A integração de blogues e podcasts no ensino do inglês : impacte numa turma com percurso curricular alternativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlão, Ana Paula dos Reis Campos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1404
Resumo: Este estudo de caso teve como finalidade principal aferir o impacte do uso de blogues e de podcasts no ensino do Inglês, numa turma de 5º ano com Percurso Curricular Alternativo. Embora os blogues e os podcasts possam já não ser os recursos online mais actuais, as suas características interactivas têm demonstrado eficácia e adequação ao ensino, sobretudo no ensino das línguas. Ainda que sejam conhecidas várias iniciativas, no âmbito do ensino da Língua Inglesa, de integração e implementação das TIC, ainda é difícil avaliar o uso pedagógico e o impacte destas tecnologias na mudança da prática lectiva dos professores e no desempenho dos alunos, nomeadamente em turmas com Percursos Curriculares Alternativos. Este trabalho constituiu uma possibilidade de se acrescentar informação adicional à literatura existente sobre esta temática, numa tentativa de propor respostas a situações de ensino que preocupam os docentes que se deparam com turmas de Percursos Curriculares Alternativos, que supõem uma oferta de ensino diferenciada e diversificada. A principal finalidade deste estudo consistiu em potenciar o uso pedagógico destas ferramentas, principalmente no desenvolvimento de actividades e intercâmbio em rede com os alunos, contribuindo para a adopção e diversificação dos recursos disponíveis na Web 2.0 e intervir a nível do desempenho dos alunos. Para tal, considerámos uma escola do 2º ciclo pertencente a um agrupamento de escolas da zona centro, preparando um estudo de caso que facultou resultados que não poderão ser generalizados, mas que poderão constituir uma mais-valia na replicação de boas práticas pedagógicas neste nível de ensino e com este tipo de oferta educativa. Os dados, recolhidos com recurso a inquéritos por questionário, grelhas de observação participante e submetidos a análise de conteúdo, permitiram a associação de ideias que conduziram a conclusões sobre o impacte do uso destas ferramentas junto deste grupo de alunos. Nos vários momentos de avaliação qualitativa e quantitativa deste trabalho verificou-se que o recurso às tecnologias blogue e podcast contribuiu para o aumento da literacia tecnológica deste grupo de alunos, ao mesmo tempo que promoveu o interesse/participação nas aulas de Língua Inglesa e propiciou o desenvolvimento das suas competências comunicativas. ABSTRACT: The aim of this study was to assess the impact of using blogs and podcasts in the teaching of English to a 5th form class on an alternative curricular pathway. Even though blogs and podcasts might no longer be the most current online resources, their interactive features have demonstrated effectiveness and suitability for teaching, especially for language teaching. Despite the fact that several initiatives involving the integration and use of ICT in teaching English as a Foreign Language are known, it is still difficult to assess the educational use and the impact of these technologies on teachers’ classroom practices and students’ performance, specifically in classes with these features. This study has given us the opportunity to add supplementary information to the existing literature on this topic in an attempt to suggest answers to situations that concern teachers who are faced with classes on alternative curricular pathways, i.e., classes which involve a range of diverse and differentiated teaching techniques. The main purpose of this study was to enhance the pedagogical use of these tools, especially in the development of activities and exchange in a network with students. Thus we aimed to contribute to the adoption and diversification of resources available in Web 2.0 and intervene in students’ performance. In order to achieve this, we chose an Elementary School (2nd and 3rd cycles), belonging to a group of schools in the centre of Portugal, and prepared a case study that might provide results which, while not able to be generalized, are still an advantage in the replication of best teaching practices at this level of education and with this type of educational provision. The data, collected by means of surveys, questionnaires, observation grids and submitted to content analysis, allowed for the association of ideas that led to conclusions about the impact of the use of these tools with this group of students. At various stages of the qualitative and quantitative evaluation of this work, we have found that the use of blog and podcast technology contributed to the increase of the technological literacy of this group of students, while promoting interest/participation in the English classes and granting the development of their communication skills.
id RCAP_80e899b1f0473975a3c4d841299ea986
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1404
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A integração de blogues e podcasts no ensino do inglês : impacte numa turma com percurso curricular alternativoEnsino multimédiaBloguesLíngua inglesaEnsino de uma segunda línguaEste estudo de caso teve como finalidade principal aferir o impacte do uso de blogues e de podcasts no ensino do Inglês, numa turma de 5º ano com Percurso Curricular Alternativo. Embora os blogues e os podcasts possam já não ser os recursos online mais actuais, as suas características interactivas têm demonstrado eficácia e adequação ao ensino, sobretudo no ensino das línguas. Ainda que sejam conhecidas várias iniciativas, no âmbito do ensino da Língua Inglesa, de integração e implementação das TIC, ainda é difícil avaliar o uso pedagógico e o impacte destas tecnologias na mudança da prática lectiva dos professores e no desempenho dos alunos, nomeadamente em turmas com Percursos Curriculares Alternativos. Este trabalho constituiu uma possibilidade de se acrescentar informação adicional à literatura existente sobre esta temática, numa tentativa de propor respostas a situações de ensino que preocupam os docentes que se deparam com turmas de Percursos Curriculares Alternativos, que supõem uma oferta de ensino diferenciada e diversificada. A principal finalidade deste estudo consistiu em potenciar o uso pedagógico destas ferramentas, principalmente no desenvolvimento de actividades e intercâmbio em rede com os alunos, contribuindo para a adopção e diversificação dos recursos disponíveis na Web 2.0 e intervir a nível do desempenho dos alunos. Para tal, considerámos uma escola do 2º ciclo pertencente a um agrupamento de escolas da zona centro, preparando um estudo de caso que facultou resultados que não poderão ser generalizados, mas que poderão constituir uma mais-valia na replicação de boas práticas pedagógicas neste nível de ensino e com este tipo de oferta educativa. Os dados, recolhidos com recurso a inquéritos por questionário, grelhas de observação participante e submetidos a análise de conteúdo, permitiram a associação de ideias que conduziram a conclusões sobre o impacte do uso destas ferramentas junto deste grupo de alunos. Nos vários momentos de avaliação qualitativa e quantitativa deste trabalho verificou-se que o recurso às tecnologias blogue e podcast contribuiu para o aumento da literacia tecnológica deste grupo de alunos, ao mesmo tempo que promoveu o interesse/participação nas aulas de Língua Inglesa e propiciou o desenvolvimento das suas competências comunicativas. ABSTRACT: The aim of this study was to assess the impact of using blogs and podcasts in the teaching of English to a 5th form class on an alternative curricular pathway. Even though blogs and podcasts might no longer be the most current online resources, their interactive features have demonstrated effectiveness and suitability for teaching, especially for language teaching. Despite the fact that several initiatives involving the integration and use of ICT in teaching English as a Foreign Language are known, it is still difficult to assess the educational use and the impact of these technologies on teachers’ classroom practices and students’ performance, specifically in classes with these features. This study has given us the opportunity to add supplementary information to the existing literature on this topic in an attempt to suggest answers to situations that concern teachers who are faced with classes on alternative curricular pathways, i.e., classes which involve a range of diverse and differentiated teaching techniques. The main purpose of this study was to enhance the pedagogical use of these tools, especially in the development of activities and exchange in a network with students. Thus we aimed to contribute to the adoption and diversification of resources available in Web 2.0 and intervene in students’ performance. In order to achieve this, we chose an Elementary School (2nd and 3rd cycles), belonging to a group of schools in the centre of Portugal, and prepared a case study that might provide results which, while not able to be generalized, are still an advantage in the replication of best teaching practices at this level of education and with this type of educational provision. The data, collected by means of surveys, questionnaires, observation grids and submitted to content analysis, allowed for the association of ideas that led to conclusions about the impact of the use of these tools with this group of students. At various stages of the qualitative and quantitative evaluation of this work, we have found that the use of blog and podcast technology contributed to the increase of the technological literacy of this group of students, while promoting interest/participation in the English classes and granting the development of their communication skills.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:39:51Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1404porCarlão, Ana Paula dos Reis Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:14Zoai:ria.ua.pt:10773/1404Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:05.212426Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A integração de blogues e podcasts no ensino do inglês : impacte numa turma com percurso curricular alternativo
title A integração de blogues e podcasts no ensino do inglês : impacte numa turma com percurso curricular alternativo
spellingShingle A integração de blogues e podcasts no ensino do inglês : impacte numa turma com percurso curricular alternativo
Carlão, Ana Paula dos Reis Campos
Ensino multimédia
Blogues
Língua inglesa
Ensino de uma segunda língua
title_short A integração de blogues e podcasts no ensino do inglês : impacte numa turma com percurso curricular alternativo
title_full A integração de blogues e podcasts no ensino do inglês : impacte numa turma com percurso curricular alternativo
title_fullStr A integração de blogues e podcasts no ensino do inglês : impacte numa turma com percurso curricular alternativo
title_full_unstemmed A integração de blogues e podcasts no ensino do inglês : impacte numa turma com percurso curricular alternativo
title_sort A integração de blogues e podcasts no ensino do inglês : impacte numa turma com percurso curricular alternativo
author Carlão, Ana Paula dos Reis Campos
author_facet Carlão, Ana Paula dos Reis Campos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlão, Ana Paula dos Reis Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino multimédia
Blogues
Língua inglesa
Ensino de uma segunda língua
topic Ensino multimédia
Blogues
Língua inglesa
Ensino de uma segunda língua
description Este estudo de caso teve como finalidade principal aferir o impacte do uso de blogues e de podcasts no ensino do Inglês, numa turma de 5º ano com Percurso Curricular Alternativo. Embora os blogues e os podcasts possam já não ser os recursos online mais actuais, as suas características interactivas têm demonstrado eficácia e adequação ao ensino, sobretudo no ensino das línguas. Ainda que sejam conhecidas várias iniciativas, no âmbito do ensino da Língua Inglesa, de integração e implementação das TIC, ainda é difícil avaliar o uso pedagógico e o impacte destas tecnologias na mudança da prática lectiva dos professores e no desempenho dos alunos, nomeadamente em turmas com Percursos Curriculares Alternativos. Este trabalho constituiu uma possibilidade de se acrescentar informação adicional à literatura existente sobre esta temática, numa tentativa de propor respostas a situações de ensino que preocupam os docentes que se deparam com turmas de Percursos Curriculares Alternativos, que supõem uma oferta de ensino diferenciada e diversificada. A principal finalidade deste estudo consistiu em potenciar o uso pedagógico destas ferramentas, principalmente no desenvolvimento de actividades e intercâmbio em rede com os alunos, contribuindo para a adopção e diversificação dos recursos disponíveis na Web 2.0 e intervir a nível do desempenho dos alunos. Para tal, considerámos uma escola do 2º ciclo pertencente a um agrupamento de escolas da zona centro, preparando um estudo de caso que facultou resultados que não poderão ser generalizados, mas que poderão constituir uma mais-valia na replicação de boas práticas pedagógicas neste nível de ensino e com este tipo de oferta educativa. Os dados, recolhidos com recurso a inquéritos por questionário, grelhas de observação participante e submetidos a análise de conteúdo, permitiram a associação de ideias que conduziram a conclusões sobre o impacte do uso destas ferramentas junto deste grupo de alunos. Nos vários momentos de avaliação qualitativa e quantitativa deste trabalho verificou-se que o recurso às tecnologias blogue e podcast contribuiu para o aumento da literacia tecnológica deste grupo de alunos, ao mesmo tempo que promoveu o interesse/participação nas aulas de Língua Inglesa e propiciou o desenvolvimento das suas competências comunicativas. ABSTRACT: The aim of this study was to assess the impact of using blogs and podcasts in the teaching of English to a 5th form class on an alternative curricular pathway. Even though blogs and podcasts might no longer be the most current online resources, their interactive features have demonstrated effectiveness and suitability for teaching, especially for language teaching. Despite the fact that several initiatives involving the integration and use of ICT in teaching English as a Foreign Language are known, it is still difficult to assess the educational use and the impact of these technologies on teachers’ classroom practices and students’ performance, specifically in classes with these features. This study has given us the opportunity to add supplementary information to the existing literature on this topic in an attempt to suggest answers to situations that concern teachers who are faced with classes on alternative curricular pathways, i.e., classes which involve a range of diverse and differentiated teaching techniques. The main purpose of this study was to enhance the pedagogical use of these tools, especially in the development of activities and exchange in a network with students. Thus we aimed to contribute to the adoption and diversification of resources available in Web 2.0 and intervene in students’ performance. In order to achieve this, we chose an Elementary School (2nd and 3rd cycles), belonging to a group of schools in the centre of Portugal, and prepared a case study that might provide results which, while not able to be generalized, are still an advantage in the replication of best teaching practices at this level of education and with this type of educational provision. The data, collected by means of surveys, questionnaires, observation grids and submitted to content analysis, allowed for the association of ideas that led to conclusions about the impact of the use of these tools with this group of students. At various stages of the qualitative and quantitative evaluation of this work, we have found that the use of blog and podcast technology contributed to the increase of the technological literacy of this group of students, while promoting interest/participation in the English classes and granting the development of their communication skills.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2011-04-19T13:39:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1404
url http://hdl.handle.net/10773/1404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137450189127680