ClassDojo – uma janela virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chambel, Ana Almeida
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21968
Resumo: Este artigo relata a forma como um grupo de educadores e professores de primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas de Sampaio, em Sesimbra, se organizou de forma colaborativa, para contactar com os alunos, muitos destes oriundos de famílias sem contacto com a tecnologia. O estudo apresenta a utilização da plataforma educativa, ClassDojo, que recorre a dinâmicas e características comuns em ambientes  de gamificação, para promover a comunicação entre os membros da comunidade educativa. Auxiliando professores a gerir e a  incentivar comportamentos positivos na sala de aula e a construir  guias de atividades para casa em situações de ensino a distancia. É uma plataforma que depende da dinâmica de relacionamento entre os utilizadores, uma característica comum aos jogos que neste caso é utlizada com fins educativos. Para a obtenção dos resultados deste estudo, foi realizado um inquérito por questionário a todos os professores titulares de primeiro ciclo e educadores do agrupamento, após o qual se procedeu à entrevista de alguns dos inquiridos de forma a avaliar os benefícios e as dificuldades na utilização desta ferramenta e quais as repercussões que este momento teve nas dinâmicas de trabalho deste grupo.
id RCAP_80ff40996b45b9eed3f587d7485f06f7
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/21968
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling ClassDojo – uma janela virtualClassDojo – una ventana virtualClassDojo – uma janela virtualArtigosEste artigo relata a forma como um grupo de educadores e professores de primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas de Sampaio, em Sesimbra, se organizou de forma colaborativa, para contactar com os alunos, muitos destes oriundos de famílias sem contacto com a tecnologia. O estudo apresenta a utilização da plataforma educativa, ClassDojo, que recorre a dinâmicas e características comuns em ambientes  de gamificação, para promover a comunicação entre os membros da comunidade educativa. Auxiliando professores a gerir e a  incentivar comportamentos positivos na sala de aula e a construir  guias de atividades para casa em situações de ensino a distancia. É uma plataforma que depende da dinâmica de relacionamento entre os utilizadores, uma característica comum aos jogos que neste caso é utlizada com fins educativos. Para a obtenção dos resultados deste estudo, foi realizado um inquérito por questionário a todos os professores titulares de primeiro ciclo e educadores do agrupamento, após o qual se procedeu à entrevista de alguns dos inquiridos de forma a avaliar os benefícios e as dificuldades na utilização desta ferramenta e quais as repercussões que este momento teve nas dinâmicas de trabalho deste grupo.This article reports how a group of educators and primary teachers in Agrupamento de Escolas de Sampaio, in Sesimbra, invented in a collaborative way, a way to reach students, many of them from families without contact with technology. The study presents the use of the educational platform, ClassDojo, that uses common dynamics and characteristics in gamification environments, to promote communication between members of the educational community, helping teachers to manage and encourage positive behaviors in the classroom and to build activity guides for home in distance learning situations. It is a platform that depends on the dynamics of the relationship between users, a feature common to games that in this case is used for educational purposes. In order to obtain the results of this study, a survey was carried out by questionnaire to all primary teachers and educators in the group, after which some interviewees were interviewed in order to assess the benefits and difficulties in using this tool and what repercussions this moment had on the work dynamics of this group.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2020-12-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21968por2182-9608Chambel, Ana Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:11:52Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/21968Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:02:09.022048Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv ClassDojo – uma janela virtual
ClassDojo – una ventana virtual
ClassDojo – uma janela virtual
title ClassDojo – uma janela virtual
spellingShingle ClassDojo – uma janela virtual
Chambel, Ana Almeida
Artigos
title_short ClassDojo – uma janela virtual
title_full ClassDojo – uma janela virtual
title_fullStr ClassDojo – uma janela virtual
title_full_unstemmed ClassDojo – uma janela virtual
title_sort ClassDojo – uma janela virtual
author Chambel, Ana Almeida
author_facet Chambel, Ana Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chambel, Ana Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este artigo relata a forma como um grupo de educadores e professores de primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas de Sampaio, em Sesimbra, se organizou de forma colaborativa, para contactar com os alunos, muitos destes oriundos de famílias sem contacto com a tecnologia. O estudo apresenta a utilização da plataforma educativa, ClassDojo, que recorre a dinâmicas e características comuns em ambientes  de gamificação, para promover a comunicação entre os membros da comunidade educativa. Auxiliando professores a gerir e a  incentivar comportamentos positivos na sala de aula e a construir  guias de atividades para casa em situações de ensino a distancia. É uma plataforma que depende da dinâmica de relacionamento entre os utilizadores, uma característica comum aos jogos que neste caso é utlizada com fins educativos. Para a obtenção dos resultados deste estudo, foi realizado um inquérito por questionário a todos os professores titulares de primeiro ciclo e educadores do agrupamento, após o qual se procedeu à entrevista de alguns dos inquiridos de forma a avaliar os benefícios e as dificuldades na utilização desta ferramenta e quais as repercussões que este momento teve nas dinâmicas de trabalho deste grupo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21968
url https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-9608
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130486879027200