A investigação qualitativa e o aporte (auto)biográfico: Diálogos entre métodos e sujeitos nas pesquisas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Heriédna Cardoso
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Coube, Roberta Jardim, Diniz, Andreia Viana da Silva, Rodrigues, Verônica Fabíola Neves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.351-365
Resumo: Este texto propõe uma imersão descritiva nos modos teórico-metodológicos utilizados no desenvolvimento de pesquisas realizadas em contextos educacionais brasileiros. As três pesquisas apresentadas dialogam com a investigação qualitativa via a adoção e inspiração dos princípios da Pesquisa Narrativa (Auto)Biográfica. Essa opção teórico-metodológica admite a emersão das subjetividades dos sujeitos que constroem as pesquisas, sejam eles autores ou participantes, e defende a não dissociação entre sujeito e pesquisa, pessoal e profissional, nos processos de formação, além de auxiliar na compreensão da complexidade dos fenômenos pesquisados. Nesse sentido, apresentamos três pesquisas realizadas pelas autoras deste texto em instituições educacionais brasileiras que encontram nas suas metodologias especificidades e leituras que ampliam o olhar para o modo de construir pesquisas e produzir conhecimento. A tese de doutorado segue o olhar da heterociência como propõe Mikail Bakhtin; uma dissertação apresenta a mônada, seguindo a proposição de Walter Benjamin, como modo de organização e leitura das narrativas, e a última dissertação faz uso do entrelaçamento das narrativas de experiências de docentes e discentes construídos via entrevistas narrativas.
id RCAP_80b1987aa755a786928ef34695a11df8
oai_identifier_str oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/102
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A investigação qualitativa e o aporte (auto)biográfico: Diálogos entre métodos e sujeitos nas pesquisasQualitatives investigations and (auto) biographical contribution: Dialogues between methods and participants of researchesQualitative Research; (Auto)biographical Contribution; Narrative.Investigação Qualitativa; Pesquisa Narrativa (Auto)biográfica; Narrativa.Este texto propõe uma imersão descritiva nos modos teórico-metodológicos utilizados no desenvolvimento de pesquisas realizadas em contextos educacionais brasileiros. As três pesquisas apresentadas dialogam com a investigação qualitativa via a adoção e inspiração dos princípios da Pesquisa Narrativa (Auto)Biográfica. Essa opção teórico-metodológica admite a emersão das subjetividades dos sujeitos que constroem as pesquisas, sejam eles autores ou participantes, e defende a não dissociação entre sujeito e pesquisa, pessoal e profissional, nos processos de formação, além de auxiliar na compreensão da complexidade dos fenômenos pesquisados. Nesse sentido, apresentamos três pesquisas realizadas pelas autoras deste texto em instituições educacionais brasileiras que encontram nas suas metodologias especificidades e leituras que ampliam o olhar para o modo de construir pesquisas e produzir conhecimento. A tese de doutorado segue o olhar da heterociência como propõe Mikail Bakhtin; uma dissertação apresenta a mônada, seguindo a proposição de Walter Benjamin, como modo de organização e leitura das narrativas, e a última dissertação faz uso do entrelaçamento das narrativas de experiências de docentes e discentes construídos via entrevistas narrativas.This text proposes a descriptive immersion in the theoretical-methodological modes used in the development of research conducted in Brazilian educational contexts. The three researches presented dialogue with qualitative research through the adoption and inspiration of the principles of Narrative (Self)Biographical Research. This theoretical-methodological option allows the emersion of the subjectivities of the subjects who construct the research, whether they are authors or participants, and defends the non-dissociation between the subject and the research, both personal and professional, in the formation processes, in addition to helping to understand the complexity of the phenomena researched. In this sense, we present three researches carried out by the authors of this text in Brazilian educational institutions that find in their methodologies specificities and readings that broaden the look for the way of building research and producing knowledge. The doctoral thesis follows the view of heteroscience as proposed by Mikail Bakhtin; a dissertation presents the monad, following Walter Benjamin's proposition, as a way of organizing and reading narratives, and the last dissertation makes use of the interweaving of the narratives of teachers' and students' experiences constructed through narrative interviews.Ludomedia2020-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.351-365https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.351-365New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 351-365New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 351-365New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 351-3652184-777010.36367/ntqr.2.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/102https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/102/260Guimarães, Heriédna CardosoCoube, Roberta JardimDiniz, Andreia Viana da SilvaRodrigues, Verônica Fabíola Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:15Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/102Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:57.149898Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A investigação qualitativa e o aporte (auto)biográfico: Diálogos entre métodos e sujeitos nas pesquisas
Qualitatives investigations and (auto) biographical contribution: Dialogues between methods and participants of researches
title A investigação qualitativa e o aporte (auto)biográfico: Diálogos entre métodos e sujeitos nas pesquisas
spellingShingle A investigação qualitativa e o aporte (auto)biográfico: Diálogos entre métodos e sujeitos nas pesquisas
Guimarães, Heriédna Cardoso
Qualitative Research; (Auto)biographical Contribution; Narrative.
Investigação Qualitativa; Pesquisa Narrativa (Auto)biográfica; Narrativa.
title_short A investigação qualitativa e o aporte (auto)biográfico: Diálogos entre métodos e sujeitos nas pesquisas
title_full A investigação qualitativa e o aporte (auto)biográfico: Diálogos entre métodos e sujeitos nas pesquisas
title_fullStr A investigação qualitativa e o aporte (auto)biográfico: Diálogos entre métodos e sujeitos nas pesquisas
title_full_unstemmed A investigação qualitativa e o aporte (auto)biográfico: Diálogos entre métodos e sujeitos nas pesquisas
title_sort A investigação qualitativa e o aporte (auto)biográfico: Diálogos entre métodos e sujeitos nas pesquisas
author Guimarães, Heriédna Cardoso
author_facet Guimarães, Heriédna Cardoso
Coube, Roberta Jardim
Diniz, Andreia Viana da Silva
Rodrigues, Verônica Fabíola Neves
author_role author
author2 Coube, Roberta Jardim
Diniz, Andreia Viana da Silva
Rodrigues, Verônica Fabíola Neves
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Heriédna Cardoso
Coube, Roberta Jardim
Diniz, Andreia Viana da Silva
Rodrigues, Verônica Fabíola Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Qualitative Research; (Auto)biographical Contribution; Narrative.
Investigação Qualitativa; Pesquisa Narrativa (Auto)biográfica; Narrativa.
topic Qualitative Research; (Auto)biographical Contribution; Narrative.
Investigação Qualitativa; Pesquisa Narrativa (Auto)biográfica; Narrativa.
description Este texto propõe uma imersão descritiva nos modos teórico-metodológicos utilizados no desenvolvimento de pesquisas realizadas em contextos educacionais brasileiros. As três pesquisas apresentadas dialogam com a investigação qualitativa via a adoção e inspiração dos princípios da Pesquisa Narrativa (Auto)Biográfica. Essa opção teórico-metodológica admite a emersão das subjetividades dos sujeitos que constroem as pesquisas, sejam eles autores ou participantes, e defende a não dissociação entre sujeito e pesquisa, pessoal e profissional, nos processos de formação, além de auxiliar na compreensão da complexidade dos fenômenos pesquisados. Nesse sentido, apresentamos três pesquisas realizadas pelas autoras deste texto em instituições educacionais brasileiras que encontram nas suas metodologias especificidades e leituras que ampliam o olhar para o modo de construir pesquisas e produzir conhecimento. A tese de doutorado segue o olhar da heterociência como propõe Mikail Bakhtin; uma dissertação apresenta a mônada, seguindo a proposição de Walter Benjamin, como modo de organização e leitura das narrativas, e a última dissertação faz uso do entrelaçamento das narrativas de experiências de docentes e discentes construídos via entrevistas narrativas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.351-365
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.351-365
url https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.351-365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/102
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/102/260
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 351-365
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 351-365
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 351-365
2184-7770
10.36367/ntqr.2.2020
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130346402349056