ClassDojo – uma janela virtual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21968 |
Resumo: | Este artigo relata a forma como um grupo de educadores e professores de primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas de Sampaio, em Sesimbra, se organizou de forma colaborativa, para contactar com os alunos, muitos destes oriundos de famílias sem contacto com a tecnologia. O estudo apresenta a utilização da plataforma educativa, ClassDojo, que recorre a dinâmicas e características comuns em ambientes de gamificação, para promover a comunicação entre os membros da comunidade educativa. Auxiliando professores a gerir e a incentivar comportamentos positivos na sala de aula e a construir guias de atividades para casa em situações de ensino a distancia. É uma plataforma que depende da dinâmica de relacionamento entre os utilizadores, uma característica comum aos jogos que neste caso é utlizada com fins educativos. Para a obtenção dos resultados deste estudo, foi realizado um inquérito por questionário a todos os professores titulares de primeiro ciclo e educadores do agrupamento, após o qual se procedeu à entrevista de alguns dos inquiridos de forma a avaliar os benefícios e as dificuldades na utilização desta ferramenta e quais as repercussões que este momento teve nas dinâmicas de trabalho deste grupo. |
id |
RCAP_80ff40996b45b9eed3f587d7485f06f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/21968 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
ClassDojo – uma janela virtualClassDojo – una ventana virtualClassDojo – uma janela virtualArtigosEste artigo relata a forma como um grupo de educadores e professores de primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas de Sampaio, em Sesimbra, se organizou de forma colaborativa, para contactar com os alunos, muitos destes oriundos de famílias sem contacto com a tecnologia. O estudo apresenta a utilização da plataforma educativa, ClassDojo, que recorre a dinâmicas e características comuns em ambientes de gamificação, para promover a comunicação entre os membros da comunidade educativa. Auxiliando professores a gerir e a incentivar comportamentos positivos na sala de aula e a construir guias de atividades para casa em situações de ensino a distancia. É uma plataforma que depende da dinâmica de relacionamento entre os utilizadores, uma característica comum aos jogos que neste caso é utlizada com fins educativos. Para a obtenção dos resultados deste estudo, foi realizado um inquérito por questionário a todos os professores titulares de primeiro ciclo e educadores do agrupamento, após o qual se procedeu à entrevista de alguns dos inquiridos de forma a avaliar os benefícios e as dificuldades na utilização desta ferramenta e quais as repercussões que este momento teve nas dinâmicas de trabalho deste grupo.This article reports how a group of educators and primary teachers in Agrupamento de Escolas de Sampaio, in Sesimbra, invented in a collaborative way, a way to reach students, many of them from families without contact with technology. The study presents the use of the educational platform, ClassDojo, that uses common dynamics and characteristics in gamification environments, to promote communication between members of the educational community, helping teachers to manage and encourage positive behaviors in the classroom and to build activity guides for home in distance learning situations. It is a platform that depends on the dynamics of the relationship between users, a feature common to games that in this case is used for educational purposes. In order to obtain the results of this study, a survey was carried out by questionnaire to all primary teachers and educators in the group, after which some interviewees were interviewed in order to assess the benefits and difficulties in using this tool and what repercussions this moment had on the work dynamics of this group.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2020-12-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21968por2182-9608Chambel, Ana Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:11:52Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/21968Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:02:09.022048Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
ClassDojo – uma janela virtual ClassDojo – una ventana virtual ClassDojo – uma janela virtual |
title |
ClassDojo – uma janela virtual |
spellingShingle |
ClassDojo – uma janela virtual Chambel, Ana Almeida Artigos |
title_short |
ClassDojo – uma janela virtual |
title_full |
ClassDojo – uma janela virtual |
title_fullStr |
ClassDojo – uma janela virtual |
title_full_unstemmed |
ClassDojo – uma janela virtual |
title_sort |
ClassDojo – uma janela virtual |
author |
Chambel, Ana Almeida |
author_facet |
Chambel, Ana Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chambel, Ana Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Este artigo relata a forma como um grupo de educadores e professores de primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas de Sampaio, em Sesimbra, se organizou de forma colaborativa, para contactar com os alunos, muitos destes oriundos de famílias sem contacto com a tecnologia. O estudo apresenta a utilização da plataforma educativa, ClassDojo, que recorre a dinâmicas e características comuns em ambientes de gamificação, para promover a comunicação entre os membros da comunidade educativa. Auxiliando professores a gerir e a incentivar comportamentos positivos na sala de aula e a construir guias de atividades para casa em situações de ensino a distancia. É uma plataforma que depende da dinâmica de relacionamento entre os utilizadores, uma característica comum aos jogos que neste caso é utlizada com fins educativos. Para a obtenção dos resultados deste estudo, foi realizado um inquérito por questionário a todos os professores titulares de primeiro ciclo e educadores do agrupamento, após o qual se procedeu à entrevista de alguns dos inquiridos de forma a avaliar os benefícios e as dificuldades na utilização desta ferramenta e quais as repercussões que este momento teve nas dinâmicas de trabalho deste grupo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-29T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21968 |
url |
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21968 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-9608 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130486879027200 |