A influência do Instagram na captação de público para os festivais de música: análise comparativa entre as Gerações Y e Z

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Bruno Malheiro de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/44526
Resumo: Considerando a crescente importância das redes sociais na vivência das pessoas, nas várias gerações e nos diversos estratos sociais nos últimos anos, bem como a sua influência em diversos aspetos sociais, ou até mesmo em processos de tomada de decisão, esta dissertação tem como principal objetivo auferir a influência da rede social Instagram, no que concerne à tomada de decisão das gerações Y e Z, em participar em festivais de música. Neste sentido, e através do modelo da teoria da ação racional de Ajzen e Fishbein (1980), realizou-se uma recolha de informações através do método de pesquisa qualitativo, focus group, dividindo as gerações Y e Z em dois grupos distintos, através do qual se possibilitou a comparação entre estas gerações, sendo percetíveis as diferenças em termos de influência, no que às crenças comportamentais, consequências, normas subjetivas, motivação e intenção se referem. As conclusões indicam que a influência do Instagram é real, para a geração Y e geração Z, demonstrando ligeiras diferenças, mas importantes e passíveis de serem aproveitadas numa ótica exploratória e de melhoramento, quer para os profissionais da área do marketing, quer para as marcas promotoras dos festivais de música, ou até mesmo influencers.
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