Biblioteca 2.0 : produção e organização do conhecimento na Internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria, Dulce Fernanda Franco
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4357
Resumo: O objectivo principal deste trabalho de investigação é na análise do aproveitamento das potencialidades da tecnologia da Web 2.0 pelos profissionais de informação na gestão do conhecimento nas bibliotecas, especialmente nas universitárias, onde a utilização destas tecnologias se revela de extrema importância. Para enquadrar o estudo no âmbito da aplicação das tecnologias da Web 2.0 ao serviço da biblioteca foi analisado, em primeiro lugar, o impacto que o desenvolvimento tecnológico teve na sociedade e a globalização do saber originado pelo software social. Para complementar o estudo e verificar a gestão de uma das redes sociais, o Blogue, foi usado o método qualitativo, através da aplicação de uma grelha de avaliação da qualidade dos Blogues desenvolvida por Luísa Alvim. Os resultados obtidos da análise dos Blogues foram submetidos à observação dos princípios da Web 2.0, defendidos por Maness. Concluiu-se que as potencialidades do Blogue não são completamente exploradas pelos profissionais de informação, nem mesmo nas bibliotecas universitárias. Este estudo pretende fazer a análise da situação, mas também ser um ponto de partida para que os responsáveis das bibliotecas, especialmente das bibliotecas universitárias, repensem o conceito e mais-valia da Web 2.0, de forma a que o Blogue seja gerido estrategicamente em benefício do utilizador, profissionais de informação e do próprio serviço da biblioteca.
id RCAP_80665c864caa37c7188eb4aa82cfe44d
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4357
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Biblioteca 2.0 : produção e organização do conhecimento na InternetCIÊNCIAS DOCUMENTAISSOCIEDADE DA INFORMAÇÃOGESTÃO DO CONHECIMENTOKNOWLEDGE MANAGEMENTBLOGUESBIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIASMESTRADO EM CIÊNCIAS DOCUMENTAISBIBLIOTECONOMIADOCUMENTARY SCIENCESINFORMATION SOCIETYBLOGSUNIVERSITY LIBRARIESLIBRARY SCIENCEO objectivo principal deste trabalho de investigação é na análise do aproveitamento das potencialidades da tecnologia da Web 2.0 pelos profissionais de informação na gestão do conhecimento nas bibliotecas, especialmente nas universitárias, onde a utilização destas tecnologias se revela de extrema importância. Para enquadrar o estudo no âmbito da aplicação das tecnologias da Web 2.0 ao serviço da biblioteca foi analisado, em primeiro lugar, o impacto que o desenvolvimento tecnológico teve na sociedade e a globalização do saber originado pelo software social. Para complementar o estudo e verificar a gestão de uma das redes sociais, o Blogue, foi usado o método qualitativo, através da aplicação de uma grelha de avaliação da qualidade dos Blogues desenvolvida por Luísa Alvim. Os resultados obtidos da análise dos Blogues foram submetidos à observação dos princípios da Web 2.0, defendidos por Maness. Concluiu-se que as potencialidades do Blogue não são completamente exploradas pelos profissionais de informação, nem mesmo nas bibliotecas universitárias. Este estudo pretende fazer a análise da situação, mas também ser um ponto de partida para que os responsáveis das bibliotecas, especialmente das bibliotecas universitárias, repensem o conceito e mais-valia da Web 2.0, de forma a que o Blogue seja gerido estrategicamente em benefício do utilizador, profissionais de informação e do próprio serviço da biblioteca.The main objective of this dissertation is the analysis of the potential benefits of the use of the Web 2.0 technology for knowledge management by libraries, especially university libraries, where the use of such technologies is of paramount importance. It begins by examining the framework in which Web 2.0 technology evolved and the impact it had on society and the globalization of knowledge through social software. It then looks at the way in which this technology is put to use in the rendering of library services. The study continues with a broad analysis of the way librarians manage one of social networks at their disposal, the Blog. For the purpose, the qualitative method based on a Blog quality template, developed by Luísa Alvim was used. The results of the analysis were then compared to the Web 2.0 principles enunciated by Maness. The conclusion is that, at present, librarians, even university librarians, are not fully exploring the all the potentialities of the Blog. This study aims not only at evaluating the present situation, but also at constituting a starting point, librarians, especially university librarians to rethink the Web 2.0 concept and advantages in order to manage Blogs more strategically, so that the library can render better services to users and other librarians.2013-12-05T17:41:27Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4357TID:201339641porMaria, Dulce Fernanda Francoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:29Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4357Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:12.588303Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Biblioteca 2.0 : produção e organização do conhecimento na Internet
title Biblioteca 2.0 : produção e organização do conhecimento na Internet
spellingShingle Biblioteca 2.0 : produção e organização do conhecimento na Internet
Maria, Dulce Fernanda Franco
CIÊNCIAS DOCUMENTAIS
SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
GESTÃO DO CONHECIMENTO
KNOWLEDGE MANAGEMENT
BLOGUES
BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DOCUMENTAIS
BIBLIOTECONOMIA
DOCUMENTARY SCIENCES
INFORMATION SOCIETY
BLOGS
UNIVERSITY LIBRARIES
LIBRARY SCIENCE
title_short Biblioteca 2.0 : produção e organização do conhecimento na Internet
title_full Biblioteca 2.0 : produção e organização do conhecimento na Internet
title_fullStr Biblioteca 2.0 : produção e organização do conhecimento na Internet
title_full_unstemmed Biblioteca 2.0 : produção e organização do conhecimento na Internet
title_sort Biblioteca 2.0 : produção e organização do conhecimento na Internet
author Maria, Dulce Fernanda Franco
author_facet Maria, Dulce Fernanda Franco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria, Dulce Fernanda Franco
dc.subject.por.fl_str_mv CIÊNCIAS DOCUMENTAIS
SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
GESTÃO DO CONHECIMENTO
KNOWLEDGE MANAGEMENT
BLOGUES
BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DOCUMENTAIS
BIBLIOTECONOMIA
DOCUMENTARY SCIENCES
INFORMATION SOCIETY
BLOGS
UNIVERSITY LIBRARIES
LIBRARY SCIENCE
topic CIÊNCIAS DOCUMENTAIS
SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
GESTÃO DO CONHECIMENTO
KNOWLEDGE MANAGEMENT
BLOGUES
BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DOCUMENTAIS
BIBLIOTECONOMIA
DOCUMENTARY SCIENCES
INFORMATION SOCIETY
BLOGS
UNIVERSITY LIBRARIES
LIBRARY SCIENCE
description O objectivo principal deste trabalho de investigação é na análise do aproveitamento das potencialidades da tecnologia da Web 2.0 pelos profissionais de informação na gestão do conhecimento nas bibliotecas, especialmente nas universitárias, onde a utilização destas tecnologias se revela de extrema importância. Para enquadrar o estudo no âmbito da aplicação das tecnologias da Web 2.0 ao serviço da biblioteca foi analisado, em primeiro lugar, o impacto que o desenvolvimento tecnológico teve na sociedade e a globalização do saber originado pelo software social. Para complementar o estudo e verificar a gestão de uma das redes sociais, o Blogue, foi usado o método qualitativo, através da aplicação de uma grelha de avaliação da qualidade dos Blogues desenvolvida por Luísa Alvim. Os resultados obtidos da análise dos Blogues foram submetidos à observação dos princípios da Web 2.0, defendidos por Maness. Concluiu-se que as potencialidades do Blogue não são completamente exploradas pelos profissionais de informação, nem mesmo nas bibliotecas universitárias. Este estudo pretende fazer a análise da situação, mas também ser um ponto de partida para que os responsáveis das bibliotecas, especialmente das bibliotecas universitárias, repensem o conceito e mais-valia da Web 2.0, de forma a que o Blogue seja gerido estrategicamente em benefício do utilizador, profissionais de informação e do próprio serviço da biblioteca.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-05T17:41:27Z
2013-01-01T00:00:00Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4357
TID:201339641
url http://hdl.handle.net/10437/4357
identifier_str_mv TID:201339641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131228999254016