A participação num agrupamento de escolas : o papel da Internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Maria Goreti Oliveira Carvalho
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1001
Resumo: O presente trabalho analisa a participação que envolve os docentes do 1.º ciclo do ensino básico e o conselho executivo de um agrupamento vertical de escolas, no contexto de uma organização escolar, quer em relação às orientações quer em relação às práticas. Conhecer as racionalidades que movem a participação de alguns actores à luz da imagem organizacional da escola como micropolítica e a importância, nesse contexto, do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação são objectivos norteadores deste estudo. O enquadramento metodológico do nosso estudo privilegia uma abordagem qualitativa do tipo Estudo de Caso, recorrendo a técnicas de recolha de informação como a entrevista, o inquérito por questionário e a análise de documentos. Pelos dados apurados através deste estudo, verificamos que os docentes do 1.º CEB deste agrupamento privilegiam a comunicação verbal, em detrimento das TIC, como instrumento de participação. Essa comunicação realiza-se de forma cautelosa, típica de um comportamento micropolítico, em relação a alguns assuntos denominados de “mais delicados” e principalmente no uso de ferramentas ou em situações que permitam registos dessa participação. ABSTRACT: This work analyses the participation that involves primary school teachers and those in charge of managing a group of schools, in the context of a school organization, in what concerns both guidelines and practices. To get to know the rationalities that motivate the participation of some actors in light of the organizational image of the school as micropolitical and the importance, in that context, of the use of Information and Communication Technologies are the main objective of this work. The methodological framework of our study privileges a qualitative approach, and a case study is used, employing information gathering techniques such as the interview, the questionnaire and document analysis. From the data gathered through this study, we came to the conclusion that the primary school teachers of the group of schools studied privilege verbal communication in detriment of the use of Information and Communication Technologies, as an instrument of participation. This communication is undertaken in a cautious way, typical of a micropolitic behaviour, in what concerns some issues viewed as “more delicate” and mainly in what is connected with the use of tools or in situations that allow for records of this participation to be kept.
id RCAP_80851e8eb7e3932c3c1e46ad08242429
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1001
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A participação num agrupamento de escolas : o papel da InternetAdministração escolarOrganização escolarPolítica escolarTecnologia educativaInternetO presente trabalho analisa a participação que envolve os docentes do 1.º ciclo do ensino básico e o conselho executivo de um agrupamento vertical de escolas, no contexto de uma organização escolar, quer em relação às orientações quer em relação às práticas. Conhecer as racionalidades que movem a participação de alguns actores à luz da imagem organizacional da escola como micropolítica e a importância, nesse contexto, do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação são objectivos norteadores deste estudo. O enquadramento metodológico do nosso estudo privilegia uma abordagem qualitativa do tipo Estudo de Caso, recorrendo a técnicas de recolha de informação como a entrevista, o inquérito por questionário e a análise de documentos. Pelos dados apurados através deste estudo, verificamos que os docentes do 1.º CEB deste agrupamento privilegiam a comunicação verbal, em detrimento das TIC, como instrumento de participação. Essa comunicação realiza-se de forma cautelosa, típica de um comportamento micropolítico, em relação a alguns assuntos denominados de “mais delicados” e principalmente no uso de ferramentas ou em situações que permitam registos dessa participação. ABSTRACT: This work analyses the participation that involves primary school teachers and those in charge of managing a group of schools, in the context of a school organization, in what concerns both guidelines and practices. To get to know the rationalities that motivate the participation of some actors in light of the organizational image of the school as micropolitical and the importance, in that context, of the use of Information and Communication Technologies are the main objective of this work. The methodological framework of our study privileges a qualitative approach, and a case study is used, employing information gathering techniques such as the interview, the questionnaire and document analysis. From the data gathered through this study, we came to the conclusion that the primary school teachers of the group of schools studied privilege verbal communication in detriment of the use of Information and Communication Technologies, as an instrument of participation. This communication is undertaken in a cautious way, typical of a micropolitic behaviour, in what concerns some issues viewed as “more delicate” and mainly in what is connected with the use of tools or in situations that allow for records of this participation to be kept.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:30:20Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1001porGonçalves, Maria Goreti Oliveira Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:56:17Zoai:ria.ua.pt:10773/1001Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:47.539714Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A participação num agrupamento de escolas : o papel da Internet
title A participação num agrupamento de escolas : o papel da Internet
spellingShingle A participação num agrupamento de escolas : o papel da Internet
Gonçalves, Maria Goreti Oliveira Carvalho
Administração escolar
Organização escolar
Política escolar
Tecnologia educativa
Internet
title_short A participação num agrupamento de escolas : o papel da Internet
title_full A participação num agrupamento de escolas : o papel da Internet
title_fullStr A participação num agrupamento de escolas : o papel da Internet
title_full_unstemmed A participação num agrupamento de escolas : o papel da Internet
title_sort A participação num agrupamento de escolas : o papel da Internet
author Gonçalves, Maria Goreti Oliveira Carvalho
author_facet Gonçalves, Maria Goreti Oliveira Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Maria Goreti Oliveira Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Administração escolar
Organização escolar
Política escolar
Tecnologia educativa
Internet
topic Administração escolar
Organização escolar
Política escolar
Tecnologia educativa
Internet
description O presente trabalho analisa a participação que envolve os docentes do 1.º ciclo do ensino básico e o conselho executivo de um agrupamento vertical de escolas, no contexto de uma organização escolar, quer em relação às orientações quer em relação às práticas. Conhecer as racionalidades que movem a participação de alguns actores à luz da imagem organizacional da escola como micropolítica e a importância, nesse contexto, do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação são objectivos norteadores deste estudo. O enquadramento metodológico do nosso estudo privilegia uma abordagem qualitativa do tipo Estudo de Caso, recorrendo a técnicas de recolha de informação como a entrevista, o inquérito por questionário e a análise de documentos. Pelos dados apurados através deste estudo, verificamos que os docentes do 1.º CEB deste agrupamento privilegiam a comunicação verbal, em detrimento das TIC, como instrumento de participação. Essa comunicação realiza-se de forma cautelosa, típica de um comportamento micropolítico, em relação a alguns assuntos denominados de “mais delicados” e principalmente no uso de ferramentas ou em situações que permitam registos dessa participação. ABSTRACT: This work analyses the participation that involves primary school teachers and those in charge of managing a group of schools, in the context of a school organization, in what concerns both guidelines and practices. To get to know the rationalities that motivate the participation of some actors in light of the organizational image of the school as micropolitical and the importance, in that context, of the use of Information and Communication Technologies are the main objective of this work. The methodological framework of our study privileges a qualitative approach, and a case study is used, employing information gathering techniques such as the interview, the questionnaire and document analysis. From the data gathered through this study, we came to the conclusion that the primary school teachers of the group of schools studied privilege verbal communication in detriment of the use of Information and Communication Technologies, as an instrument of participation. This communication is undertaken in a cautious way, typical of a micropolitic behaviour, in what concerns some issues viewed as “more delicate” and mainly in what is connected with the use of tools or in situations that allow for records of this participation to be kept.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2007
2011-04-19T13:30:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1001
url http://hdl.handle.net/10773/1001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137447478558720