Relatório da prática de ensino supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santarém, Daniel Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10348/12164
Resumo: O presente documento surge como parte integrante à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Trásos-Montes e Alto Douro, através da operacionalização do Estágio Pedagógico na Escola Secundária Morgado de Mateus, em Vila Real. De acordo com a Constituição da República Portuguesa, artigo 74º (Ensino), todas as pessoas têm direito ao ensino com garantia do direito à igualdade de oportunidades de acesso e êxito escolar, e nesse sentido a arte de ensinar é encarada com uma excelente oportunidade para influenciar positivamente o mundo. As particularidades inerentes à disciplina de Educação Física viabilizam um desenvolvimento harmonioso do aluno, na medida em que a aula deve apresentar-se com uma dimensão eclética. Esta perspetiva foca-se, essencialmente, no direcionamento da aula para os três grandes domínios descritos nas Aprendizagens Essenciais: Área das Atividades Físicas, Área da Aptidão Física e Área dos Conhecimentos. O não-cumprimento desta condição poderá afetar, substancialmente, o aprimoramento das competências para o conceito de educação que se pretende pedagogicamente responsável, limitando assim o contributo que esta disciplina deveria ter para o aluno. O principal objetivo do documento relaciona-se com a exposição de todas as informações inseridas no exercício de funções de professor estagiário, a uma turma do ensino secundário da Escola Morgado de Mateus. Em complemento ao Estágio Pedagógico, foi ainda desenvolvido um estudo exploratório que teve como objetivo investigar o efeito de um programa de condição física, aplicado duas vezes por semana durante 24 semanas, em alunos do ensino secundário, com estratificação por sexo e idade. Os resultados deste demonstraram que de um modo geral houve melhorias no decorrer do programa de intervenção, quando comparado o momento inicial com o final, nos quatro testes em estudo, e que a estratificação dos grupos por sexo e idade permite uma melhor compreensão da dose estímulo-resposta. A efetivação do estágio apresentou-se como um processo de consolidação dos conteúdos programáticos abordados durante a formação académicos num contexto real, assumindo-se este último como imprescindível pela colocação de diversas situações que tiveram um papel fulcral na aprendizagem prática.
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Esta perspetiva foca-se, essencialmente, no direcionamento da aula para os três grandes domínios descritos nas Aprendizagens Essenciais: Área das Atividades Físicas, Área da Aptidão Física e Área dos Conhecimentos. O não-cumprimento desta condição poderá afetar, substancialmente, o aprimoramento das competências para o conceito de educação que se pretende pedagogicamente responsável, limitando assim o contributo que esta disciplina deveria ter para o aluno. O principal objetivo do documento relaciona-se com a exposição de todas as informações inseridas no exercício de funções de professor estagiário, a uma turma do ensino secundário da Escola Morgado de Mateus. Em complemento ao Estágio Pedagógico, foi ainda desenvolvido um estudo exploratório que teve como objetivo investigar o efeito de um programa de condição física, aplicado duas vezes por semana durante 24 semanas, em alunos do ensino secundário, com estratificação por sexo e idade. Os resultados deste demonstraram que de um modo geral houve melhorias no decorrer do programa de intervenção, quando comparado o momento inicial com o final, nos quatro testes em estudo, e que a estratificação dos grupos por sexo e idade permite uma melhor compreensão da dose estímulo-resposta. A efetivação do estágio apresentou-se como um processo de consolidação dos conteúdos programáticos abordados durante a formação académicos num contexto real, assumindo-se este último como imprescindível pela colocação de diversas situações que tiveram um papel fulcral na aprendizagem prática.This document is part of the process of obtaining the Master's Degree in Teaching of Physical Education at basic and secondary education levels, at the University of Trásos-Montes e Alto Douro, through the implementation of the Pedagogical Internship at the Morgado de Mateus Secondary School, in Vila Real. According to the Constitution of the Portuguese Republic, Article 74 (Education), everyone has the right to education with the guarantee of equal opportunities to access and succeed in school, and in this sense the art of teaching is seen as an excellent opportunity to positively influence the world. The particularities inherent to the discipline of Physical Education enable a harmonious development of the student since the lesson must have an eclectic dimension. This perspective focuses, essentially, on the direction of the lesson for the three main areas described in the Essential Learning: Area of Physical Activities, Area of Physical Fitness and Area of Knowledge. The non-fulfilment of this condition may substantially affect the improvement of competences for the concept of education that is intended to be pedagogically responsible, thus limiting the contribution that this discipline should have for the student. The main objective of the following document is related to the exposition of all the information inserted in the exercise of functions as a trainee teacher, to a secondary school class of the Morgado de Mateus School. As a complement to the Pedagogical Internship, an exploratory study was also developed, which aimed to investigate the effect of a physical fitness programme, applied twice a week for 24 weeks, in secondary school students, stratified by sex and age. The results showed that in general there were improvements during the intervention programme, when comparing the initial moment with the final one, in the four tests under study, and that the stratification of the groups by sex and age allows a better understanding of the stimulusresponse dose. The internship was a process of consolidating the subject matter covered during academic training in a real-life context, which was made essential by the various situations that played a key role in practical learning.2024-02-22T15:40:52Z2023-09-08T00:00:00Z2023-09-082023-09-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/10348/12164porSantarém, Daniel Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-25T02:01:15Zoai:repositorio.utad.pt:10348/12164Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:11:28.975426Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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