“Não gosto quando fazes isso!” A perspetiva das educadoras quanto aos conflitos e a sua gestão em jardim de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/16520 |
Resumo: | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_93e85a5c578e283cf52c7119f7d85580 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16520 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
“Não gosto quando fazes isso!” A perspetiva das educadoras quanto aos conflitos e a sua gestão em jardim de infânciaConflitoCriançasEducador/aAutonomiaEstratégiasConflictChildrenEducatorAutonomyStrategiesRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II, que decorreu numa Instituição Particular de Solidariedade Social, no concelho de Cascais. No mesmo pretendo apresentar de forma sistemática e fundamentada a minha intervenção educativa ao longo do estágio, tendo em conta as aprendizagens realizadas. O grupo com o qual realizei a minha prática é constituído por vinte crianças, com idades compreendidas entre os 2 e os 6 anos de idade, pela educadora cooperante e por uma técnica de ação educativa. No relatório, será apresentada uma investigação realizada no decorrer da prática, tendo como tema “a perspetiva das educadoras quanto aos conflitos e a sua gestão em jardim de infância”. Este tema surgiu a partir das observações efetuadas durante a Prática Profissional Supervisionada II, nas quais, foi possível observar a emergência de diversos conflitos, diariamente, no grupo de crianças. O estudo realizado é de natureza qualitativa, como método para a investigação elegi o estudo de caso, tendo utilizado como técnicas de recolha de dados, a entrevista a duas educadoras, a consulta documental, a observação direta participante e a observação naturalista. Como instrumentos foram utilizados registos fotográficos e de áudio, notas de campo e reflexões semanais. Com esta investigação compreendi que as educadoras possuem um papel crucial no que se refere à gestão de conflitos entre os mais pequenos e à autonomia das crianças na gestão dos seus próprios conflitos, uma vez que, o/a educador/a de infância tem o papel de mediador na resolução de conflitos que surgem entre as crianças; que o/a educador/a deve promover a autonomia das crianças na resolução dos seus próprios conflitos; que o diálogo e a escuta são essenciais para terminar com os conflitos; que os conflitos proporcionam aprendizagens fundamentais, sendo por isso positivos, se explorados de forma construtiva. Através desta investigação, verifico que, os conflitos são essenciais para o desenvolvimento da criança, deste modo, não devem ser vistos como algo a evitar, mas sim, como uma fonte de aprendizagens.ABSTRACT This report was prepared within the scope of Supervised Professional Practice II, which took place in a Private Institution of Social Solidarity, in the municipality of Cascais In the same I intend to present in a systematic and reasoned way my educational intervention throughout the internship, taking into account the learning carried out. The group with which I carried out my practice consists of twenty children, aged between 2 and 6 years old, by the cooperating educator and by an educational action technician. The report will present an investigation carried out during the practice, with the theme “the perspective of educators regarding conflicts and their management in kindergarten”. This theme emerged from the observations made during Supervised Professional Practice II, in which it was possible to observe the emergence of several conflicts, daily, in the group of children. The study carried out is of a qualitative nature, as a method for the investigation I chose the case study, having used as data collection techniques, the interview to two educators, the documentary consultation, the direct participant observation and the naturalistic observation. As instruments, photographic and audio recordings, field notes and weekly reflections were used. With this investigation, I understood that educators have a crucial role in terms of managing conflicts between the youngest and the autonomy of children in managing their own conflicts, since the kindergarten teacher has the role as a mediator in resolving conflicts that arise between children; that the educator must promote the children's autonomy in resolving their own conflicts; that dialogue and listening are essential to ending conflicts; that conflicts provide fundamental learning, being therefore positive and explored in a constructive way. Through this investigation, I verify that conflicts are essential for the child's development, therefore, they should not be seen as something to avoid, but rather as a source of learning.Fuertes, MarinaRCIPLSoares, Isabel Campos2023-09-28T12:44:08Z2023-07-112023-07-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16520TID:203353129porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-04T02:15:28Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16520Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:33:16.711530Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Não gosto quando fazes isso!” A perspetiva das educadoras quanto aos conflitos e a sua gestão em jardim de infância |
title |
“Não gosto quando fazes isso!” A perspetiva das educadoras quanto aos conflitos e a sua gestão em jardim de infância |
spellingShingle |
“Não gosto quando fazes isso!” A perspetiva das educadoras quanto aos conflitos e a sua gestão em jardim de infância Soares, Isabel Campos Conflito Crianças Educador/a Autonomia Estratégias Conflict Children Educator Autonomy Strategies |
title_short |
“Não gosto quando fazes isso!” A perspetiva das educadoras quanto aos conflitos e a sua gestão em jardim de infância |
title_full |
“Não gosto quando fazes isso!” A perspetiva das educadoras quanto aos conflitos e a sua gestão em jardim de infância |
title_fullStr |
“Não gosto quando fazes isso!” A perspetiva das educadoras quanto aos conflitos e a sua gestão em jardim de infância |
title_full_unstemmed |
“Não gosto quando fazes isso!” A perspetiva das educadoras quanto aos conflitos e a sua gestão em jardim de infância |
title_sort |
“Não gosto quando fazes isso!” A perspetiva das educadoras quanto aos conflitos e a sua gestão em jardim de infância |
author |
Soares, Isabel Campos |
author_facet |
Soares, Isabel Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fuertes, Marina RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Isabel Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conflito Crianças Educador/a Autonomia Estratégias Conflict Children Educator Autonomy Strategies |
topic |
Conflito Crianças Educador/a Autonomia Estratégias Conflict Children Educator Autonomy Strategies |
description |
Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-28T12:44:08Z 2023-07-11 2023-07-11T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/16520 TID:203353129 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/16520 |
identifier_str_mv |
TID:203353129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133597591928832 |