Interação escola e a família: a plataforma ClassDojo em tempo de pandemia numa turma do 1.º ciclo do ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/41313 |
Resumo: | O presente relatório apresenta e fundamenta um projeto de investigação-ação, implementado no decorrer de um estágio no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Com este projeto pretendeu-se estabelecer uma relação constante entre as famílias e a escola, durante um ano pandémico, através do uso de uma plataforma digital, denominada ClassDojo. Os destinatários deste projeto foram crianças do 2.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 7 e 9 anos que frequentavam o 1.º Ciclo do Ensino Básico, e respetivas famílias. A nível metodológico, fez-se uso da observação, de uma entrevista, de um questionário, da produção de desenhos, da plataforma digital – ClassDojo, de vídeos e fotografias, tendo com objetivo de recolher as opiniões e registos dos familiares e dos destinatários. Através deste projeto evidenciou-se que, com o uso da plataforma ClassDojo, foi possível estabelecer momentos de interação e aproximação entre a família e a escola e os pais e seus filhos. Além disso, evidenciou-se ainda que quando as famílias estão por perto, as crianças sentem-se mais motivadas na realização das tarefas e atividades. |
id |
RCAP_a3ebe2b3135032395545ba8bf338ba94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41313 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Interação escola e a família: a plataforma ClassDojo em tempo de pandemia numa turma do 1.º ciclo do ensino BásicoProximidade Escola-FamíliaPlataforma DigitalEnsino Básico 1º CicloO presente relatório apresenta e fundamenta um projeto de investigação-ação, implementado no decorrer de um estágio no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Com este projeto pretendeu-se estabelecer uma relação constante entre as famílias e a escola, durante um ano pandémico, através do uso de uma plataforma digital, denominada ClassDojo. Os destinatários deste projeto foram crianças do 2.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 7 e 9 anos que frequentavam o 1.º Ciclo do Ensino Básico, e respetivas famílias. A nível metodológico, fez-se uso da observação, de uma entrevista, de um questionário, da produção de desenhos, da plataforma digital – ClassDojo, de vídeos e fotografias, tendo com objetivo de recolher as opiniões e registos dos familiares e dos destinatários. Através deste projeto evidenciou-se que, com o uso da plataforma ClassDojo, foi possível estabelecer momentos de interação e aproximação entre a família e a escola e os pais e seus filhos. Além disso, evidenciou-se ainda que quando as famílias estão por perto, as crianças sentem-se mais motivadas na realização das tarefas e atividades.Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-Repositório ComumMendes, Micaela da Costa2022-07-12T14:41:41Z2022-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41313203036603porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:42:01Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41313Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:39.439325Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interação escola e a família: a plataforma ClassDojo em tempo de pandemia numa turma do 1.º ciclo do ensino Básico |
title |
Interação escola e a família: a plataforma ClassDojo em tempo de pandemia numa turma do 1.º ciclo do ensino Básico |
spellingShingle |
Interação escola e a família: a plataforma ClassDojo em tempo de pandemia numa turma do 1.º ciclo do ensino Básico Mendes, Micaela da Costa Proximidade Escola-Família Plataforma Digital Ensino Básico 1º Ciclo |
title_short |
Interação escola e a família: a plataforma ClassDojo em tempo de pandemia numa turma do 1.º ciclo do ensino Básico |
title_full |
Interação escola e a família: a plataforma ClassDojo em tempo de pandemia numa turma do 1.º ciclo do ensino Básico |
title_fullStr |
Interação escola e a família: a plataforma ClassDojo em tempo de pandemia numa turma do 1.º ciclo do ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Interação escola e a família: a plataforma ClassDojo em tempo de pandemia numa turma do 1.º ciclo do ensino Básico |
title_sort |
Interação escola e a família: a plataforma ClassDojo em tempo de pandemia numa turma do 1.º ciclo do ensino Básico |
author |
Mendes, Micaela da Costa |
author_facet |
Mendes, Micaela da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Micaela da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Proximidade Escola-Família Plataforma Digital Ensino Básico 1º Ciclo |
topic |
Proximidade Escola-Família Plataforma Digital Ensino Básico 1º Ciclo |
description |
O presente relatório apresenta e fundamenta um projeto de investigação-ação, implementado no decorrer de um estágio no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Com este projeto pretendeu-se estabelecer uma relação constante entre as famílias e a escola, durante um ano pandémico, através do uso de uma plataforma digital, denominada ClassDojo. Os destinatários deste projeto foram crianças do 2.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 7 e 9 anos que frequentavam o 1.º Ciclo do Ensino Básico, e respetivas famílias. A nível metodológico, fez-se uso da observação, de uma entrevista, de um questionário, da produção de desenhos, da plataforma digital – ClassDojo, de vídeos e fotografias, tendo com objetivo de recolher as opiniões e registos dos familiares e dos destinatários. Através deste projeto evidenciou-se que, com o uso da plataforma ClassDojo, foi possível estabelecer momentos de interação e aproximação entre a família e a escola e os pais e seus filhos. Além disso, evidenciou-se ainda que quando as famílias estão por perto, as crianças sentem-se mais motivadas na realização das tarefas e atividades. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-12T14:41:41Z 2022-01-01T00:00:00Z 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/41313 203036603 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/41313 |
identifier_str_mv |
203036603 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130038685138944 |