Práticas de Inclusão de Alunos com perturbações do espetro do autismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/5207 |
Resumo: | Este artigo surge no âmbito de um estudo mais vasto que tem como principal objetivo identificar as Necessidades de Formação dos Docentes de Ensino Regular e de Educação Especial para a inclusão de alunos com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) nas escolas do ensino regular. Para a realização desse estudo, realizámos observações diretas em sala de aula e auscultámos os vários agentes educativos que podem contribuir para a inclusão efetiva destes alunos, nomeadamente os docentes de ensino regular (1º ciclo) e educação especial, diretores de agrupamentos de escolas com unidades de ensino estruturado para alunos autistas e encarregados de educação dos alunos com PEA. Paralelamente, analisámos os documentos de suporte ao desenvolvimento do processo educativo destes alunos. Mais especificamente, com as observações em sala de aula do ensino regular, pretendemos conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas e as formas de organização e gestão curricular da turma e de apoio e acompanhamento específico a estes alunos. Neste artigo apresentamos a análise das observações, tendo em conta: (i) o contexto de observação; (ii) as estratégias e atividades desenvolvidas; (iii) a relação comunicativa estabelecida.Desta análise, é possível inferir necessidades de formação que se situam tanto ao nível da compreensão da problemática das crianças como do planeamento e gestão curricular da turma. |
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Práticas de Inclusão de Alunos com perturbações do espetro do autismoInclusãoPerturbações do espetro do autismoObservação diretaFormação de professoresInclusionAutism spectrum disorderObservationTeacher educationTroubles du spectre autistiqueL'observation directeFormation des enseignantsEste artigo surge no âmbito de um estudo mais vasto que tem como principal objetivo identificar as Necessidades de Formação dos Docentes de Ensino Regular e de Educação Especial para a inclusão de alunos com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) nas escolas do ensino regular. Para a realização desse estudo, realizámos observações diretas em sala de aula e auscultámos os vários agentes educativos que podem contribuir para a inclusão efetiva destes alunos, nomeadamente os docentes de ensino regular (1º ciclo) e educação especial, diretores de agrupamentos de escolas com unidades de ensino estruturado para alunos autistas e encarregados de educação dos alunos com PEA. Paralelamente, analisámos os documentos de suporte ao desenvolvimento do processo educativo destes alunos. Mais especificamente, com as observações em sala de aula do ensino regular, pretendemos conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas e as formas de organização e gestão curricular da turma e de apoio e acompanhamento específico a estes alunos. Neste artigo apresentamos a análise das observações, tendo em conta: (i) o contexto de observação; (ii) as estratégias e atividades desenvolvidas; (iii) a relação comunicativa estabelecida.Desta análise, é possível inferir necessidades de formação que se situam tanto ao nível da compreensão da problemática das crianças como do planeamento e gestão curricular da turma.Abstract This article arises from a wider study and it aims to identify the Training Needs of General Education Teachers and Special Needs Teachers in order to allow the inclusion of students with Autism Spectrum Disorders (ASD) in mainstream schools. To perform this study, we conducted direct observations in the classroom and inquired several educational agents that can contribute to the effective inclusion of these students, namely general education teachers (1st cycle), special needs teachers, school groups directors with structured education units for autistic students, and parents of students with ASD. In line with this, we examined the documents supporting the development of the educational process of these students. In particular, with the observations in the regular education classroom, we intend to get to know the pedagogical practices developed, the organization and curricular management of the classroom and the means of specific support and monitoring of these students. In this article, we present the observations analysis, taking into account: (i) the context of the observation; (ii) the strategies and activities developed; (iii) the communicative relationship established. From this analysis, it is possible to infer training needs both in understanding the children‟s problematic and in the curriculum planning and management of the classroom.Résumé Cet article fait partie d'une étude plus large qui vise à identifier les besoins de formation des professeurs de l'enseignement régulier et l'éducation spéciale pour l'inclusion des élèves ayant des troubles du spectre autistique (TSA) dans les écoles ordinaires. Pour réaliser cette étude, nous avons effectué des observations directes dans la salle de classe et écouté les différents agents éducatifs qui peuvent contribuer à l'inclusion effective de ces élèves, y compris les professeurs de l‟enseignement régulier (1er cycle) et de l‟éducation spéciale, des directeurs de groupes scolaires avec des unités d‟enseignement structurées pour les élèves autistes et des parents d'élèves atteints de TSA. Parallèlement, nous avons analysé les documents d'appui au développement du processus éducatif de ces élèves. Plus précisément, avec les observations dans la salle de classe de l'enseignement régulier, nous voulons connaître les pratiques pédagogiques mises en place et les formes d'organisation et de gestion de classe, des programmes, de soutien et de suivi spécifique à ces élèves. Dans cet article, nous présentons l'analyse des observations, en tenant compte: (i) du contexte de l'observation; (Ii) des stratégies et des activités mises en place; (Iii) de la relation communicative établie. De cette analyse, nous pouvons déduire les besoins de formation qui se situent aussi bien au niveau de la compréhension du problème des enfants qu‟à celui de la planification et gestion de la classe et des programmes.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa,RCIPLLourenço, DídiaLeite, Teresa2015-09-21T13:24:15Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5207porLourenço, D., Leite, T., (2014) Práticas de Inclusão de Alunos com Perturbações do Espetro do Autismo, Da Investigação às Práticas, 5(2), 63 - 86.2182-1372info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:17Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5207Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:31.027644Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este artigo surge no âmbito de um estudo mais vasto que tem como principal objetivo identificar as Necessidades de Formação dos Docentes de Ensino Regular e de Educação Especial para a inclusão de alunos com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) nas escolas do ensino regular. Para a realização desse estudo, realizámos observações diretas em sala de aula e auscultámos os vários agentes educativos que podem contribuir para a inclusão efetiva destes alunos, nomeadamente os docentes de ensino regular (1º ciclo) e educação especial, diretores de agrupamentos de escolas com unidades de ensino estruturado para alunos autistas e encarregados de educação dos alunos com PEA. Paralelamente, analisámos os documentos de suporte ao desenvolvimento do processo educativo destes alunos. Mais especificamente, com as observações em sala de aula do ensino regular, pretendemos conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas e as formas de organização e gestão curricular da turma e de apoio e acompanhamento específico a estes alunos. Neste artigo apresentamos a análise das observações, tendo em conta: (i) o contexto de observação; (ii) as estratégias e atividades desenvolvidas; (iii) a relação comunicativa estabelecida.Desta análise, é possível inferir necessidades de formação que se situam tanto ao nível da compreensão da problemática das crianças como do planeamento e gestão curricular da turma. |
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