A investigação qualitativa e o aporte (auto)biográfico: Diálogos entre métodos e sujeitos nas pesquisas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.351-365 |
Resumo: | Este texto propõe uma imersão descritiva nos modos teórico-metodológicos utilizados no desenvolvimento de pesquisas realizadas em contextos educacionais brasileiros. As três pesquisas apresentadas dialogam com a investigação qualitativa via a adoção e inspiração dos princípios da Pesquisa Narrativa (Auto)Biográfica. Essa opção teórico-metodológica admite a emersão das subjetividades dos sujeitos que constroem as pesquisas, sejam eles autores ou participantes, e defende a não dissociação entre sujeito e pesquisa, pessoal e profissional, nos processos de formação, além de auxiliar na compreensão da complexidade dos fenômenos pesquisados. Nesse sentido, apresentamos três pesquisas realizadas pelas autoras deste texto em instituições educacionais brasileiras que encontram nas suas metodologias especificidades e leituras que ampliam o olhar para o modo de construir pesquisas e produzir conhecimento. A tese de doutorado segue o olhar da heterociência como propõe Mikail Bakhtin; uma dissertação apresenta a mônada, seguindo a proposição de Walter Benjamin, como modo de organização e leitura das narrativas, e a última dissertação faz uso do entrelaçamento das narrativas de experiências de docentes e discentes construídos via entrevistas narrativas. |
id |
RCAP_80b1987aa755a786928ef34695a11df8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/102 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A investigação qualitativa e o aporte (auto)biográfico: Diálogos entre métodos e sujeitos nas pesquisasQualitatives investigations and (auto) biographical contribution: Dialogues between methods and participants of researchesQualitative Research; (Auto)biographical Contribution; Narrative.Investigação Qualitativa; Pesquisa Narrativa (Auto)biográfica; Narrativa.Este texto propõe uma imersão descritiva nos modos teórico-metodológicos utilizados no desenvolvimento de pesquisas realizadas em contextos educacionais brasileiros. As três pesquisas apresentadas dialogam com a investigação qualitativa via a adoção e inspiração dos princípios da Pesquisa Narrativa (Auto)Biográfica. Essa opção teórico-metodológica admite a emersão das subjetividades dos sujeitos que constroem as pesquisas, sejam eles autores ou participantes, e defende a não dissociação entre sujeito e pesquisa, pessoal e profissional, nos processos de formação, além de auxiliar na compreensão da complexidade dos fenômenos pesquisados. Nesse sentido, apresentamos três pesquisas realizadas pelas autoras deste texto em instituições educacionais brasileiras que encontram nas suas metodologias especificidades e leituras que ampliam o olhar para o modo de construir pesquisas e produzir conhecimento. A tese de doutorado segue o olhar da heterociência como propõe Mikail Bakhtin; uma dissertação apresenta a mônada, seguindo a proposição de Walter Benjamin, como modo de organização e leitura das narrativas, e a última dissertação faz uso do entrelaçamento das narrativas de experiências de docentes e discentes construídos via entrevistas narrativas.This text proposes a descriptive immersion in the theoretical-methodological modes used in the development of research conducted in Brazilian educational contexts. The three researches presented dialogue with qualitative research through the adoption and inspiration of the principles of Narrative (Self)Biographical Research. This theoretical-methodological option allows the emersion of the subjectivities of the subjects who construct the research, whether they are authors or participants, and defends the non-dissociation between the subject and the research, both personal and professional, in the formation processes, in addition to helping to understand the complexity of the phenomena researched. In this sense, we present three researches carried out by the authors of this text in Brazilian educational institutions that find in their methodologies specificities and readings that broaden the look for the way of building research and producing knowledge. The doctoral thesis follows the view of heteroscience as proposed by Mikail Bakhtin; a dissertation presents the monad, following Walter Benjamin's proposition, as a way of organizing and reading narratives, and the last dissertation makes use of the interweaving of the narratives of teachers' and students' experiences constructed through narrative interviews.Ludomedia2020-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.351-365https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.351-365New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 351-365New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 351-365New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 351-3652184-777010.36367/ntqr.2.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/102https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/102/260Guimarães, Heriédna CardosoCoube, Roberta JardimDiniz, Andreia Viana da SilvaRodrigues, Verônica Fabíola Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:15Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/102Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:57.149898Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A investigação qualitativa e o aporte (auto)biográfico: Diálogos entre métodos e sujeitos nas pesquisas Qualitatives investigations and (auto) biographical contribution: Dialogues between methods and participants of researches |
title |
A investigação qualitativa e o aporte (auto)biográfico: Diálogos entre métodos e sujeitos nas pesquisas |
spellingShingle |
A investigação qualitativa e o aporte (auto)biográfico: Diálogos entre métodos e sujeitos nas pesquisas Guimarães, Heriédna Cardoso Qualitative Research; (Auto)biographical Contribution; Narrative. Investigação Qualitativa; Pesquisa Narrativa (Auto)biográfica; Narrativa. |
title_short |
A investigação qualitativa e o aporte (auto)biográfico: Diálogos entre métodos e sujeitos nas pesquisas |
title_full |
A investigação qualitativa e o aporte (auto)biográfico: Diálogos entre métodos e sujeitos nas pesquisas |
title_fullStr |
A investigação qualitativa e o aporte (auto)biográfico: Diálogos entre métodos e sujeitos nas pesquisas |
title_full_unstemmed |
A investigação qualitativa e o aporte (auto)biográfico: Diálogos entre métodos e sujeitos nas pesquisas |
title_sort |
A investigação qualitativa e o aporte (auto)biográfico: Diálogos entre métodos e sujeitos nas pesquisas |
author |
Guimarães, Heriédna Cardoso |
author_facet |
Guimarães, Heriédna Cardoso Coube, Roberta Jardim Diniz, Andreia Viana da Silva Rodrigues, Verônica Fabíola Neves |
author_role |
author |
author2 |
Coube, Roberta Jardim Diniz, Andreia Viana da Silva Rodrigues, Verônica Fabíola Neves |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Heriédna Cardoso Coube, Roberta Jardim Diniz, Andreia Viana da Silva Rodrigues, Verônica Fabíola Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualitative Research; (Auto)biographical Contribution; Narrative. Investigação Qualitativa; Pesquisa Narrativa (Auto)biográfica; Narrativa. |
topic |
Qualitative Research; (Auto)biographical Contribution; Narrative. Investigação Qualitativa; Pesquisa Narrativa (Auto)biográfica; Narrativa. |
description |
Este texto propõe uma imersão descritiva nos modos teórico-metodológicos utilizados no desenvolvimento de pesquisas realizadas em contextos educacionais brasileiros. As três pesquisas apresentadas dialogam com a investigação qualitativa via a adoção e inspiração dos princípios da Pesquisa Narrativa (Auto)Biográfica. Essa opção teórico-metodológica admite a emersão das subjetividades dos sujeitos que constroem as pesquisas, sejam eles autores ou participantes, e defende a não dissociação entre sujeito e pesquisa, pessoal e profissional, nos processos de formação, além de auxiliar na compreensão da complexidade dos fenômenos pesquisados. Nesse sentido, apresentamos três pesquisas realizadas pelas autoras deste texto em instituições educacionais brasileiras que encontram nas suas metodologias especificidades e leituras que ampliam o olhar para o modo de construir pesquisas e produzir conhecimento. A tese de doutorado segue o olhar da heterociência como propõe Mikail Bakhtin; uma dissertação apresenta a mônada, seguindo a proposição de Walter Benjamin, como modo de organização e leitura das narrativas, e a última dissertação faz uso do entrelaçamento das narrativas de experiências de docentes e discentes construídos via entrevistas narrativas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.351-365 https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.351-365 |
url |
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.351-365 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/102 https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/102/260 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 351-365 New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 351-365 New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 351-365 2184-7770 10.36367/ntqr.2.2020 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130346402349056 |