Inclusão digital das micro e pequenas empresas no brasil: avaliação de impactos e recomendações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Paulo Sérgio Araújo de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/3296
Resumo: As micro-empresas e pequenas empresas (MPES) representam 98% das empresas constituídas, 21% do PIB (Produto Interno Bruto) e geram cerca de 67% das vagas de emprego no Brasil, trabalhando em vários segmentos, entre comércio, serviços e indústria. As MPES apresentam alta taxa de criação e extinção, além de frequentemente funcionarem na informalidade. As tecnologias de informação e comunicação (TIC) são um instrumento para a competitividade e lucratividade das organizações, entretanto ainda estão excluídas da realidade de muitas pessoas e empresas brasileiras. Diante disto, este trabalho propõe-se a mostrar as principais ações que são realizadas no Brasil para promover a inclusão digital das MPES, através de vários programas instituídos pelo governo federal, estadual, municipal, iniciativa privada, entidades do terceiro setor e universidades. Também é feita a comparação das ações que são realizadas pelo governo brasileiro com as do governo português, com intuito de apontar alternativas para a inclusão digital das MPES brasileiras. Este estudo apresenta um projeto modelo de infoinclusão para MPES, demonstrando as etapas necessárias para a adequada inclusão digital, baseado no estado de informatização e no conteúdo existente da organização. Como parte desse projeto modelo, foi realizada uma pesquisa do tipo survey com 41 empresas, verificando-se o nível de utilização de TIC e inovações, com intuito de se testar um instrumento diagnóstico de inclusão digital. Assim, através deste estudo, espera-se contribuir para o processo de infoinclusão brasileiro.
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