Comunicação interna um mecanismo do processo de gestão da mudança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Maria do Carmo Polido
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/5029
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Psicologia Aplicada para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Social e das Organizações.
id RCAP_8071582342da34211f9ddcf353db8eb6
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5029
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Comunicação interna um mecanismo do processo de gestão da mudançaComunicação internaGestão da mudançaLiderançaReconhecimento e recompensaInternal communicationChange managementLeadershipRecognition and rewardDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Psicologia Aplicada para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Social e das Organizações.Perante os desafios globais actualmente impostos às organizações, é essencial, que as empresas estejam preparadas para as transformações que necessitam de implementar, para responderem de forma adequada às necessidades de um mercado, cada vez mais competitivo. Neste âmbito, a comunicação impõe-se como um dos factores fundamentais, que gerido com eficácia no decorrer de um processo de mudança, pode significar a diferença entre o sucesso, ou o fracasso do respectivo processo. Procurou-se estudar este fenómeno, numa empresa com características singulares no quadro empresarial português, a passar por um processo intenso de mudança. A empresa tem feito um esforço ao nível da gestão da comunicação, ancorando-a ao processo de gestão da mudança, nomeadamente através de acções que visam reforçar o fluxo comunicacional, as competências de comunicação ao nível da liderança e a motivação. No entanto verificou-se que existem algumas contingências, que podem ser críticas para se alcançarem as metas pretendidas, nomeadamente a falta de mecanismos que fomentem a comunicação ascendente e respectivo feedback. Verificou-se também que está a ser exigido um esforço adicional aos colaboradores, que poderá não estar a ser devidamente recompensado. A liderança também é um factor crítico nesta empresa, uma vez que cerca de 80% das pessoas, dependem deste “canal” para obterem e divulgarem informação. A comunicação constitui o sistema circulatório da organização. Assim, a comunicação interna deve ser considerada como um mecanismo fundamental para o sucesso do plano estratégico da mudança.According to the global challenges currently imposed to the organizations, it is essential that the companies be prepared for the changes that need to implement to respond adequately to the market needs, increasingly competitive. In this context, the communication imposes itself as a key factor, which managed effectively during a change process, can mean the difference between the successful or failure of this process. The study of this phenomenon occurred in a company with unique characteristics under portuguese business, going through an intensive process of change. The company has made an effort at communication management level, joining it to the managing change process, including through measures aimed at strengthening the communication flow, leadership communication skills and motivation. However it was found that there are some contingencies that may be critical for achieving the desired goals, including the lack of mechanisms to promote communication and the upward feedback. Meanwhile, it was also being required an additional effort to employees, which in general might not be properly rewarded. The leadership is also a critical factor in this company, since about 80% of the people, depend on this "channel" to obtain and disseminate information. The communication is the circulatory system of organization. Thus, it is crucial that management considers internal communication as a fundamental mechanism for the success of the strategic plan of change.Palma, Patrícia Jardim Trindade Martins daRepositório do ISPAMartins, Maria do Carmo Polido2016-10-31T18:13:28Z2008-01-01T00:00:00Z2008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/5029porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:40:46ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação interna um mecanismo do processo de gestão da mudança
title Comunicação interna um mecanismo do processo de gestão da mudança
spellingShingle Comunicação interna um mecanismo do processo de gestão da mudança
Martins, Maria do Carmo Polido
Comunicação interna
Gestão da mudança
Liderança
Reconhecimento e recompensa
Internal communication
Change management
Leadership
Recognition and reward
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Comunicação interna um mecanismo do processo de gestão da mudança
title_full Comunicação interna um mecanismo do processo de gestão da mudança
title_fullStr Comunicação interna um mecanismo do processo de gestão da mudança
title_full_unstemmed Comunicação interna um mecanismo do processo de gestão da mudança
title_sort Comunicação interna um mecanismo do processo de gestão da mudança
author Martins, Maria do Carmo Polido
author_facet Martins, Maria do Carmo Polido
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palma, Patrícia Jardim Trindade Martins da
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Maria do Carmo Polido
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação interna
Gestão da mudança
Liderança
Reconhecimento e recompensa
Internal communication
Change management
Leadership
Recognition and reward
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Comunicação interna
Gestão da mudança
Liderança
Reconhecimento e recompensa
Internal communication
Change management
Leadership
Recognition and reward
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Psicologia Aplicada para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Social e das Organizações.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008-01-01T00:00:00Z
2016-10-31T18:13:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/5029
url http://hdl.handle.net/10400.12/5029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301317182554112