As Bibliotecas Escolares na era digital: que desafios?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/12489 |
Resumo: | Vivemos uma era que exige mudanças no modo de comunicar, de relacionar e de estar no mundo. Uma era que nos conecta e disponibiliza um manancial de possibilidades gratuitas que permitem ao utilizador da Internet ser um consumidor e um produtor, integrar redes de aprendizagem e aceder a informações relevantes na vida de qualquer cidadão. As bibliotecas escolares estão atentas a esta realidade, mas como respondem a tal desafio? Este artigo analisa páginas online de bibliotecas escolares na região metropolitana do Porto. Foram adotados parâmetros adaptados de Cremades Garcia e Jiménez García (2013) para compreender o dinamismo das bibliotecas escolares online. Os resultados mostram que a resposta das Bibliotecas Escolares (BE) tem em conta o seu público alvo, pelo que existe uma correlação positiva aparente entre a tipologia de escola (Básica, Secundária e Básica e Secundária) e o modo como estas desenham as suas páginas Web. Porém, ainda se encontram num processo de transformação para responder às exigências atuais, pois são mais espaços repositórios e menos espaços de construção pelos utilizadores, pelo que se levantam questões e se propõem orientações |
id |
RCAP_80413bdb6da9c45605a9b59a545e23bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12489 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As Bibliotecas Escolares na era digital: que desafios?School media libraries in the digital age: what are the challenges?Bibliotecas escolares onlineAmbientes construtivistas de aprendizagemVivemos uma era que exige mudanças no modo de comunicar, de relacionar e de estar no mundo. Uma era que nos conecta e disponibiliza um manancial de possibilidades gratuitas que permitem ao utilizador da Internet ser um consumidor e um produtor, integrar redes de aprendizagem e aceder a informações relevantes na vida de qualquer cidadão. As bibliotecas escolares estão atentas a esta realidade, mas como respondem a tal desafio? Este artigo analisa páginas online de bibliotecas escolares na região metropolitana do Porto. Foram adotados parâmetros adaptados de Cremades Garcia e Jiménez García (2013) para compreender o dinamismo das bibliotecas escolares online. Os resultados mostram que a resposta das Bibliotecas Escolares (BE) tem em conta o seu público alvo, pelo que existe uma correlação positiva aparente entre a tipologia de escola (Básica, Secundária e Básica e Secundária) e o modo como estas desenham as suas páginas Web. Porém, ainda se encontram num processo de transformação para responder às exigências atuais, pois são mais espaços repositórios e menos espaços de construção pelos utilizadores, pelo que se levantam questões e se propõem orientaçõesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoQuadros-Flores, PaulaSilva, FernandoSantos, Natividade2019-01-03T14:15:57Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12489por1647-358210.34624/id.v9i4.730info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:54:29Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12489Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:50.227387Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Bibliotecas Escolares na era digital: que desafios? School media libraries in the digital age: what are the challenges? |
title |
As Bibliotecas Escolares na era digital: que desafios? |
spellingShingle |
As Bibliotecas Escolares na era digital: que desafios? Quadros-Flores, Paula Bibliotecas escolares online Ambientes construtivistas de aprendizagem |
title_short |
As Bibliotecas Escolares na era digital: que desafios? |
title_full |
As Bibliotecas Escolares na era digital: que desafios? |
title_fullStr |
As Bibliotecas Escolares na era digital: que desafios? |
title_full_unstemmed |
As Bibliotecas Escolares na era digital: que desafios? |
title_sort |
As Bibliotecas Escolares na era digital: que desafios? |
author |
Quadros-Flores, Paula |
author_facet |
Quadros-Flores, Paula Silva, Fernando Santos, Natividade |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Fernando Santos, Natividade |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quadros-Flores, Paula Silva, Fernando Santos, Natividade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bibliotecas escolares online Ambientes construtivistas de aprendizagem |
topic |
Bibliotecas escolares online Ambientes construtivistas de aprendizagem |
description |
Vivemos uma era que exige mudanças no modo de comunicar, de relacionar e de estar no mundo. Uma era que nos conecta e disponibiliza um manancial de possibilidades gratuitas que permitem ao utilizador da Internet ser um consumidor e um produtor, integrar redes de aprendizagem e aceder a informações relevantes na vida de qualquer cidadão. As bibliotecas escolares estão atentas a esta realidade, mas como respondem a tal desafio? Este artigo analisa páginas online de bibliotecas escolares na região metropolitana do Porto. Foram adotados parâmetros adaptados de Cremades Garcia e Jiménez García (2013) para compreender o dinamismo das bibliotecas escolares online. Os resultados mostram que a resposta das Bibliotecas Escolares (BE) tem em conta o seu público alvo, pelo que existe uma correlação positiva aparente entre a tipologia de escola (Básica, Secundária e Básica e Secundária) e o modo como estas desenham as suas páginas Web. Porém, ainda se encontram num processo de transformação para responder às exigências atuais, pois são mais espaços repositórios e menos espaços de construção pelos utilizadores, pelo que se levantam questões e se propõem orientações |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2019-01-03T14:15:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/12489 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/12489 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1647-3582 10.34624/id.v9i4.730 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131421144514560 |