Relatório da prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Cátia Joana Sousa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11967
Resumo: O presente documento surge no âmbito da Unidade Curricular “Estágio” integrado no 2º ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Este tem como objetivo fundamental refletir sobre toda a atividade que foi desenvolvida enquanto docente durante todo o ano de estágio na Escola Secundária de Barcelinhos, no ano letivo 2021/2022. A Prática de Ensino Supervisionada é a última fase do plano de estudos. É neste momento que se coloca em prática todos os conhecimentos e aprendizagens adquiridos no decorrer do percurso académico, e nos avaliamos num contexto real. Permite-nos também uma reflexão diária das nossas capacidades, assim como evoluir e acumular experiências como docente de Educação Física. Desta forma, irei apresentar o meu relatório da Prática de Ensino Supervisionada devidamente estruturado e dividido numa sequência lógica. Numa fase inicial é efetuado um Enquadramento de todo o processo como docente, onde será mencionado o contexto onde fomos inseridos, assim como todos os aspetos essenciais neste processo de ensino-aprendizagem, mencionando quais as tarefas realizadas, tal como os problemas e dificuldades e, posteriormente, as estratégias para a sua resolução. Além disto, serão descritas todas as tarefas elaboradas ao longo do ano de estágio, que considero fundamentais para o decorrer de todo o processo de lecionação das aulas deste ano letivo. Notabilizar que o percurso de um professor de Educação Física também depende das suas vivências e experiências, visto que só assim será possível encontrar soluções para os eventuais imprevistos que nos vão aparecendo e dessa forma ser possível o docente evoluir e aperfeiçoar o seu sucesso na lecionação das suas aulas.
id RCAP_4effee118267c3aab103c79adadda15a
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/11967
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de Ensino SupervisionadaEducação físicaPrática de Ensino SupervisionadaO presente documento surge no âmbito da Unidade Curricular “Estágio” integrado no 2º ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Este tem como objetivo fundamental refletir sobre toda a atividade que foi desenvolvida enquanto docente durante todo o ano de estágio na Escola Secundária de Barcelinhos, no ano letivo 2021/2022. A Prática de Ensino Supervisionada é a última fase do plano de estudos. É neste momento que se coloca em prática todos os conhecimentos e aprendizagens adquiridos no decorrer do percurso académico, e nos avaliamos num contexto real. Permite-nos também uma reflexão diária das nossas capacidades, assim como evoluir e acumular experiências como docente de Educação Física. Desta forma, irei apresentar o meu relatório da Prática de Ensino Supervisionada devidamente estruturado e dividido numa sequência lógica. Numa fase inicial é efetuado um Enquadramento de todo o processo como docente, onde será mencionado o contexto onde fomos inseridos, assim como todos os aspetos essenciais neste processo de ensino-aprendizagem, mencionando quais as tarefas realizadas, tal como os problemas e dificuldades e, posteriormente, as estratégias para a sua resolução. Além disto, serão descritas todas as tarefas elaboradas ao longo do ano de estágio, que considero fundamentais para o decorrer de todo o processo de lecionação das aulas deste ano letivo. Notabilizar que o percurso de um professor de Educação Física também depende das suas vivências e experiências, visto que só assim será possível encontrar soluções para os eventuais imprevistos que nos vão aparecendo e dessa forma ser possível o docente evoluir e aperfeiçoar o seu sucesso na lecionação das suas aulas.This document is part of the Curricular Unit “Internship” integrated in the 2nd cycle in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education at the University of Trás-os-Montes and Alto Douro. This has as a fundamental objective to reflect on all the activity that was developed as a teacher throughout the intership year at Escola Secundária de Barcelinhos, in the academic year 2021/2022. The Supervised Teaching Practice is the last phase of the curriculum. It is at this moment that all the knowledge and learning acquired during the academic path are put into practice, and we evaluate ourselves in a real context. It also allows us to reflect on our abilities daily, as well as to evolve and accumulate experiences as a Physical Education teacher. It this way, I will presente my report f the Supervised Teaching Practice properly structured and divided in a logical sequence. In na initial phase, a framework of the entire process as a teacher is carried out, where the context in which we were inserted will be mentioned, as well as all the essential aspects in this teaching-learning process, mentioning which tasks were carried out, such as problems and difficulties and,later, strategies for its resolution. In addition, all the tasks developed throughout the internship year will be described, which I consider fundamental for the entire teaching process of this school years’s classes. Note that the path of a Physical Education teacher also depends on their experiences and experiences, since only in this way will it be possible to find solutions for any unforeseen events that appear to us and in this way be possible for the teacher to evolve and improve his success in teaching the your classes.2023-11-23T16:08:53Z2023-01-25T00:00:00Z2023-01-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11967porFaria, Cátia Joana Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-03T02:00:48Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11967Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:50.231401Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de Ensino Supervisionada
title Relatório da prática de Ensino Supervisionada
spellingShingle Relatório da prática de Ensino Supervisionada
Faria, Cátia Joana Sousa
Educação física
Prática de Ensino Supervisionada
title_short Relatório da prática de Ensino Supervisionada
title_full Relatório da prática de Ensino Supervisionada
title_fullStr Relatório da prática de Ensino Supervisionada
title_full_unstemmed Relatório da prática de Ensino Supervisionada
title_sort Relatório da prática de Ensino Supervisionada
author Faria, Cátia Joana Sousa
author_facet Faria, Cátia Joana Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Cátia Joana Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Prática de Ensino Supervisionada
topic Educação física
Prática de Ensino Supervisionada
description O presente documento surge no âmbito da Unidade Curricular “Estágio” integrado no 2º ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Este tem como objetivo fundamental refletir sobre toda a atividade que foi desenvolvida enquanto docente durante todo o ano de estágio na Escola Secundária de Barcelinhos, no ano letivo 2021/2022. A Prática de Ensino Supervisionada é a última fase do plano de estudos. É neste momento que se coloca em prática todos os conhecimentos e aprendizagens adquiridos no decorrer do percurso académico, e nos avaliamos num contexto real. Permite-nos também uma reflexão diária das nossas capacidades, assim como evoluir e acumular experiências como docente de Educação Física. Desta forma, irei apresentar o meu relatório da Prática de Ensino Supervisionada devidamente estruturado e dividido numa sequência lógica. Numa fase inicial é efetuado um Enquadramento de todo o processo como docente, onde será mencionado o contexto onde fomos inseridos, assim como todos os aspetos essenciais neste processo de ensino-aprendizagem, mencionando quais as tarefas realizadas, tal como os problemas e dificuldades e, posteriormente, as estratégias para a sua resolução. Além disto, serão descritas todas as tarefas elaboradas ao longo do ano de estágio, que considero fundamentais para o decorrer de todo o processo de lecionação das aulas deste ano letivo. Notabilizar que o percurso de um professor de Educação Física também depende das suas vivências e experiências, visto que só assim será possível encontrar soluções para os eventuais imprevistos que nos vão aparecendo e dessa forma ser possível o docente evoluir e aperfeiçoar o seu sucesso na lecionação das suas aulas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-23T16:08:53Z
2023-01-25T00:00:00Z
2023-01-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/11967
url http://hdl.handle.net/10348/11967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137135190605824