Desenvolvimento de atividades com TIC pelos alunos numa escola de 1º ciclo de ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/8934 |
Resumo: | Este artigo surge como pretexto para uma reflexão sobre algumas atividades que foram sendo desenvolvidas, durante o ano letivo 2012/13, com recurso às TIC numa escola onde não havia o hábito de utilizar frequentemente o computador com os alunos. O objetivo era que os professores fossem adotando uma metodolo-gia mais centrada em pequenos projetos com a utilização das TIC. Para o conse-guir optou-se por iniciar as atividades com um tema não curricular e, à medida que os professores se iam sentindo mais confiantes na gestão do uso das tecnologias pelos alunos, houve uma progressão para temas mais curriculares.Neste artigo procuraremos detalhar o modo como a experiência foi organizada e os reflexos que se obtiveram na aprendizagem dos alunos. Como resultado mais significativo registamos a atitude responsável na utilização da Internet e a vontade de colaborar nas atividades propostas. |
id |
RCAP_80a517ed40efec37a6d7185f067e0ae9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/8934 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento de atividades com TIC pelos alunos numa escola de 1º ciclo de ensino básicoTIC1º CEBAprendizagemHighlyICTPrimary schoolLearningEste artigo surge como pretexto para uma reflexão sobre algumas atividades que foram sendo desenvolvidas, durante o ano letivo 2012/13, com recurso às TIC numa escola onde não havia o hábito de utilizar frequentemente o computador com os alunos. O objetivo era que os professores fossem adotando uma metodolo-gia mais centrada em pequenos projetos com a utilização das TIC. Para o conse-guir optou-se por iniciar as atividades com um tema não curricular e, à medida que os professores se iam sentindo mais confiantes na gestão do uso das tecnologias pelos alunos, houve uma progressão para temas mais curriculares.Neste artigo procuraremos detalhar o modo como a experiência foi organizada e os reflexos que se obtiveram na aprendizagem dos alunos. Como resultado mais significativo registamos a atitude responsável na utilização da Internet e a vontade de colaborar nas atividades propostas.This article emerges as an argument for reflection on some activities that have promoted the educational use of ICT. This experience has occurred in 2012/2013, in a Primary school where computers weren’t frequently used by the students. The main goal of this experience was the adoption by the teachers of a different meth-odology regarding the use of ICT with their students, centered in small projects. The main project was initiated with some not curricular activities and when the teachers felt more confident when using ICT with the students, there were somecurricular issues that were broached. In this article, we intend to reflect about the experience, how it was organized and the changes that occurred on the students’ learning process. As a main result, we can asseverate the responsible attitude re-garding the internet’s use and the will to co-operate in all the activities.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalRepositório ComumRodrigues, Maria RosárioGrácio, João2015-06-15T12:25:31Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/8934por1647-3078info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:36Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/8934Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:34.765921Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de atividades com TIC pelos alunos numa escola de 1º ciclo de ensino básico |
title |
Desenvolvimento de atividades com TIC pelos alunos numa escola de 1º ciclo de ensino básico |
spellingShingle |
Desenvolvimento de atividades com TIC pelos alunos numa escola de 1º ciclo de ensino básico Rodrigues, Maria Rosário TIC 1º CEB Aprendizagem Highly ICT Primary school Learning |
title_short |
Desenvolvimento de atividades com TIC pelos alunos numa escola de 1º ciclo de ensino básico |
title_full |
Desenvolvimento de atividades com TIC pelos alunos numa escola de 1º ciclo de ensino básico |
title_fullStr |
Desenvolvimento de atividades com TIC pelos alunos numa escola de 1º ciclo de ensino básico |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de atividades com TIC pelos alunos numa escola de 1º ciclo de ensino básico |
title_sort |
Desenvolvimento de atividades com TIC pelos alunos numa escola de 1º ciclo de ensino básico |
author |
Rodrigues, Maria Rosário |
author_facet |
Rodrigues, Maria Rosário Grácio, João |
author_role |
author |
author2 |
Grácio, João |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Maria Rosário Grácio, João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TIC 1º CEB Aprendizagem Highly ICT Primary school Learning |
topic |
TIC 1º CEB Aprendizagem Highly ICT Primary school Learning |
description |
Este artigo surge como pretexto para uma reflexão sobre algumas atividades que foram sendo desenvolvidas, durante o ano letivo 2012/13, com recurso às TIC numa escola onde não havia o hábito de utilizar frequentemente o computador com os alunos. O objetivo era que os professores fossem adotando uma metodolo-gia mais centrada em pequenos projetos com a utilização das TIC. Para o conse-guir optou-se por iniciar as atividades com um tema não curricular e, à medida que os professores se iam sentindo mais confiantes na gestão do uso das tecnologias pelos alunos, houve uma progressão para temas mais curriculares.Neste artigo procuraremos detalhar o modo como a experiência foi organizada e os reflexos que se obtiveram na aprendizagem dos alunos. Como resultado mais significativo registamos a atitude responsável na utilização da Internet e a vontade de colaborar nas atividades propostas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z 2015-06-15T12:25:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/8934 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/8934 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1647-3078 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135333154029568 |