ELEMENTOS DO MARKETING NA CAPTAÇÃO DE RECURSOS DO TERCEIRO SETOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAMPOS,LUCILA MARIA DE SOUZA
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: BOEING-DA-SILVEIRA,RICARDO, MARCON,ROSILENE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAM. Revista de Administração Mackenzie
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712007000300104
Resumo: RESUMO O crescimento do terceiro setor no Brasil e a disputa cada vez mais acirrada por recursos que financiem seus projetos acarretaram o desenvolvimento de ações de cunho anteriormente considerado de exclusividade do segundo setor (mercado), como segmentação de possíveis investidores, comunicação das atividades da organização à comunidade em geral e estratégias de marketing de relacionamento com seus doadores, visando ao estabelecimento de alianças duradouras e à garantia de financiamento em longo prazo. Entretanto, os vários tipos de organizações sem fins lucrativos realizam tais atividades de diferentes modos, algumas em maior, outras em menor intensidade, tornando-as pertencentes a grupos específicos. Diante disso, investigaram-se as diferenças existentes entre a execução desses elementos de marketing em dois tipos de fundações do terceiro setor de Santa Catarina identificados no Ministério Público. A análise dos resultados evidenciou que os dois grupos realizam a comunicação/promoção, a segmentação e o marketing de relacionamento de maneiras específicas, salvo algumas exceções, além de apresentarem falta de foco em sua finalidade, o que pode resultar em uma baixa captação de recursos, prejudicando a implementação de projetos.
id MACKENZIE-2_ac78d641178f4aecf9066022f96ac03c
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-69712007000300104
network_acronym_str MACKENZIE-2
network_name_str RAM. Revista de Administração Mackenzie
repository_id_str
spelling ELEMENTOS DO MARKETING NA CAPTAÇÃO DE RECURSOS DO TERCEIRO SETORComunicaçãoSegmentaçãoMarketing de relacionamentoTerceiro setorCaptação de recursosRESUMO O crescimento do terceiro setor no Brasil e a disputa cada vez mais acirrada por recursos que financiem seus projetos acarretaram o desenvolvimento de ações de cunho anteriormente considerado de exclusividade do segundo setor (mercado), como segmentação de possíveis investidores, comunicação das atividades da organização à comunidade em geral e estratégias de marketing de relacionamento com seus doadores, visando ao estabelecimento de alianças duradouras e à garantia de financiamento em longo prazo. Entretanto, os vários tipos de organizações sem fins lucrativos realizam tais atividades de diferentes modos, algumas em maior, outras em menor intensidade, tornando-as pertencentes a grupos específicos. Diante disso, investigaram-se as diferenças existentes entre a execução desses elementos de marketing em dois tipos de fundações do terceiro setor de Santa Catarina identificados no Ministério Público. A análise dos resultados evidenciou que os dois grupos realizam a comunicação/promoção, a segmentação e o marketing de relacionamento de maneiras específicas, salvo algumas exceções, além de apresentarem falta de foco em sua finalidade, o que pode resultar em uma baixa captação de recursos, prejudicando a implementação de projetos.Editora MackenzieUniversidade Presbiteriana Mackenzie2007-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712007000300104RAM. Revista de Administração Mackenzie v.8 n.3 2007reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)instacron:MACKENZIE10.1590/1678-69712007/administracao.v8n3p104-127info:eu-repo/semantics/openAccessCAMPOS,LUCILA MARIA DE SOUZABOEING-DA-SILVEIRA,RICARDOMARCON,ROSILENEpor2020-08-27T00:00:00Zoai:scielo:S1678-69712007000300104Revistahttps://www.scielo.br/j/ram/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista.adm@mackenzie.br1678-69711518-6776opendoar:2020-08-27T00:00RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)false
dc.title.none.fl_str_mv ELEMENTOS DO MARKETING NA CAPTAÇÃO DE RECURSOS DO TERCEIRO SETOR
title ELEMENTOS DO MARKETING NA CAPTAÇÃO DE RECURSOS DO TERCEIRO SETOR
spellingShingle ELEMENTOS DO MARKETING NA CAPTAÇÃO DE RECURSOS DO TERCEIRO SETOR
CAMPOS,LUCILA MARIA DE SOUZA
Comunicação
Segmentação
Marketing de relacionamento
Terceiro setor
Captação de recursos
title_short ELEMENTOS DO MARKETING NA CAPTAÇÃO DE RECURSOS DO TERCEIRO SETOR
title_full ELEMENTOS DO MARKETING NA CAPTAÇÃO DE RECURSOS DO TERCEIRO SETOR
title_fullStr ELEMENTOS DO MARKETING NA CAPTAÇÃO DE RECURSOS DO TERCEIRO SETOR
title_full_unstemmed ELEMENTOS DO MARKETING NA CAPTAÇÃO DE RECURSOS DO TERCEIRO SETOR
title_sort ELEMENTOS DO MARKETING NA CAPTAÇÃO DE RECURSOS DO TERCEIRO SETOR
author CAMPOS,LUCILA MARIA DE SOUZA
author_facet CAMPOS,LUCILA MARIA DE SOUZA
BOEING-DA-SILVEIRA,RICARDO
MARCON,ROSILENE
author_role author
author2 BOEING-DA-SILVEIRA,RICARDO
MARCON,ROSILENE
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CAMPOS,LUCILA MARIA DE SOUZA
BOEING-DA-SILVEIRA,RICARDO
MARCON,ROSILENE
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Segmentação
Marketing de relacionamento
Terceiro setor
Captação de recursos
topic Comunicação
Segmentação
Marketing de relacionamento
Terceiro setor
Captação de recursos
description RESUMO O crescimento do terceiro setor no Brasil e a disputa cada vez mais acirrada por recursos que financiem seus projetos acarretaram o desenvolvimento de ações de cunho anteriormente considerado de exclusividade do segundo setor (mercado), como segmentação de possíveis investidores, comunicação das atividades da organização à comunidade em geral e estratégias de marketing de relacionamento com seus doadores, visando ao estabelecimento de alianças duradouras e à garantia de financiamento em longo prazo. Entretanto, os vários tipos de organizações sem fins lucrativos realizam tais atividades de diferentes modos, algumas em maior, outras em menor intensidade, tornando-as pertencentes a grupos específicos. Diante disso, investigaram-se as diferenças existentes entre a execução desses elementos de marketing em dois tipos de fundações do terceiro setor de Santa Catarina identificados no Ministério Público. A análise dos resultados evidenciou que os dois grupos realizam a comunicação/promoção, a segmentação e o marketing de relacionamento de maneiras específicas, salvo algumas exceções, além de apresentarem falta de foco em sua finalidade, o que pode resultar em uma baixa captação de recursos, prejudicando a implementação de projetos.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712007000300104
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712007000300104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1678-69712007/administracao.v8n3p104-127
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv RAM. Revista de Administração Mackenzie v.8 n.3 2007
reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str RAM. Revista de Administração Mackenzie
collection RAM. Revista de Administração Mackenzie
repository.name.fl_str_mv RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
repository.mail.fl_str_mv revista.adm@mackenzie.br
_version_ 1752128647930576896