Utilização de podcasts no ensino de inglês língua estrangeira : estudo exploratório em contexto não-formal e não-presencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Sandra Vieira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1398
Resumo: Assumindo que as aprendizagens informais que realizamos e gerimos no quotidiano constituem a nossa principal forma de aceder e assimilar conteúdos, é premente procurar rentabilizar essas experiências concretizando o seu potencial de forma efectiva e concreta. No contexto actual, essa concretização passa pela utilização de ferramentas tecnológicas que facilitem não só o acesso à informação, mas também a sua partilha, disseminação e assimilação. Nessas ferramentas incluem-se os podcasts que, ao conjugar a portabilidade, flexibilidade e a facilidade de partilha, apresentam-se como mais-valias na sociedade actual, em que, cada vez mais, o tempo e a gestão que fazemos dele e das aprendizagens assumem um papel determinante. É com base nestas premissas que surge este estudo exploratório sobre a utilização de podcasts no ensino de Inglês Língua Estrangeira. Partindo da criação de uma plataforma de aprendizagem na qual foram disponibilizados regularmente episódios em formato de podcast, pretendeu-se, com este trabalho, descrever e analisar os diferentes momentos de concretização do projecto e compreender as dinâmicas de ensino-aprendizagem que se podem estabelecer neste contexto, bem como outros factores que lhes estão subjacentes. Recorrendo à observação e análise da participação e da interacção entre os intervenientes, bem como a aplicação de um questionário, tiram-se conclusões quanto à validade da utilização deste tipo de objecto de aprendizagem no domínio do ensino das línguas estrangeiras. ABSTRACT: Informal learning takes place in our everyday lives and is our main source of content input. Therefore, it is important to take advantage of our daily experience, putting its potential into practice. Presently, technological tools such as podcasts make it easier for people to access, share, spread and assimilate information, within a society in which time and learning management are decisive. Podcasts have many strong points. They are mobile, flexible and easily shared, which makes them powerful learning tools. That is the point we have tried to make in this exploratory study. By creating podcasts to teach English as a Foreign Language and making them available online, we have tried to observe and understand the learning dynamics that took place when using these learning objects. Throughout this paper we have also described the project!s different stages and it!s impact, analysing the users! input and interaction, as well as their answers to an online questionnaire. Taking all these factors into consideration, we have come to conclusions as to the viability of using podcasts to effectively learn English.
id RCAP_d48c465359f4102956b28164bb1d25df
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1398
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Utilização de podcasts no ensino de inglês língua estrangeira : estudo exploratório em contexto não-formal e não-presencialTecnologia educativaEnsino multimédiaEnsino de línguasLíngua inglesaEnsino de uma segunda línguaAssumindo que as aprendizagens informais que realizamos e gerimos no quotidiano constituem a nossa principal forma de aceder e assimilar conteúdos, é premente procurar rentabilizar essas experiências concretizando o seu potencial de forma efectiva e concreta. No contexto actual, essa concretização passa pela utilização de ferramentas tecnológicas que facilitem não só o acesso à informação, mas também a sua partilha, disseminação e assimilação. Nessas ferramentas incluem-se os podcasts que, ao conjugar a portabilidade, flexibilidade e a facilidade de partilha, apresentam-se como mais-valias na sociedade actual, em que, cada vez mais, o tempo e a gestão que fazemos dele e das aprendizagens assumem um papel determinante. É com base nestas premissas que surge este estudo exploratório sobre a utilização de podcasts no ensino de Inglês Língua Estrangeira. Partindo da criação de uma plataforma de aprendizagem na qual foram disponibilizados regularmente episódios em formato de podcast, pretendeu-se, com este trabalho, descrever e analisar os diferentes momentos de concretização do projecto e compreender as dinâmicas de ensino-aprendizagem que se podem estabelecer neste contexto, bem como outros factores que lhes estão subjacentes. Recorrendo à observação e análise da participação e da interacção entre os intervenientes, bem como a aplicação de um questionário, tiram-se conclusões quanto à validade da utilização deste tipo de objecto de aprendizagem no domínio do ensino das línguas estrangeiras. ABSTRACT: Informal learning takes place in our everyday lives and is our main source of content input. Therefore, it is important to take advantage of our daily experience, putting its potential into practice. Presently, technological tools such as podcasts make it easier for people to access, share, spread and assimilate information, within a society in which time and learning management are decisive. Podcasts have many strong points. They are mobile, flexible and easily shared, which makes them powerful learning tools. That is the point we have tried to make in this exploratory study. By creating podcasts to teach English as a Foreign Language and making them available online, we have tried to observe and understand the learning dynamics that took place when using these learning objects. Throughout this paper we have also described the project!s different stages and it!s impact, analysing the users! input and interaction, as well as their answers to an online questionnaire. Taking all these factors into consideration, we have come to conclusions as to the viability of using podcasts to effectively learn English.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:39:47Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1398porVasconcelos, Sandra Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:13Zoai:ria.ua.pt:10773/1398Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:04.953282Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de podcasts no ensino de inglês língua estrangeira : estudo exploratório em contexto não-formal e não-presencial
title Utilização de podcasts no ensino de inglês língua estrangeira : estudo exploratório em contexto não-formal e não-presencial
spellingShingle Utilização de podcasts no ensino de inglês língua estrangeira : estudo exploratório em contexto não-formal e não-presencial
Vasconcelos, Sandra Vieira
Tecnologia educativa
Ensino multimédia
Ensino de línguas
Língua inglesa
Ensino de uma segunda língua
title_short Utilização de podcasts no ensino de inglês língua estrangeira : estudo exploratório em contexto não-formal e não-presencial
title_full Utilização de podcasts no ensino de inglês língua estrangeira : estudo exploratório em contexto não-formal e não-presencial
title_fullStr Utilização de podcasts no ensino de inglês língua estrangeira : estudo exploratório em contexto não-formal e não-presencial
title_full_unstemmed Utilização de podcasts no ensino de inglês língua estrangeira : estudo exploratório em contexto não-formal e não-presencial
title_sort Utilização de podcasts no ensino de inglês língua estrangeira : estudo exploratório em contexto não-formal e não-presencial
author Vasconcelos, Sandra Vieira
author_facet Vasconcelos, Sandra Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Sandra Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educativa
Ensino multimédia
Ensino de línguas
Língua inglesa
Ensino de uma segunda língua
topic Tecnologia educativa
Ensino multimédia
Ensino de línguas
Língua inglesa
Ensino de uma segunda língua
description Assumindo que as aprendizagens informais que realizamos e gerimos no quotidiano constituem a nossa principal forma de aceder e assimilar conteúdos, é premente procurar rentabilizar essas experiências concretizando o seu potencial de forma efectiva e concreta. No contexto actual, essa concretização passa pela utilização de ferramentas tecnológicas que facilitem não só o acesso à informação, mas também a sua partilha, disseminação e assimilação. Nessas ferramentas incluem-se os podcasts que, ao conjugar a portabilidade, flexibilidade e a facilidade de partilha, apresentam-se como mais-valias na sociedade actual, em que, cada vez mais, o tempo e a gestão que fazemos dele e das aprendizagens assumem um papel determinante. É com base nestas premissas que surge este estudo exploratório sobre a utilização de podcasts no ensino de Inglês Língua Estrangeira. Partindo da criação de uma plataforma de aprendizagem na qual foram disponibilizados regularmente episódios em formato de podcast, pretendeu-se, com este trabalho, descrever e analisar os diferentes momentos de concretização do projecto e compreender as dinâmicas de ensino-aprendizagem que se podem estabelecer neste contexto, bem como outros factores que lhes estão subjacentes. Recorrendo à observação e análise da participação e da interacção entre os intervenientes, bem como a aplicação de um questionário, tiram-se conclusões quanto à validade da utilização deste tipo de objecto de aprendizagem no domínio do ensino das línguas estrangeiras. ABSTRACT: Informal learning takes place in our everyday lives and is our main source of content input. Therefore, it is important to take advantage of our daily experience, putting its potential into practice. Presently, technological tools such as podcasts make it easier for people to access, share, spread and assimilate information, within a society in which time and learning management are decisive. Podcasts have many strong points. They are mobile, flexible and easily shared, which makes them powerful learning tools. That is the point we have tried to make in this exploratory study. By creating podcasts to teach English as a Foreign Language and making them available online, we have tried to observe and understand the learning dynamics that took place when using these learning objects. Throughout this paper we have also described the project!s different stages and it!s impact, analysing the users! input and interaction, as well as their answers to an online questionnaire. Taking all these factors into consideration, we have come to conclusions as to the viability of using podcasts to effectively learn English.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2011-04-19T13:39:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1398
url http://hdl.handle.net/10773/1398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137450174447616