A importância da gestão de desempenho nas organizações de intervenção social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felicíssimo, Frederica Vieira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/9471
Resumo: As organizações de intervenção social desenvolvem a sua atividade numa área essencial para a vida das comunidades, pelo que, é essencial que procurem diariamente a prestação de um serviço de qualidade. Sendo as pessoas o seu principal recurso, capaz de influenciar a qualidade do seu serviço, é importante terem como sua prioridade o investimento nelas. A gestão de desempenho é uma importante ferramenta de gestão de recursos humanos, que permite às organizações realizar o acompanhamento e desenvolvimento dos trabalhadores e da própria organização. O presente estudo tem como objetivo investigar quais as razões de implementação e estratégias utilizadas com o sistema de gestão de desempenho nas organizações de intervenção social. Em termos de metodologia recorreu-se ao inquérito por questionário para avaliar a importância da gestão de desempenho e para complementar realizaram-se entrevistas a diretores técnicos. Neste estudo, através de uma abordagem quantitativa, inquiriram-se 92 organizações de intervenção social, das quais foram selecionadas três para entrevista, utilizando-se nesta fase uma abordagem qualitativa. Os resultados mostram que a escala de importância da gestão de desempenho é composta por três fatores: desenvolvimento organizacional, motivação e desenvolvimento dos trabalhadores e satisfação e bem-estar dos utentes. Por outro lado, a gestão de desempenho não é uma ferramenta de gestão de recursos humanos muito utilizada nas organizações em estudo. Contudo, a sua utilização é benéfica para as organizações, uma vez que, a motivação e desempenho dos trabalhadores melhora o desenvolvimento organizacional, que consequentemente contribui positivamente para a satisfação dos utentes. Espera-se com este trabalho, despertar interesse a académicos para a necessidade de uma análise mais profunda sobre este assunto e a diretores técnicos para a aplicação desta ferramenta de gestão de recursos humanos nas organizações que dirigem.
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