Interação escola e a família: a plataforma ClassDojo em tempo de pandemia numa turma do 1.º ciclo do ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Micaela da Costa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/41313
Resumo: O presente relatório apresenta e fundamenta um projeto de investigação-ação, implementado no decorrer de um estágio no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Com este projeto pretendeu-se estabelecer uma relação constante entre as famílias e a escola, durante um ano pandémico, através do uso de uma plataforma digital, denominada ClassDojo. Os destinatários deste projeto foram crianças do 2.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 7 e 9 anos que frequentavam o 1.º Ciclo do Ensino Básico, e respetivas famílias. A nível metodológico, fez-se uso da observação, de uma entrevista, de um questionário, da produção de desenhos, da plataforma digital – ClassDojo, de vídeos e fotografias, tendo com objetivo de recolher as opiniões e registos dos familiares e dos destinatários. Através deste projeto evidenciou-se que, com o uso da plataforma ClassDojo, foi possível estabelecer momentos de interação e aproximação entre a família e a escola e os pais e seus filhos. Além disso, evidenciou-se ainda que quando as famílias estão por perto, as crianças sentem-se mais motivadas na realização das tarefas e atividades.
id RCAP_a3ebe2b3135032395545ba8bf338ba94
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41313
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interação escola e a família: a plataforma ClassDojo em tempo de pandemia numa turma do 1.º ciclo do ensino BásicoProximidade Escola-FamíliaPlataforma DigitalEnsino Básico 1º CicloO presente relatório apresenta e fundamenta um projeto de investigação-ação, implementado no decorrer de um estágio no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Com este projeto pretendeu-se estabelecer uma relação constante entre as famílias e a escola, durante um ano pandémico, através do uso de uma plataforma digital, denominada ClassDojo. Os destinatários deste projeto foram crianças do 2.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 7 e 9 anos que frequentavam o 1.º Ciclo do Ensino Básico, e respetivas famílias. A nível metodológico, fez-se uso da observação, de uma entrevista, de um questionário, da produção de desenhos, da plataforma digital – ClassDojo, de vídeos e fotografias, tendo com objetivo de recolher as opiniões e registos dos familiares e dos destinatários. Através deste projeto evidenciou-se que, com o uso da plataforma ClassDojo, foi possível estabelecer momentos de interação e aproximação entre a família e a escola e os pais e seus filhos. Além disso, evidenciou-se ainda que quando as famílias estão por perto, as crianças sentem-se mais motivadas na realização das tarefas e atividades.Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-Repositório ComumMendes, Micaela da Costa2022-07-12T14:41:41Z2022-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41313203036603porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:42:01Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41313Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:39.439325Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interação escola e a família: a plataforma ClassDojo em tempo de pandemia numa turma do 1.º ciclo do ensino Básico
title Interação escola e a família: a plataforma ClassDojo em tempo de pandemia numa turma do 1.º ciclo do ensino Básico
spellingShingle Interação escola e a família: a plataforma ClassDojo em tempo de pandemia numa turma do 1.º ciclo do ensino Básico
Mendes, Micaela da Costa
Proximidade Escola-Família
Plataforma Digital
Ensino Básico 1º Ciclo
title_short Interação escola e a família: a plataforma ClassDojo em tempo de pandemia numa turma do 1.º ciclo do ensino Básico
title_full Interação escola e a família: a plataforma ClassDojo em tempo de pandemia numa turma do 1.º ciclo do ensino Básico
title_fullStr Interação escola e a família: a plataforma ClassDojo em tempo de pandemia numa turma do 1.º ciclo do ensino Básico
title_full_unstemmed Interação escola e a família: a plataforma ClassDojo em tempo de pandemia numa turma do 1.º ciclo do ensino Básico
title_sort Interação escola e a família: a plataforma ClassDojo em tempo de pandemia numa turma do 1.º ciclo do ensino Básico
author Mendes, Micaela da Costa
author_facet Mendes, Micaela da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Micaela da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Proximidade Escola-Família
Plataforma Digital
Ensino Básico 1º Ciclo
topic Proximidade Escola-Família
Plataforma Digital
Ensino Básico 1º Ciclo
description O presente relatório apresenta e fundamenta um projeto de investigação-ação, implementado no decorrer de um estágio no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Com este projeto pretendeu-se estabelecer uma relação constante entre as famílias e a escola, durante um ano pandémico, através do uso de uma plataforma digital, denominada ClassDojo. Os destinatários deste projeto foram crianças do 2.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 7 e 9 anos que frequentavam o 1.º Ciclo do Ensino Básico, e respetivas famílias. A nível metodológico, fez-se uso da observação, de uma entrevista, de um questionário, da produção de desenhos, da plataforma digital – ClassDojo, de vídeos e fotografias, tendo com objetivo de recolher as opiniões e registos dos familiares e dos destinatários. Através deste projeto evidenciou-se que, com o uso da plataforma ClassDojo, foi possível estabelecer momentos de interação e aproximação entre a família e a escola e os pais e seus filhos. Além disso, evidenciou-se ainda que quando as famílias estão por perto, as crianças sentem-se mais motivadas na realização das tarefas e atividades.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-12T14:41:41Z
2022-01-01T00:00:00Z
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/41313
203036603
url http://hdl.handle.net/10400.26/41313
identifier_str_mv 203036603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130038685138944