Marketing Social: Captação de recursos na ONG Centro Cultural Escrava Anastácia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202247 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração. |
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Marketing Social: Captação de recursos na ONG Centro Cultural Escrava AnastáciaTerceiro setorMarketingMarketing socialCaptação de recursosTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.Por não gerar lucro, as organizações do terceiro setor precisam se sustentar por meio de outras formas de receita. A maior parte dessa receita provém de acordos com a administração pública, mas com cortes no orçamento devido à crise orçamentária, esses recursos geralmente não são entregues ou sofrem atrasos nas transferências. Diante dessa situação, as ONGs precisam procurar outras maneiras de arrecadar fundos, usando ideias e ferramentas de marketing. Portanto, este trabalho tem como objetivo propor ações de captação de recursos para a ONG Centro Cultural Escrava Anastácia, visando ampliar suas fontes de renda, além das transferências recebidas do Estado, para isso será feito um levantamento bibliográfico referente ao terceiro setor e ao marketing social, descrição dos processos de captação de recursos da ONG para assim identificar ações que possam ser utilizadas pela ONG. Nesse referencial teórico foram abordados os temas do terceiro setor, marketing social, marketing em ONGs e captação de recursos. Trata-se de uma pesquisa descritiva, utilizando o método de estudo de caso, com abordagem qualitativa, utilizando ferramentas de entrevista, pesquisa documental, observação e triangulação de dados. A técnica de adaptação padrão foi utilizada na análise dos resultados. Os resultados evidenciam que a ONG, não possui um diversificação das suas fontes de receitas, estas vindas em sua maioria do Estado, e da ajuda que recebe do Instituto Pr Vilson Groh, tornando a ONG dependente única e exclusivamente de tais recursos. Já no quesito da comunicação, identificado por alguns autores como sendo de extrema importância, foi observado que não existe um trabalho de divulgação da ONG e de seus projetos, sendo que sua comunicação e captação de recursos ocorre através da imagem do Padre Vilson Groh, e de seu instituto. Portanto as proposições do trabalho, foram pensadas para proporcionar a ONG, outras formas de captar recursos, assim reduzindo sua dependência das formas já adotadas.Because they don’t generate profit, third-sector organizations need to support themselves through other forms of revenue. Most of this income comes from agreements with the public administration, but with budget cuts due to the budget crisis, these resources often are not delivered or suffer from delays in transfers. Given this situation, NGOs need to look for other ways to raise funds, using marketing ideas and tools. Therefore, this work aims to propose fundraising actions for the NGO Centro Cultural Escrava Anastácia with the purpose of expanding its sources of income, in addition to the transfers received from the State, for this will be made a bibliographic survey referring to the third sector and social marketing, description of NGO fundraising processes to identify actions that can be used by the NGO. In this theoretical framework were covered the topics of third sector, social marketing, marketing in NGOs and fundraising. This is a descriptive research, using the case study method, with a qualitative approach, using interview, documentary research, observation and data triangulation tools. The standard adaptation technique was used in the analysis of the results. The results show that the NGO does not have a diversification of its sources of income, mostly from the State, and the help it receives from the Pr Vilson Groh Institute, making the NGO solely and exclusively dependent on such resources. Regarding the communication, identified by some authors as being of extreme importance, it was observed that there is no dissemination work of the NGO and its projects, and its communication and fundraising occurs through the image of Father Vilson Groh, and from your institute. Therefore, the propositions of the work were designed to provide the NGO with other ways to raise funds, thus reducing its dependence on the ways already adopted.Florianópolis, SCOcke, Marco Antonio de MoraesUniversidade Federal de Santa Catarina.Moreira, Maria Eduarda Soares2019-12-05T00:36:01Z2019-12-05T00:36:01Z2019-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis70application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202247info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-12-05T00:36:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202247Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-05T00:36:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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