Influência da entrada de genéricos na intensidade da concorrência no mercado dos medicamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Armada, Luís Miguel Freixo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/46739
Resumo: Dissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa
id RCAP_80f73ba4b78c3faee925737aa7749bdf
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/46739
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influência da entrada de genéricos na intensidade da concorrência no mercado dos medicamentosInfluence of generic entry on the intensity of competition in the medicines marketMercado do medicamentoGenéricosConcorrênciaPreçosQuotas de mercadoDeterminantesPortugalMedicines marketGenericsCompetitionPricesMarket sharesDeterminantsCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Economia Industrial e da EmpresaO mercado dos medicamentos é bastante interessante pela grande dinâmica que o envolve, principalmente em relação à intensidade concorrencial entre os medicamentos de referência e os medicamentos genéricos. O grande crescimento de genéricos em Portugal é muito recente, sendo no ano 2003 que estes medicamentos começam a ser comercializados com uma maior expressão, impulsionados pela introdução do Sistema de Preços de Referência e outras medidas que visavam promover o crescimento destes medicamentos no mercado português. Com base nos dados disponibilizados pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. para o período entre 2000 a 2015, foi elaborada uma análise descritiva, com o objetivo de estudar o efeito gerado pela entrada dos genéricos sobre as vendas dos medicamentos de referência das substâncias ativas que constituem a amostra. Esta análise mostrou que, na maior parte dos casos, a entrada dos genéricos no mercado gerou impactos significativos sobre as vendas e quotas de mercado, ambas em volume, das marcas. Foram também estimados três modelos econométricos, com o intuito de identificar os fatores determinantes da entrada de genéricos e da sua penetração no mercado. Os resultados obtidos sugerem que a dimensão do mercado é o fator que mais influencia a entrada dos genéricos no mercado. Relativamente à penetração dos genéricos, os resultados mostram que esta aumenta com o número de genéricos comercializados e com o diferencial de preços de venda praticados entre marcas e genéricos.The medicines market is quite interesting for its great dynamics which involves it, especially in relation to the competitive intensity between reference medicines and generic medicines. The high growth of generics in Portugal is very recent. Driven by the introduction of the Reference Pricing System and other measures that would promoted the growth of these medicines in the Portuguese market, it was in the year 2003 that these medicines began to be more widely. Considering the data provided by Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. for the period between 2000 and 2015, a descriptive analysis was performed, in order to study the impact generated by the entry of generic competitors on the reference medicines sales of the active substances in the sample. This analysis, in most cases, showed that the entry of generics on the market has generated significant impacts on sales and market shares, both in volume, of brands. There were also estimated three econometric models, in order to identify the determinants of the entry of generics and their penetration in the market. The results suggest that the size of the market is the determinant which has more influence on the entry of generics into the market. Regarding the penetration of generics, the results show that this variable increases with the number of marketed generics and with the differential of selling prices between brands and generics.Dias, Isabel Maria Machado Correia BriosoUniversidade do MinhoArmada, Luís Miguel Freixo20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/46739por201696088info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:16:21Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/46739Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:08:53.056645Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influência da entrada de genéricos na intensidade da concorrência no mercado dos medicamentos
Influence of generic entry on the intensity of competition in the medicines market
title Influência da entrada de genéricos na intensidade da concorrência no mercado dos medicamentos
spellingShingle Influência da entrada de genéricos na intensidade da concorrência no mercado dos medicamentos
Armada, Luís Miguel Freixo
Mercado do medicamento
Genéricos
Concorrência
Preços
Quotas de mercado
Determinantes
Portugal
Medicines market
Generics
Competition
Prices
Market shares
Determinants
Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Influência da entrada de genéricos na intensidade da concorrência no mercado dos medicamentos
title_full Influência da entrada de genéricos na intensidade da concorrência no mercado dos medicamentos
title_fullStr Influência da entrada de genéricos na intensidade da concorrência no mercado dos medicamentos
title_full_unstemmed Influência da entrada de genéricos na intensidade da concorrência no mercado dos medicamentos
title_sort Influência da entrada de genéricos na intensidade da concorrência no mercado dos medicamentos
author Armada, Luís Miguel Freixo
author_facet Armada, Luís Miguel Freixo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Isabel Maria Machado Correia Brioso
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Armada, Luís Miguel Freixo
dc.subject.por.fl_str_mv Mercado do medicamento
Genéricos
Concorrência
Preços
Quotas de mercado
Determinantes
Portugal
Medicines market
Generics
Competition
Prices
Market shares
Determinants
Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Mercado do medicamento
Genéricos
Concorrência
Preços
Quotas de mercado
Determinantes
Portugal
Medicines market
Generics
Competition
Prices
Market shares
Determinants
Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Dissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/46739
url http://hdl.handle.net/1822/46739
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201696088
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132512880951296