração vocacional no ensino básico e secundário e dos comportamentos desadequados no pré-escolar. Neste sentido, o relatório divide-se em três partes distintas, sendo elas a descrição do contexto, as atividades observadas e as atividades observadas e atividades no contexto de estágio. |
id |
RCAP_801943b078332f4be0ebd63ecc7e4870 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17800 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágioDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaO presente relatório insere-se no âmbito da realização do estágio curricular, do Mestrado de Psicologia da Educação, lecionado na Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Filosofia. O estágio, encarado como uma etapa imprescindível para complementar o processo de aprendizagem através de um conjunto de desafios, desenvolveu-se no Agrupamento de Escolas de Maximinos, no ano letivo de 2012/2013. O objetivo da sua realização prende-se com a necessidade de descrever e refletir acerca da instituição em que o estágio se desenvolveu, bem como das atividades observadas e realizadas no decorrer do mesmo. Deste modo, ao longo de aproximadamente 10 meses, foram realizadas um conjunto de atividades e programas de intervenção, de acordo com as necessidades recolhidas nos diversos contextos. A intervenção incidiu essencialmente no acompanhamento de cinco casos individuais e de quatro programas de intervenção destinados a diferentes faixas etárias, atuando no âmbito dos hábitos e métodos de estudo, da orientação e exploração vocacional no ensino básico e secundário e dos comportamentos desadequados no pré-escolar. Neste sentido, o relatório divide-se em três partes distintas, sendo elas a descrição do contexto, as atividades observadas e as atividades observadas e atividades no contexto de estágio.This report is part of the context of the completion of the academic internship, the Masters of Educational Psychology, taught at Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Filosofia. The stage, seen as an essential step to complement the learning process through a set of challenges, developed in Maximinos Group of Schools, the school year 2012/2013. The goal of their achievement relates to the need to describe and reflect on the institution where the internship is developed, as well as the activities observed and performed in the course of it. Thus, over about 10 months, there were a number of activities and programs of intervention according to the needs collected in different contexts. The intervention primarily focused on monitoring five individual cases and four intervention programs aimed at different age groups, acting under the habits and methods of study, mentoring and career exploration in primary and secondary education and inappropriate behavior in preschool. In this sense, the report is divided into three distinct parts, these being the description of the context, the activities observed and the observed activities and activities within the internship.Dias, Paulo César AzevedoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAntunes, Joana Daniela Silva2015-06-02T14:59:57Z2014-02-2120132014-02-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/17800TID:203018460porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-31T01:33:25Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17800Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:14:52.467153Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio |
title |
Relatório de estágio |
spellingShingle |
Relatório de estágio Antunes, Joana Daniela Silva Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Relatório de estágio |
title_full |
Relatório de estágio |
title_fullStr |
Relatório de estágio |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio |
title_sort |
Relatório de estágio |
author |
Antunes, Joana Daniela Silva |
author_facet |
Antunes, Joana Daniela Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dias, Paulo César Azevedo Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Joana Daniela Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
O presente relatório insere-se no âmbito da realização do estágio curricular, do Mestrado de Psicologia da Educação, lecionado na Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Filosofia. O estágio, encarado como uma etapa imprescindível para complementar o processo de aprendizagem através de um conjunto de desafios, desenvolveu-se no Agrupamento de Escolas de Maximinos, no ano letivo de 2012/2013. O objetivo da sua realização prende-se com a necessidade de descrever e refletir acerca da instituição em que o estágio se desenvolveu, bem como das atividades observadas e realizadas no decorrer do mesmo. Deste modo, ao longo de aproximadamente 10 meses, foram realizadas um conjunto de atividades e programas de intervenção, de acordo com as necessidades recolhidas nos diversos contextos. A intervenção incidiu essencialmente no acompanhamento de cinco casos individuais e de quatro programas de intervenção destinados a diferentes faixas etárias, atuando no âmbito dos hábitos e métodos de estudo, da orientação e exploração vocacional no ensino básico e secundário e dos comportamentos desadequados no pré-escolar. Neste sentido, o relatório divide-se em três partes distintas, sendo elas a descrição do contexto, as atividades observadas e as atividades observadas e atividades no contexto de estágio. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2014-02-21 2014-02-21T00:00:00Z 2015-06-02T14:59:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/17800 TID:203018460 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/17800 |
identifier_str_mv |
TID:203018460 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131827969982464 |