O desenvolvimento da criatividade: enfoque no aluno disléxico e no aluno hiperativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1593 |
Resumo: | Este Relatório tem como objetivo o estudo do desenvolvimento da criatividade, de alunos do sétimo ano, e o processo criativo de um aluno disléxico e hiperativo, através de uma educação para a criatividade. O estudo foi aplicado a uma turma de sétimo ano, com um aluno disléxico e hiperativo, da Escola Secundária Quinta das Palmeiras. Foram utilizados métodos e estratégias pedagógicas de desenvolvimento criativo, em duas fases. A primeira de teste e verificação de potencial criativo inato e a segunda de aplicação de um método criativo específico, com recurso à Metodologia Projetual. A primeira fase comprovou as boas aptidões criativas dos alunos em questão. A segunda fase teve como objetivo desenvolver essas aptidões. Os resultados foram muito satisfatórios. Os alunos corresponderam perfeitamente ao enunciado proposto, apresentando resultados muito inovadores, originais e criativos. Relativamente ao aluno disléxico e hiperativo, foram-lhe aplicadas estratégias específicas, anteriormente investigadas, a fim de comprovar a sua eficácia. O resultado foi bastante revelador. O aluno possui um processo criativo alternativo que, orientado segundo as estratégias investigadas, poderá produzir resultados muito originais. Como complemento às aulas, foi realizada uma visita de estudo ao Museu de Arte Moderna Abel Manta e ao Parque Ecológico de Gouveia. O objetivo foi aliar a natureza, e a arte, numa exploração livre, de autodescoberta. Como complemento ao tema em investigação, foi realizada uma intervenção, na área da Arte Urbana, através do Projeto Street Art, com a colaboração do artista Nilo Zack, que realizou uma pintura mural e um workshop. O objetivo alcançado foi dar a conhecer aos alunos formas de arte alternativas. Por fim, como participação na Festa da Primavera, da ESQP, foi promovida uma Semana Animal, constituída por uma palestra de sensibilização para os animais de rua, uma campanha de angariação de donativos, para a Associação Instinto e duas exposições de trabalhos dos alunos de sétimo ano. |
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O desenvolvimento da criatividade: enfoque no aluno disléxico e no aluno hiperativoPrática de ensino supervisionada, educação visual 7º anoEducação visual - Estágio pedagógicoEducação visual - Prática de ensino supervisionadoEducação visual - CriatividadeEducação visual - DislexiaEducação visual - HiperactividadeEducação artísticaArtes visuais - Relação Escola-ComunidadeEste Relatório tem como objetivo o estudo do desenvolvimento da criatividade, de alunos do sétimo ano, e o processo criativo de um aluno disléxico e hiperativo, através de uma educação para a criatividade. O estudo foi aplicado a uma turma de sétimo ano, com um aluno disléxico e hiperativo, da Escola Secundária Quinta das Palmeiras. Foram utilizados métodos e estratégias pedagógicas de desenvolvimento criativo, em duas fases. A primeira de teste e verificação de potencial criativo inato e a segunda de aplicação de um método criativo específico, com recurso à Metodologia Projetual. A primeira fase comprovou as boas aptidões criativas dos alunos em questão. A segunda fase teve como objetivo desenvolver essas aptidões. Os resultados foram muito satisfatórios. Os alunos corresponderam perfeitamente ao enunciado proposto, apresentando resultados muito inovadores, originais e criativos. Relativamente ao aluno disléxico e hiperativo, foram-lhe aplicadas estratégias específicas, anteriormente investigadas, a fim de comprovar a sua eficácia. O resultado foi bastante revelador. O aluno possui um processo criativo alternativo que, orientado segundo as estratégias investigadas, poderá produzir resultados muito originais. Como complemento às aulas, foi realizada uma visita de estudo ao Museu de Arte Moderna Abel Manta e ao Parque Ecológico de Gouveia. O objetivo foi aliar a natureza, e a arte, numa exploração livre, de autodescoberta. Como complemento ao tema em investigação, foi realizada uma intervenção, na área da Arte Urbana, através do Projeto Street Art, com a colaboração do artista Nilo Zack, que realizou uma pintura mural e um workshop. O objetivo alcançado foi dar a conhecer aos alunos formas de arte alternativas. Por fim, como participação na Festa da Primavera, da ESQP, foi promovida uma Semana Animal, constituída por uma palestra de sensibilização para os animais de rua, uma campanha de angariação de donativos, para a Associação Instinto e duas exposições de trabalhos dos alunos de sétimo ano.This Report has, as a goal, the study of the development of creativity, of 7th grade students, and the creative process of a dyslexic and hyperactive student, through an education for the creativity. The study was applied in a 7th grade class, which has a dyslexic and hyperactive student, of the Quinta das Palmeiras Secondary School. Pedagogic methods and strategies of creative development were used in two phases. In the first one, the innate creative potential was tested and verified, and in the second phase it was applied a specific creative method, combined with Projetual Methodology. In the first phase, the students showed good creative abilities and the results were very satisfactory. The students perfectly corresponded to the exercise, presenting quite innovative, original and creative results. Specific strategies, previously researched, were applied to the dyslexic and hyperactive student, with the gold to prove their efficiency. The result was rather revealing. The student has an alternative creative process that may produce quite original results, if orientated according to the researched strategies. As complement to the classes, a study trip to the Modern Art Museum Abel Manta and the Gouveia Ecologic Park were held. The goal was to ally nature and art, in a free exploration of self-discovery. As complement to the Research theme, were held an Urban Art intervention, through the Street Art Project, with the collaboration of the artist Nilo Zack, who created a mural and lectured a workshop. The achieved goal was to introduce the students to alternative art expressions. Finally, was promoted an Animal Week, consisting in a sensitizing lecture, about street animal, a donation campaign, for the Instinto Association, and two exhibitions of 7th grade students works.Universidade da Beira InteriorCaiado, Fátima Maria Gomes de OliveiraTrigueiros, João Paulo Forjaz PachecouBibliorumGil, Sara Sofia Garcia2014-02-05T11:04:22Z2013-062013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.6/1593porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:14Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1593Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:23.545837Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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