Marketing social como estratégia de negócio para captação de recursos no terceiro setor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Marie
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gonçalves, Hermínia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10079
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar a ocor- rência do marketing social como estratégia de negócio para captar recursos no terceiro setor demonstrando a realidade das organizações vinculadas ao Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, na cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. O marketing social viabiliza uma série de benefícios para as organizações com a possibilidade da utiliza- ção de poucos recursos. O terceiro setor representa uma alternativa ao setor público, ocupando de forma progressiva um espaço que era exclusividade do governo, o qual, devido às suas limitações, tem dele- gado responsabilidades para que outros segmentos atuem em parceria na gestão de serviços de ordem sociais. A pesquisa empírica percorre questões teóricas, como: terceiro setor, estratégias de gestão, captação de recursos, marketing social e sustentabilidade. Sob o âmbito metodológico, a pesquisa baseia-se no método qualitativo recorrendo à análise pela técnica de categorização para melhor entender as características e o contexto dessas organizações. Os resultados demonstram que as estratégias de gestão com utilização do marketing social são emergentes, mas ainda se encontram em processo embrionário por boa parte desse segmento, além disso consta- ta-se nas organizações pesquisadas que a falta de recursos e conhecimentos técnicos pode influenciar negativamente na utilização do marketing social como estratégia de negócio para alavancar a captação de recursos em organizações do terceiro setor.
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