Intervenção em contexto prisional: (re)educar para a liberdade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Inês Alexandra Cruz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/17972
Resumo: O presente relatório é o resultado de um estágio curricular no Estabelecimento Prisional de Olhão, no âmbito do Mestrado em Educação Social. O estágio teve presente duas componentes, a componente prática e a componente de investigação. Ao nível da investigação foi realizado um estudo sobre a intervenção em contexto prisional através da reeducação, no sentido de promover um conjunto de competências que permitam ao recluso tornar-se agente do seu desenvolvimento pessoal e profissional. Este estágio teve como principais objetivos identificar necessidades e delinear eventuais intervenções no Estabelecimento Prisional de Olhão. Em suma, a intervenção é feita com o objetivo de reutilizar o tempo da privação de liberdade de forma a gerar fatores importantes para o quotidiano do recluso em contexto prisional e futuramente em contexto de liberdade. Para analisar este tema a metodologia elegida foi a Investigação-Ação e as técnicas de recolha de dados foram, a observação participante, diário de campo, entrevista e questionários.
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