Proposta de melhorias e de indicadores na gestão sustentável de resíduos provenientes de navios no Porto de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melón, Sara Álvarez
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12455
Resumo: Trabalho final de mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia da Qualidade e Ambiente
id RCAP_8031a2d269ee4ffdff5fc79b6a8c3ba3
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12455
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Proposta de melhorias e de indicadores na gestão sustentável de resíduos provenientes de navios no Porto de LisboaTransporte marítimoMaritime transportMARPOLResíduos provenientes de naviosShip generated wastePorto de LisboaPort of LisbonMeios portuários de receção de resíduosPort reception facilitiesSistema de gestão de resíduosShip generated waste managementIndicadoresIndicatorsTrabalho final de mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia da Qualidade e AmbienteO transporte marítimo é essencial para a economia mundial, uma vez que mais do 90% do comércio mundial é efetuado por via marítima (IMO, 2019). O transporte marítimo de matérias-primas e mercadorias é considerado o mais económico, o mais eficiente e com menos impactes ambientais, no entanto não é isento de impactes ambientais negativos. Os mesmos resultam dos resíduos gerados pelos navios (RGN) e resíduos da carga (RC), da emissão de quantidades significativas de gases com efeito estufa (GEE) e de outros gases poluentes. Para evitar a poluição ambiental marinha causada pela descarga ilegal de substâncias e resíduos nocivos para o mar, em 1973, foi adotada uma Convenção Internacional: o protocolo MARPOL 73/78. Da mesma forma, a União Europeia (UE) adotou a diretiva 2000/59/CE, sobre meios portuários de receção de resíduos (MPRR), cujos principais objetivos são impedir a descarga de RGN e RC e da carga no mar, e a proteção do meio marinho. O Porto de Lisboa (PL) é o responsável pela gestão de RGN e RC, garantindo a sua gestão até ao destino final adequado. De acordo com os requisitos exigidos pela Diretiva 2000/59/CE, o PL implementou um sistema de gestão de RGN, cujos objetivos são os seguintes: reduzir as descargas de RGN e da carga no mar; fornecer MPRR adequados a todos e novos tipos de resíduos, em condições de segurança; melhorar o sistema de receção de resíduos; incentivar a descarga de resíduos nos MPRR e a proteção do meio marinho. O objetivo deste estudo é quantificar os RGN e RC descarregados no PL e analisar o sistema de gestão de resíduos (SGR) do porto, a fim de estabelecer indicadores e propostas de melhoria. O tratamento dos dados dos resíduos em conjunto com os das inspeções realizadas aos navios e aos MPRR forneceu informação relevante para a criação de indicadores sobre produção de resíduos a bordo dos navios e do sistema de gestão dos mesmos. Aplicou-se uma análise SWOT, para identificar possíveis barreiras na gestão e contribuir para um processo de melhoria contínua. As principais oportunidades de melhoria identificadas são: implementação das normas ISO 9001:2015 e 14001:2015, integração navio-porto; incentivar as descargas nos MPRR; o aumento das inspeções aos navios e a fiscalização nos terminais; sensibilizar e formar a todas as partes integrantes; incrementar o número de MPRR por tipologia e o controlo dos abastecimentos aos navios. Concluiu-se que, apesar dos avanços na redução da poluição causada pelo transporte marítimo, ainda há um grande desafio pela frente no PL.The protection of the environment has become a major issue since global pollution has reached such alarming levels. This pollution comes mainly from the industrialization of the world trade and also from means of transport. Maritime transport is essential for the global economy as more than 90% of the world trade is by ship. Even though maritime transport is considered the most economical, efficient and environmentally friendly means of transport, it has introduced negative environmental impacts due to the ship generated waste (SGW), the significant amount of greenhouse gas emissions, the fossil fuel consumption and the transport of animal products from third countries. In order to prevent ocean pollution caused by the illegal disposal of hazardous substances and waste, an International Convention was adopted in 1973, the Protocol of MARPOL 73/78. Additionally, the European Union (EU) adopted the Directive 2000/59/CE on Port Reception Facilities (PRF) whose main objectives are to avoid the disposal of SGW into the ocean and to protect the marine environment. The Port of Lisbon (PL) is responsible for the ship generated waste management (SGWM) of the ships which call at PL securing its delivery to the adequate final destination. The PL complies with the regulations required by the EU Directive 2000/59/CE on PRF and it has implemented a SGWM system whose objectives are as follows: to reduce SGW and cargo waste disposal into the sea; to provide adequate PRF to both all the waste and new residues in safe conditions, to improve the waste collection service; to encourage waste disposal to PRFs and to protect the marine environment. The purpose of this study is to quantify the waste coming from ships and cargo discharged at PL and to analyse the waste management system of the Port so as to improve it. To do this a SWOT analysis was carried out in order to identify possible management barriers and also to contribute to a continuous improvement process. The waste data processing together with ship inspections provided us with relevant information for the development of indicators of both waste generation on board and the management system of such waste. Some of the main opportunities for improvement identified are: implementation of the ISO 9001:2015 and 14001:2015 standards, port-ship integration, the improvement of management in the parties involved, to encourage waste disposal in PRF, the increase of ship inspections and audits in terminals, to raise awareness and train all the parties involved, to increase the number of waste reception facilities according to the different waste types and the supervision of ship supplies. It was concluded that in spite of the progress towards the reduction in pollution caused by maritime transport, there is still a great challenge before us.Instituto Superior de Engenharia de LisboaMelo, Ana Maria Garcia Henriques Barreiros Joanaz deRCIPLMelón, Sara Álvarez2020-12-11T19:10:38Z2018-07-132018-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12455TID:202552179porMELÓN, Sara Álvarez - Proposta de melhorias e de indicadores na gestão sustentável de resíduos provenientes de navios no Porto de Lisboa. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2018. Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:05:24Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12455Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:32.768244Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de melhorias e de indicadores na gestão sustentável de resíduos provenientes de navios no Porto de Lisboa
title Proposta de melhorias e de indicadores na gestão sustentável de resíduos provenientes de navios no Porto de Lisboa
spellingShingle Proposta de melhorias e de indicadores na gestão sustentável de resíduos provenientes de navios no Porto de Lisboa
Melón, Sara Álvarez
Transporte marítimo
Maritime transport
MARPOL
Resíduos provenientes de navios
Ship generated waste
Porto de Lisboa
Port of Lisbon
Meios portuários de receção de resíduos
Port reception facilities
Sistema de gestão de resíduos
Ship generated waste management
Indicadores
Indicators
title_short Proposta de melhorias e de indicadores na gestão sustentável de resíduos provenientes de navios no Porto de Lisboa
title_full Proposta de melhorias e de indicadores na gestão sustentável de resíduos provenientes de navios no Porto de Lisboa
title_fullStr Proposta de melhorias e de indicadores na gestão sustentável de resíduos provenientes de navios no Porto de Lisboa
title_full_unstemmed Proposta de melhorias e de indicadores na gestão sustentável de resíduos provenientes de navios no Porto de Lisboa
title_sort Proposta de melhorias e de indicadores na gestão sustentável de resíduos provenientes de navios no Porto de Lisboa
author Melón, Sara Álvarez
author_facet Melón, Sara Álvarez
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Ana Maria Garcia Henriques Barreiros Joanaz de
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Melón, Sara Álvarez
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte marítimo
Maritime transport
MARPOL
Resíduos provenientes de navios
Ship generated waste
Porto de Lisboa
Port of Lisbon
Meios portuários de receção de resíduos
Port reception facilities
Sistema de gestão de resíduos
Ship generated waste management
Indicadores
Indicators
topic Transporte marítimo
Maritime transport
MARPOL
Resíduos provenientes de navios
Ship generated waste
Porto de Lisboa
Port of Lisbon
Meios portuários de receção de resíduos
Port reception facilities
Sistema de gestão de resíduos
Ship generated waste management
Indicadores
Indicators
description Trabalho final de mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia da Qualidade e Ambiente
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-13
2018-07-13T00:00:00Z
2020-12-11T19:10:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/12455
TID:202552179
url http://hdl.handle.net/10400.21/12455
identifier_str_mv TID:202552179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MELÓN, Sara Álvarez - Proposta de melhorias e de indicadores na gestão sustentável de resíduos provenientes de navios no Porto de Lisboa. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2018. Dissertação de mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133474403123200