Proposta de melhorias e de indicadores na gestão sustentável de resíduos provenientes de navios no Porto de Lisboa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/12455 |
Resumo: | Trabalho final de mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia da Qualidade e Ambiente |
id |
RCAP_8031a2d269ee4ffdff5fc79b6a8c3ba3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12455 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Proposta de melhorias e de indicadores na gestão sustentável de resíduos provenientes de navios no Porto de LisboaTransporte marítimoMaritime transportMARPOLResíduos provenientes de naviosShip generated wastePorto de LisboaPort of LisbonMeios portuários de receção de resíduosPort reception facilitiesSistema de gestão de resíduosShip generated waste managementIndicadoresIndicatorsTrabalho final de mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia da Qualidade e AmbienteO transporte marítimo é essencial para a economia mundial, uma vez que mais do 90% do comércio mundial é efetuado por via marítima (IMO, 2019). O transporte marítimo de matérias-primas e mercadorias é considerado o mais económico, o mais eficiente e com menos impactes ambientais, no entanto não é isento de impactes ambientais negativos. Os mesmos resultam dos resíduos gerados pelos navios (RGN) e resíduos da carga (RC), da emissão de quantidades significativas de gases com efeito estufa (GEE) e de outros gases poluentes. Para evitar a poluição ambiental marinha causada pela descarga ilegal de substâncias e resíduos nocivos para o mar, em 1973, foi adotada uma Convenção Internacional: o protocolo MARPOL 73/78. Da mesma forma, a União Europeia (UE) adotou a diretiva 2000/59/CE, sobre meios portuários de receção de resíduos (MPRR), cujos principais objetivos são impedir a descarga de RGN e RC e da carga no mar, e a proteção do meio marinho. O Porto de Lisboa (PL) é o responsável pela gestão de RGN e RC, garantindo a sua gestão até ao destino final adequado. De acordo com os requisitos exigidos pela Diretiva 2000/59/CE, o PL implementou um sistema de gestão de RGN, cujos objetivos são os seguintes: reduzir as descargas de RGN e da carga no mar; fornecer MPRR adequados a todos e novos tipos de resíduos, em condições de segurança; melhorar o sistema de receção de resíduos; incentivar a descarga de resíduos nos MPRR e a proteção do meio marinho. O objetivo deste estudo é quantificar os RGN e RC descarregados no PL e analisar o sistema de gestão de resíduos (SGR) do porto, a fim de estabelecer indicadores e propostas de melhoria. O tratamento dos dados dos resíduos em conjunto com os das inspeções realizadas aos navios e aos MPRR forneceu informação relevante para a criação de indicadores sobre produção de resíduos a bordo dos navios e do sistema de gestão dos mesmos. Aplicou-se uma análise SWOT, para identificar possíveis barreiras na gestão e contribuir para um processo de melhoria contínua. As principais oportunidades de melhoria identificadas são: implementação das normas ISO 9001:2015 e 14001:2015, integração navio-porto; incentivar as descargas nos MPRR; o aumento das inspeções aos navios e a fiscalização nos terminais; sensibilizar e formar a todas as partes integrantes; incrementar o número de MPRR por tipologia e o controlo dos abastecimentos aos navios. Concluiu-se que, apesar dos avanços na redução da poluição causada pelo transporte marítimo, ainda há um grande desafio pela frente no PL.The protection of the environment has become a major issue since global pollution has reached such alarming levels. This pollution comes mainly from the industrialization of the world trade and also from means of transport. Maritime transport is essential for the global economy as more than 90% of the world trade is by ship. Even though maritime transport is considered the most economical, efficient and environmentally friendly means of transport, it has introduced negative environmental impacts due to the ship generated waste (SGW), the significant amount of greenhouse gas emissions, the fossil fuel consumption and the transport of animal products from third countries. In order to prevent ocean pollution caused by the illegal disposal of hazardous substances and waste, an International Convention was adopted in 1973, the Protocol of MARPOL 73/78. Additionally, the European Union (EU) adopted the Directive 2000/59/CE on Port Reception Facilities (PRF) whose main objectives are to avoid the disposal of SGW into the ocean and to protect the marine environment. The Port of Lisbon (PL) is responsible for the ship generated waste management (SGWM) of the ships which call at PL securing its delivery to the adequate final destination. The PL complies with the regulations required by the EU Directive 2000/59/CE on PRF and it has implemented a SGWM system whose objectives are as follows: to reduce SGW and cargo waste disposal into the sea; to provide adequate PRF to both all the waste and new residues in safe conditions, to improve the waste collection service; to encourage waste disposal to PRFs and to protect the marine environment. The purpose of this study is to quantify the waste coming from ships and cargo discharged at PL and to analyse the waste management system of the Port so as to improve it. To do this a SWOT analysis was carried out in order to identify possible management barriers and also to contribute to a continuous improvement process. The waste data processing together with ship inspections provided us with relevant information for the development of indicators of both waste generation on board and the management system of such waste. Some of the main opportunities for improvement identified are: implementation of the ISO 9001:2015 and 14001:2015 standards, port-ship integration, the improvement of management in the parties involved, to encourage waste disposal in PRF, the increase of ship inspections and audits in terminals, to raise awareness and train all the parties involved, to increase the number of waste reception facilities according to the different waste types and the supervision of ship supplies. It was concluded that in spite of the progress towards the reduction in pollution caused by maritime transport, there is still a great challenge before us.Instituto Superior de Engenharia de LisboaMelo, Ana Maria Garcia Henriques Barreiros Joanaz deRCIPLMelón, Sara Álvarez2020-12-11T19:10:38Z2018-07-132018-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12455TID:202552179porMELÓN, Sara Álvarez - Proposta de melhorias e de indicadores na gestão sustentável de resíduos provenientes de navios no Porto de Lisboa. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2018. Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:05:24Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12455Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:32.768244Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de melhorias e de indicadores na gestão sustentável de resíduos provenientes de navios no Porto de Lisboa |
title |
Proposta de melhorias e de indicadores na gestão sustentável de resíduos provenientes de navios no Porto de Lisboa |
spellingShingle |
Proposta de melhorias e de indicadores na gestão sustentável de resíduos provenientes de navios no Porto de Lisboa Melón, Sara Álvarez Transporte marítimo Maritime transport MARPOL Resíduos provenientes de navios Ship generated waste Porto de Lisboa Port of Lisbon Meios portuários de receção de resíduos Port reception facilities Sistema de gestão de resíduos Ship generated waste management Indicadores Indicators |
title_short |
Proposta de melhorias e de indicadores na gestão sustentável de resíduos provenientes de navios no Porto de Lisboa |
title_full |
Proposta de melhorias e de indicadores na gestão sustentável de resíduos provenientes de navios no Porto de Lisboa |
title_fullStr |
Proposta de melhorias e de indicadores na gestão sustentável de resíduos provenientes de navios no Porto de Lisboa |
title_full_unstemmed |
Proposta de melhorias e de indicadores na gestão sustentável de resíduos provenientes de navios no Porto de Lisboa |
title_sort |
Proposta de melhorias e de indicadores na gestão sustentável de resíduos provenientes de navios no Porto de Lisboa |
author |
Melón, Sara Álvarez |
author_facet |
Melón, Sara Álvarez |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Melo, Ana Maria Garcia Henriques Barreiros Joanaz de RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melón, Sara Álvarez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transporte marítimo Maritime transport MARPOL Resíduos provenientes de navios Ship generated waste Porto de Lisboa Port of Lisbon Meios portuários de receção de resíduos Port reception facilities Sistema de gestão de resíduos Ship generated waste management Indicadores Indicators |
topic |
Transporte marítimo Maritime transport MARPOL Resíduos provenientes de navios Ship generated waste Porto de Lisboa Port of Lisbon Meios portuários de receção de resíduos Port reception facilities Sistema de gestão de resíduos Ship generated waste management Indicadores Indicators |
description |
Trabalho final de mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia da Qualidade e Ambiente |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-13 2018-07-13T00:00:00Z 2020-12-11T19:10:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/12455 TID:202552179 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/12455 |
identifier_str_mv |
TID:202552179 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
MELÓN, Sara Álvarez - Proposta de melhorias e de indicadores na gestão sustentável de resíduos provenientes de navios no Porto de Lisboa. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2018. Dissertação de mestrado. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Engenharia de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Engenharia de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133474403123200 |