Do Modelo de Policiamento Tradicional ao Modelo Intelligence-Led Policing: Estudo Comparativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PIRES PEREIRA, ANA ROSA
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/34624
Resumo: Este Trabalho de Investigação Aplicada encontra-se subordinado ao tema “Do modelo de policiamento Tradicional ao modelo Intelligence-Led Policing: Estudo Comparativo”. A presente investigação estuda dois modelos de policiamento de forma sistemática e isolada, permitindo a realização de uma comparação entre ambos. Contudo, não se limita à mera comparação de modelos, apresenta como objetivo geral a análise do emprego de um policiamento orientado pelas informações na Guarda Nacional Republicana, com o intuito de perceber se este se apresenta benéfico, bem como, a pergunta de partida desta investigação é remetida para a aplicabilidade do modelo referido. No que concerne à metodologia empregue, esta segue o método dedutivo, tendo a investigação o intento de dar resposta a quatro perguntas derivadas e à pergunta de partida da investigação. O quadro teórico e concetual que sustenta o presente estudo, resulta da pesquisa bibliográfica e análise de documentos institucionais. Por fim, a investigação empírica apoia-se na realização de entrevistas, seguindo assim este estudo, uma abordagem qualitativa. Finda a investigação, conclui-se que têm vindo a ser empregues na Guarda Nacional Republicana metodologias referentes ao modelo Intelligence-Led Policing. Todavia esta tipologia de trabalho encontra-se em desenvolvimento, não sendo ainda aferido este modelo de forma estruturada, assumido oficialmente pela Instituição. Nesta senda, é delineado o investimento tecnológico, nomeadamente em tecnologias de vigilância e na interoperabilidade dos Sistemas de Informações, além de uma formação abrangente às diversas classes sobre a temática, uma estrutura de informações presente em todos os níveis funcionais da Guarda Nacional Republicana e o comprometimento institucional para com o modelo, como requisitos necessários à implementação do mesmo por parte de toda a estrutura da Guarda.
id RCAP_81127e890f0eb92d03481c8ae7157e26
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/34624
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Do Modelo de Policiamento Tradicional ao Modelo Intelligence-Led Policing: Estudo ComparativoGuarda Nacional RepublicanaInformaçõesModelos de PoliciamentoIntelligence-Led Policing.Domínio/Área CientíficaEste Trabalho de Investigação Aplicada encontra-se subordinado ao tema “Do modelo de policiamento Tradicional ao modelo Intelligence-Led Policing: Estudo Comparativo”. A presente investigação estuda dois modelos de policiamento de forma sistemática e isolada, permitindo a realização de uma comparação entre ambos. Contudo, não se limita à mera comparação de modelos, apresenta como objetivo geral a análise do emprego de um policiamento orientado pelas informações na Guarda Nacional Republicana, com o intuito de perceber se este se apresenta benéfico, bem como, a pergunta de partida desta investigação é remetida para a aplicabilidade do modelo referido. No que concerne à metodologia empregue, esta segue o método dedutivo, tendo a investigação o intento de dar resposta a quatro perguntas derivadas e à pergunta de partida da investigação. O quadro teórico e concetual que sustenta o presente estudo, resulta da pesquisa bibliográfica e análise de documentos institucionais. Por fim, a investigação empírica apoia-se na realização de entrevistas, seguindo assim este estudo, uma abordagem qualitativa. Finda a investigação, conclui-se que têm vindo a ser empregues na Guarda Nacional Republicana metodologias referentes ao modelo Intelligence-Led Policing. Todavia esta tipologia de trabalho encontra-se em desenvolvimento, não sendo ainda aferido este modelo de forma estruturada, assumido oficialmente pela Instituição. Nesta senda, é delineado o investimento tecnológico, nomeadamente em tecnologias de vigilância e na interoperabilidade dos Sistemas de Informações, além de uma formação abrangente às diversas classes sobre a temática, uma estrutura de informações presente em todos os níveis funcionais da Guarda Nacional Republicana e o comprometimento institucional para com o modelo, como requisitos necessários à implementação do mesmo por parte de toda a estrutura da Guarda.Pascoal Rosado, David MiguelRepositório ComumPIRES PEREIRA, ANA ROSA2021-01-08T10:06:15Z2021-01-092020-09-30T00:00:00Z2020-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/34624202530280porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-21T08:56:22Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/34624Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:55:05.526056Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Do Modelo de Policiamento Tradicional ao Modelo Intelligence-Led Policing: Estudo Comparativo
title Do Modelo de Policiamento Tradicional ao Modelo Intelligence-Led Policing: Estudo Comparativo
spellingShingle Do Modelo de Policiamento Tradicional ao Modelo Intelligence-Led Policing: Estudo Comparativo
PIRES PEREIRA, ANA ROSA
Guarda Nacional Republicana
Informações
Modelos de Policiamento
Intelligence-Led Policing.
Domínio/Área Científica
title_short Do Modelo de Policiamento Tradicional ao Modelo Intelligence-Led Policing: Estudo Comparativo
title_full Do Modelo de Policiamento Tradicional ao Modelo Intelligence-Led Policing: Estudo Comparativo
title_fullStr Do Modelo de Policiamento Tradicional ao Modelo Intelligence-Led Policing: Estudo Comparativo
title_full_unstemmed Do Modelo de Policiamento Tradicional ao Modelo Intelligence-Led Policing: Estudo Comparativo
title_sort Do Modelo de Policiamento Tradicional ao Modelo Intelligence-Led Policing: Estudo Comparativo
author PIRES PEREIRA, ANA ROSA
author_facet PIRES PEREIRA, ANA ROSA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pascoal Rosado, David Miguel
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv PIRES PEREIRA, ANA ROSA
dc.subject.por.fl_str_mv Guarda Nacional Republicana
Informações
Modelos de Policiamento
Intelligence-Led Policing.
Domínio/Área Científica
topic Guarda Nacional Republicana
Informações
Modelos de Policiamento
Intelligence-Led Policing.
Domínio/Área Científica
description Este Trabalho de Investigação Aplicada encontra-se subordinado ao tema “Do modelo de policiamento Tradicional ao modelo Intelligence-Led Policing: Estudo Comparativo”. A presente investigação estuda dois modelos de policiamento de forma sistemática e isolada, permitindo a realização de uma comparação entre ambos. Contudo, não se limita à mera comparação de modelos, apresenta como objetivo geral a análise do emprego de um policiamento orientado pelas informações na Guarda Nacional Republicana, com o intuito de perceber se este se apresenta benéfico, bem como, a pergunta de partida desta investigação é remetida para a aplicabilidade do modelo referido. No que concerne à metodologia empregue, esta segue o método dedutivo, tendo a investigação o intento de dar resposta a quatro perguntas derivadas e à pergunta de partida da investigação. O quadro teórico e concetual que sustenta o presente estudo, resulta da pesquisa bibliográfica e análise de documentos institucionais. Por fim, a investigação empírica apoia-se na realização de entrevistas, seguindo assim este estudo, uma abordagem qualitativa. Finda a investigação, conclui-se que têm vindo a ser empregues na Guarda Nacional Republicana metodologias referentes ao modelo Intelligence-Led Policing. Todavia esta tipologia de trabalho encontra-se em desenvolvimento, não sendo ainda aferido este modelo de forma estruturada, assumido oficialmente pela Instituição. Nesta senda, é delineado o investimento tecnológico, nomeadamente em tecnologias de vigilância e na interoperabilidade dos Sistemas de Informações, além de uma formação abrangente às diversas classes sobre a temática, uma estrutura de informações presente em todos os níveis funcionais da Guarda Nacional Republicana e o comprometimento institucional para com o modelo, como requisitos necessários à implementação do mesmo por parte de toda a estrutura da Guarda.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-30T00:00:00Z
2020-09-30T00:00:00Z
2021-01-08T10:06:15Z
2021-01-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/34624
202530280
url http://hdl.handle.net/10400.26/34624
identifier_str_mv 202530280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130418401771520