A cooperação entre pares e a gestão de conflitos numa sala de jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sorea, Anca Elena
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16500
Resumo: Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_80d1e552149bf9642572da8ba11d55ae
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16500
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A cooperação entre pares e a gestão de conflitos numa sala de jardim de infânciaCriançasConflitoGestão de conflitosCooperação entre paresChildrenConflictConflict managementPeer cooperationRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório resulta da Prática Profissional Supervisionada, Módulo II, do 2.ºano do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa. Apresenta a análise, fundamentação e reflexão crítica sobre o trabalho realizado ao longo da Prática Profissional Supervisionada, desenvolvida em contexto de Pré-Escolar. O mesmo apresenta todo o percurso realizado com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos de idade. A problemática surgiu depois da observação feita ao grupo de crianças e perceber que os conflitos entrepares emergiam com facilidade. Assim, surgiu o estudo - A cooperação entre pares e gestão de conflitos numa sala de Jardim de Infância. Assim, no quadro de investigação, procurou-se compreender quais as estratégias para prevenir/gerir conflitos e quais são as conceções das crianças sobre o tema. Recorreu-se à combinação de várias técnicas de recolha e análise de dados: i) observação; ii) entrevista à educadora cooperante e iii) entrevistas às crianças do grupo da sala de atividades da PPS II. A análise de dados foi realizada através de analise de conteúdo das notas de campo e das entrevistas realizadas. Com os resultados obtidos, percebeu-se que, nas primeiras idades, as crianças ainda sentem dificuldade em partilhar com os outros, também é possível concluir que, na generalidade, os conflitos surgiram entre crianças em contexto de brincadeira livre. No entanto, concluiu-se também que as crianças têm noção dos conflitos e sabem como reagir e gerir as situações com ou sem o apoio de um adulto. A partilha é algo que não se chega a pensar diariamente, mas sempre que possível deve ser promovido com o grupo de crianças. Os resultados, igualmente, indicaram que as crianças participantes do estudo consideram que a escolha dos pares não se define pelo sexo das crianças, apesar de existir alguma influência, ou idade das crianças, mas sim por ser uma relação de partilha de afetos e em que a brincadeira é a atividade central para essa interação.ABSTRACT This report results from the Supervised Professional Practice, Module II, of the 2nd year of the Master's Degree in Pre-School Education at the Escola Superior de Educação de Lisboa. It presents the analysis, reasoning and critical reflection on the work carried out during the Supervised Professional Practice, developed in the context of Pre-School. It presents the entire journey carried out with a group of children aged between three and six years old. The problem arose after observing the group of children and realizing that conflicts between peers emerged easily. Thus, the study - Cooperation between peers and conflict management in a kindergarten room was born. Thus, within the framework of the investigation, an attempt was made to understand which strategies were used to prevent/manage conflicts and which are the children's conceptions on the subject. A combination of various data collection and analysis techniques was used: i) observation; ii) interview with the cooperating educator and iii) interviews with the children in the PPS II activity room group. Data analysis was performed through content analysis of field notes and interviews. With the results obtained, it was noticed that, at early ages, children still find it difficult to share with others, it is also possible to conclude that, in general, conflicts arose between children in the context of free play. However, it was also concluded that children are aware of conflicts and know how to react and manage situations with or without adult support. Sharing is something that is not thought about on a daily basis, but whenever possible it should be promoted with the group of children. The results also indicated that the children participating in the study consider that the choice of peers is not defined by the sex of the children, although there is some influence, or the age of the children, but rather because it is a relationship of sharing affection and in which play is the central activity for this interaction.Simões, AnaRCIPLSorea, Anca Elena2023-09-21T09:51:05Z2023-07-102023-07-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16500TID:203356020porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-27T02:15:25Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16500Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:31:21.610057Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A cooperação entre pares e a gestão de conflitos numa sala de jardim de infância
title A cooperação entre pares e a gestão de conflitos numa sala de jardim de infância
spellingShingle A cooperação entre pares e a gestão de conflitos numa sala de jardim de infância
Sorea, Anca Elena
Crianças
Conflito
Gestão de conflitos
Cooperação entre pares
Children
Conflict
Conflict management
Peer cooperation
title_short A cooperação entre pares e a gestão de conflitos numa sala de jardim de infância
title_full A cooperação entre pares e a gestão de conflitos numa sala de jardim de infância
title_fullStr A cooperação entre pares e a gestão de conflitos numa sala de jardim de infância
title_full_unstemmed A cooperação entre pares e a gestão de conflitos numa sala de jardim de infância
title_sort A cooperação entre pares e a gestão de conflitos numa sala de jardim de infância
author Sorea, Anca Elena
author_facet Sorea, Anca Elena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, Ana
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Sorea, Anca Elena
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Conflito
Gestão de conflitos
Cooperação entre pares
Children
Conflict
Conflict management
Peer cooperation
topic Crianças
Conflito
Gestão de conflitos
Cooperação entre pares
Children
Conflict
Conflict management
Peer cooperation
description Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-21T09:51:05Z
2023-07-10
2023-07-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16500
TID:203356020
url http://hdl.handle.net/10400.21/16500
identifier_str_mv TID:203356020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133581820297216