A importância dos espaços dos recreios no desenvolvimento das amizades
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/49561 |
Resumo: | O presente estudo decorreu no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. As relações de amizade em crianças de idade pré-escolar são consideradas como aspetos da vida da criança que ajudam a promover o bem-estar e felicidade. As crianças precisam do apoio dos amigos, para terem confiança, para criar laços, fortalecer novas amizades (Garcia & Pereira 2008). O espaço do recreio é reconhecido como o tempo e um espaço importante para a promoção das amizades é também um espaço onde as crianças podem partilhar diferentes situações, realizar atividades e adquirir novas experiências com outras crianças (Krug et al., 2019). Definimos como objetivos compreender a perceção das crianças sobre a amizade e caraterizar a importância do espaço recreio no desenvolvimento das relações de amizade. Deste modo, foi realizado um estudo exploratório, tendo como base o método qualitativo, participaram 20 crianças de idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Em relação à metodologia foi construída uma entrevista às crianças de forma a dar resposta aos objetivos do estudo. Os resultados demonstraram que as crianças referem a amizade como ter amigos, brincar com os amigos e contar para tudo. No recreio as crianças mostraram que gostam de jogar as escondidas, rainha/rei manda, macaquinho do chinês e apanhada. As amizades no recreio as crianças relataram que estão sempre juntos no recreio e fazem brincadeiras divertidas. Em suma, os resultados do presente estudo sustentam a importância da realização de mais investigações, de forma dar mais importância as relações de amizades que são desenvolvidas nos espaços do recreio |
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A importância dos espaços dos recreios no desenvolvimento das amizadesRelações de amizades, espaços do recreio, brincar, pré-escolarFriendship relationships, playgrounds, play, preschoolO presente estudo decorreu no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. As relações de amizade em crianças de idade pré-escolar são consideradas como aspetos da vida da criança que ajudam a promover o bem-estar e felicidade. As crianças precisam do apoio dos amigos, para terem confiança, para criar laços, fortalecer novas amizades (Garcia & Pereira 2008). O espaço do recreio é reconhecido como o tempo e um espaço importante para a promoção das amizades é também um espaço onde as crianças podem partilhar diferentes situações, realizar atividades e adquirir novas experiências com outras crianças (Krug et al., 2019). Definimos como objetivos compreender a perceção das crianças sobre a amizade e caraterizar a importância do espaço recreio no desenvolvimento das relações de amizade. Deste modo, foi realizado um estudo exploratório, tendo como base o método qualitativo, participaram 20 crianças de idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Em relação à metodologia foi construída uma entrevista às crianças de forma a dar resposta aos objetivos do estudo. Os resultados demonstraram que as crianças referem a amizade como ter amigos, brincar com os amigos e contar para tudo. No recreio as crianças mostraram que gostam de jogar as escondidas, rainha/rei manda, macaquinho do chinês e apanhada. As amizades no recreio as crianças relataram que estão sempre juntos no recreio e fazem brincadeiras divertidas. Em suma, os resultados do presente estudo sustentam a importância da realização de mais investigações, de forma dar mais importância as relações de amizades que são desenvolvidas nos espaços do recreioThe present study took place within the scope of the curricular unit Practice of Supervised Teaching II of the Master's Degree of Qualification for Teaching in Pre-School Education and Teaching of the First Cycle of Basic Education. Friendship relationships in preschool children are considered as aspects of the child's life that help promote well-being and happiness. Children need the support of friends, to have confidence, to create bonds, to strengthen new friendships (Garcia & Pereira 2008). The playground space is recognized as time and an important space for the promotion of friendships is also a space where children can share different situations, perform activities, and acquire new experiences with other children (Krug, et al., 2019). We set as objectives to understand the perception of children about friendship and characterize the importance of the recreational space in the development of friendship relationships. Thus, an exploratory study was carried out, based on the qualitative method, with the participation of 20 children aged between 3 and 6 years. Regarding the methodology, an interview was constructed with the children in order to respond to the objectives of the study. The results showed that children refer to friendship as having friends, playing with friends, and telling for everything. In the playground the children showed that they like to play the hidden, queen / king commands, monkey of the Chinese and caught. The children reported that they are always together at recess and play fun games. In short, the results of the present study support the importance of conducting further investigations, in order to give more importance to the friendship relationships that are developed in recreational spaces.Pacheco, PatríciaRepositório ComumRosário, Ticiane2024-02-02T14:14:53Z2023-09-142023-07-202023-09-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49561TID:203502272porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-09T13:00:18Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49561Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:04.620478Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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