A influência do Instagram na captação de público para os festivais de música: análise comparativa entre as Gerações Y e Z
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/44526 |
Resumo: | Considerando a crescente importância das redes sociais na vivência das pessoas, nas várias gerações e nos diversos estratos sociais nos últimos anos, bem como a sua influência em diversos aspetos sociais, ou até mesmo em processos de tomada de decisão, esta dissertação tem como principal objetivo auferir a influência da rede social Instagram, no que concerne à tomada de decisão das gerações Y e Z, em participar em festivais de música. Neste sentido, e através do modelo da teoria da ação racional de Ajzen e Fishbein (1980), realizou-se uma recolha de informações através do método de pesquisa qualitativo, focus group, dividindo as gerações Y e Z em dois grupos distintos, através do qual se possibilitou a comparação entre estas gerações, sendo percetíveis as diferenças em termos de influência, no que às crenças comportamentais, consequências, normas subjetivas, motivação e intenção se referem. As conclusões indicam que a influência do Instagram é real, para a geração Y e geração Z, demonstrando ligeiras diferenças, mas importantes e passíveis de serem aproveitadas numa ótica exploratória e de melhoramento, quer para os profissionais da área do marketing, quer para as marcas promotoras dos festivais de música, ou até mesmo influencers. |
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A influência do Instagram na captação de público para os festivais de música: análise comparativa entre as Gerações Y e ZFestivais de MúsicaGeração YGeração ZInfluênciaInstagramDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoConsiderando a crescente importância das redes sociais na vivência das pessoas, nas várias gerações e nos diversos estratos sociais nos últimos anos, bem como a sua influência em diversos aspetos sociais, ou até mesmo em processos de tomada de decisão, esta dissertação tem como principal objetivo auferir a influência da rede social Instagram, no que concerne à tomada de decisão das gerações Y e Z, em participar em festivais de música. Neste sentido, e através do modelo da teoria da ação racional de Ajzen e Fishbein (1980), realizou-se uma recolha de informações através do método de pesquisa qualitativo, focus group, dividindo as gerações Y e Z em dois grupos distintos, através do qual se possibilitou a comparação entre estas gerações, sendo percetíveis as diferenças em termos de influência, no que às crenças comportamentais, consequências, normas subjetivas, motivação e intenção se referem. As conclusões indicam que a influência do Instagram é real, para a geração Y e geração Z, demonstrando ligeiras diferenças, mas importantes e passíveis de serem aproveitadas numa ótica exploratória e de melhoramento, quer para os profissionais da área do marketing, quer para as marcas promotoras dos festivais de música, ou até mesmo influencers.Considering the growing importance of social networks in the experience of people, in different generations and in different social strata in recent years, as well as their influence on various social aspects or even on decision-making processes, this dissertation has as main objective to analyze the influence, of the social network Instagram, regarding the decision-making process of generations Y and Z, in participating in music festivals. In this sense, and through the rational action theory model of Ajzen and Fishbein (1980), information was collected through the qualitative research method, focus group, dividing the Y and Z generations into two distinct groups, through which it was possible to compare these generations, with perceptible differences in terms of behavioral beliefs, consequences, subjective norms, motivation, and intention. The conclusions indicate that the influence of Instagram is real, for generation Y and generation Z, showing slight differences but important and likely to be used, in an exploratory and improvement perspective, both for marketing professionals, for brands promoting the music festivals, or even influencers.Marques, Paulo AlexandreRepositório ComumAlmeida, Bruno Malheiro de2023-04-12T14:22:25Z2023-01-252023-01-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44526TID:203268032pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-23T14:32:07Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44526Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:32.554003Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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