Figura ambígua e dislexia do desenvolvimento
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Oftalmologia (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802008000200002 |
Resumo: | OBJETIVO: Avaliar o processamento visual de figuras ambíguas em indivíduos disléxicos e compará-lo a um grupo controle leitor normal. MÉTODOS: Survey comparativo onde foram selecionados aleatoriamente 39 escolares cursando entre a primeira e a quarta série do ensino fundamental. Deste total, 26 não apresentavam dificuldade de leitura ou mau rendimento escolar e constituíram o grupo controle. As outras 13 crianças (grupo de estudo) eram portadoras de Dislexia do desenvolvimento. Foram apresentadas, pela ordem, uma figura de Boring, uma figura com vasos de Rubin e uma figura pato/coelho de Jastrow. RESULTADOS: Os resultados obtidos mostram que as crianças com diagnóstico de Dislexia do desenvolvimento perceberam número menor de figuras em relação às do grupo controle. CONCLUSÃO: O exame do processamento visual de crianças com Dislexia do desenvolvimento para figuras ambíguas é alterado quando comparado ao de crianças leitoras normais. |
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Figura ambígua e dislexia do desenvolvimentoDislexiaReconhecimento visual de modelosPercepção visualOBJETIVO: Avaliar o processamento visual de figuras ambíguas em indivíduos disléxicos e compará-lo a um grupo controle leitor normal. MÉTODOS: Survey comparativo onde foram selecionados aleatoriamente 39 escolares cursando entre a primeira e a quarta série do ensino fundamental. Deste total, 26 não apresentavam dificuldade de leitura ou mau rendimento escolar e constituíram o grupo controle. As outras 13 crianças (grupo de estudo) eram portadoras de Dislexia do desenvolvimento. Foram apresentadas, pela ordem, uma figura de Boring, uma figura com vasos de Rubin e uma figura pato/coelho de Jastrow. RESULTADOS: Os resultados obtidos mostram que as crianças com diagnóstico de Dislexia do desenvolvimento perceberam número menor de figuras em relação às do grupo controle. CONCLUSÃO: O exame do processamento visual de crianças com Dislexia do desenvolvimento para figuras ambíguas é alterado quando comparado ao de crianças leitoras normais.Sociedade Brasileira de Oftalmologia2008-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802008000200002Revista Brasileira de Oftalmologia v.67 n.2 2008reponame:Revista Brasileira de Oftalmologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO)instacron:SBO10.1590/S0034-72802008000200002info:eu-repo/semantics/openAccessAlonso,Lílian BragaLamas,Fabiana Maria GomesSampaio,Paulo Ricardo SouzaRehder,José Ricardo Limapor2008-06-10T00:00:00Zoai:scielo:S0034-72802008000200002Revistahttps://rbo.emnuvens.com.br/rbo/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsob@sboportal.org.br||rbo@sboportal.org.br1982-85510034-7280opendoar:2008-06-10T00:00Revista Brasileira de Oftalmologia (Online) - Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO)false |
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