Desenvolvimento de atividades com TIC pelos alunos numa escola de 1º ciclo de ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria Rosário
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Grácio, João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/8934
Resumo: Este artigo surge como pretexto para uma reflexão sobre algumas atividades que foram sendo desenvolvidas, durante o ano letivo 2012/13, com recurso às TIC numa escola onde não havia o hábito de utilizar frequentemente o computador com os alunos. O objetivo era que os professores fossem adotando uma metodolo-gia mais centrada em pequenos projetos com a utilização das TIC. Para o conse-guir optou-se por iniciar as atividades com um tema não curricular e, à medida que os professores se iam sentindo mais confiantes na gestão do uso das tecnologias pelos alunos, houve uma progressão para temas mais curriculares.Neste artigo procuraremos detalhar o modo como a experiência foi organizada e os reflexos que se obtiveram na aprendizagem dos alunos. Como resultado mais significativo registamos a atitude responsável na utilização da Internet e a vontade de colaborar nas atividades propostas.
id RCAP_80a517ed40efec37a6d7185f067e0ae9
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/8934
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de atividades com TIC pelos alunos numa escola de 1º ciclo de ensino básicoTIC1º CEBAprendizagemHighlyICTPrimary schoolLearningEste artigo surge como pretexto para uma reflexão sobre algumas atividades que foram sendo desenvolvidas, durante o ano letivo 2012/13, com recurso às TIC numa escola onde não havia o hábito de utilizar frequentemente o computador com os alunos. O objetivo era que os professores fossem adotando uma metodolo-gia mais centrada em pequenos projetos com a utilização das TIC. Para o conse-guir optou-se por iniciar as atividades com um tema não curricular e, à medida que os professores se iam sentindo mais confiantes na gestão do uso das tecnologias pelos alunos, houve uma progressão para temas mais curriculares.Neste artigo procuraremos detalhar o modo como a experiência foi organizada e os reflexos que se obtiveram na aprendizagem dos alunos. Como resultado mais significativo registamos a atitude responsável na utilização da Internet e a vontade de colaborar nas atividades propostas.This article emerges as an argument for reflection on some activities that have promoted the educational use of ICT. This experience has occurred in 2012/2013, in a Primary school where computers weren’t frequently used by the students. The main goal of this experience was the adoption by the teachers of a different meth-odology regarding the use of ICT with their students, centered in small projects. The main project was initiated with some not curricular activities and when the teachers felt more confident when using ICT with the students, there were somecurricular issues that were broached. In this article, we intend to reflect about the experience, how it was organized and the changes that occurred on the students’ learning process. As a main result, we can asseverate the responsible attitude re-garding the internet’s use and the will to co-operate in all the activities.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalRepositório ComumRodrigues, Maria RosárioGrácio, João2015-06-15T12:25:31Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/8934por1647-3078info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:36Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/8934Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:34.765921Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de atividades com TIC pelos alunos numa escola de 1º ciclo de ensino básico
title Desenvolvimento de atividades com TIC pelos alunos numa escola de 1º ciclo de ensino básico
spellingShingle Desenvolvimento de atividades com TIC pelos alunos numa escola de 1º ciclo de ensino básico
Rodrigues, Maria Rosário
TIC
1º CEB
Aprendizagem
Highly
ICT
Primary school
Learning
title_short Desenvolvimento de atividades com TIC pelos alunos numa escola de 1º ciclo de ensino básico
title_full Desenvolvimento de atividades com TIC pelos alunos numa escola de 1º ciclo de ensino básico
title_fullStr Desenvolvimento de atividades com TIC pelos alunos numa escola de 1º ciclo de ensino básico
title_full_unstemmed Desenvolvimento de atividades com TIC pelos alunos numa escola de 1º ciclo de ensino básico
title_sort Desenvolvimento de atividades com TIC pelos alunos numa escola de 1º ciclo de ensino básico
author Rodrigues, Maria Rosário
author_facet Rodrigues, Maria Rosário
Grácio, João
author_role author
author2 Grácio, João
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Maria Rosário
Grácio, João
dc.subject.por.fl_str_mv TIC
1º CEB
Aprendizagem
Highly
ICT
Primary school
Learning
topic TIC
1º CEB
Aprendizagem
Highly
ICT
Primary school
Learning
description Este artigo surge como pretexto para uma reflexão sobre algumas atividades que foram sendo desenvolvidas, durante o ano letivo 2012/13, com recurso às TIC numa escola onde não havia o hábito de utilizar frequentemente o computador com os alunos. O objetivo era que os professores fossem adotando uma metodolo-gia mais centrada em pequenos projetos com a utilização das TIC. Para o conse-guir optou-se por iniciar as atividades com um tema não curricular e, à medida que os professores se iam sentindo mais confiantes na gestão do uso das tecnologias pelos alunos, houve uma progressão para temas mais curriculares.Neste artigo procuraremos detalhar o modo como a experiência foi organizada e os reflexos que se obtiveram na aprendizagem dos alunos. Como resultado mais significativo registamos a atitude responsável na utilização da Internet e a vontade de colaborar nas atividades propostas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2015-06-15T12:25:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/8934
url http://hdl.handle.net/10400.26/8934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-3078
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135333154029568