Literacia científica: ensino, aprendizagem e quotidiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spínola, Hélder
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Carreira, Sílvia Mateus
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3235
Resumo: A cada dia desafiamos os limites da sustentabilidade ambiental, impondo novas fronteiras para o consumismo desenfreado e colocando em causa a nossa sobrevi vência. Adicionalmente, as nossas vidas estão cada vez mais imersas na tecnologia e na ciência, sem que, muitas vezes, as compreendamos. Atualmente, o nosso quo tidiano torna necessárias decisões e escolhas informadas pois, caso contrário, não será possível à sociedade ultrapassar os desafios que se colocam. Neste contexto surge o conceito de Literacia Científica que evoca o conhecimen to e o entendimento da ciência, nas suas conceções e processos, proporcionando a capacidade de questionar e fazer escolhas informadas. Qual o papel de cada in divíduo face às alterações climáticas? Que soluções adotar para combater o exces so de desperdício? Como prevenir infeções e bactérias multirresistentes? Quais os princípios de funcionamento das tecnologias presentes no nosso dia a dia? Como distinguir crenças de factos científicos? Quais os limites da Ciência? Qual o papel do Professor na educação na Literacia Científica? Face aos inúmeros desafios co locados, é importante analisar o papel da ESCOLA e do PROFESSOR na forma como prepara futuros cidadãos para um futuro incerto. Este livro estende e aprofunda o debate propiciado pelos trabalhos apresentados no XV Colóquio do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Ma deira (CIE-UMa), que decorreu no Funchal a 30 e 31 de janeiro de 2020, e pretende propiciar um espaço de partilha e discussão sobre a importância da educação na promoção da Literacia Científica, estabelecendo um paralelismo com as linhas de investigação: Currículo, Inovação Pedagógica e Administração Educacional. Desejamos que a edição deste livro se traduza em um contributo para uma maior compreensão e valorização da literacia científica na nossa sociedade, e seja uma referência no seu ensino e aprendizagem. Esperamos que as ideias, reflexões, partilhas e propostas reunidas neste livro, se libertem com cada um dos seus leito res e se reproduzam socialmente, contribuindo, através de um melhor uso e enten dimento quotidiano da ciência, para uma sociedade mais SUSTENTÁVEL.
id RCAP_8116e5655ea7f55475355e48370b4ae9
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/3235
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Literacia científica: ensino, aprendizagem e quotidianoLiteracia científicaEnsinoAprendizagem.Faculdade de Ciências SociaisA cada dia desafiamos os limites da sustentabilidade ambiental, impondo novas fronteiras para o consumismo desenfreado e colocando em causa a nossa sobrevi vência. Adicionalmente, as nossas vidas estão cada vez mais imersas na tecnologia e na ciência, sem que, muitas vezes, as compreendamos. Atualmente, o nosso quo tidiano torna necessárias decisões e escolhas informadas pois, caso contrário, não será possível à sociedade ultrapassar os desafios que se colocam. Neste contexto surge o conceito de Literacia Científica que evoca o conhecimen to e o entendimento da ciência, nas suas conceções e processos, proporcionando a capacidade de questionar e fazer escolhas informadas. Qual o papel de cada in divíduo face às alterações climáticas? Que soluções adotar para combater o exces so de desperdício? Como prevenir infeções e bactérias multirresistentes? Quais os princípios de funcionamento das tecnologias presentes no nosso dia a dia? Como distinguir crenças de factos científicos? Quais os limites da Ciência? Qual o papel do Professor na educação na Literacia Científica? Face aos inúmeros desafios co locados, é importante analisar o papel da ESCOLA e do PROFESSOR na forma como prepara futuros cidadãos para um futuro incerto. Este livro estende e aprofunda o debate propiciado pelos trabalhos apresentados no XV Colóquio do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Ma deira (CIE-UMa), que decorreu no Funchal a 30 e 31 de janeiro de 2020, e pretende propiciar um espaço de partilha e discussão sobre a importância da educação na promoção da Literacia Científica, estabelecendo um paralelismo com as linhas de investigação: Currículo, Inovação Pedagógica e Administração Educacional. Desejamos que a edição deste livro se traduza em um contributo para uma maior compreensão e valorização da literacia científica na nossa sociedade, e seja uma referência no seu ensino e aprendizagem. Esperamos que as ideias, reflexões, partilhas e propostas reunidas neste livro, se libertem com cada um dos seus leito res e se reproduzam socialmente, contribuindo, através de um melhor uso e enten dimento quotidiano da ciência, para uma sociedade mais SUSTENTÁVEL.Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa)DigitUMaSpínola, HélderCarreira, Sílvia Mateus2021-04-05T10:24:00Z2021-01-01T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3235por978-989-54390-4-110.34640/universidademadeira2021spinolacarreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:10Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3235Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:06:11.317072Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Literacia científica: ensino, aprendizagem e quotidiano
title Literacia científica: ensino, aprendizagem e quotidiano
spellingShingle Literacia científica: ensino, aprendizagem e quotidiano
Spínola, Hélder
Literacia científica
Ensino
Aprendizagem
.
Faculdade de Ciências Sociais
title_short Literacia científica: ensino, aprendizagem e quotidiano
title_full Literacia científica: ensino, aprendizagem e quotidiano
title_fullStr Literacia científica: ensino, aprendizagem e quotidiano
title_full_unstemmed Literacia científica: ensino, aprendizagem e quotidiano
title_sort Literacia científica: ensino, aprendizagem e quotidiano
author Spínola, Hélder
author_facet Spínola, Hélder
Carreira, Sílvia Mateus
author_role author
author2 Carreira, Sílvia Mateus
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Spínola, Hélder
Carreira, Sílvia Mateus
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia científica
Ensino
Aprendizagem
.
Faculdade de Ciências Sociais
topic Literacia científica
Ensino
Aprendizagem
.
Faculdade de Ciências Sociais
description A cada dia desafiamos os limites da sustentabilidade ambiental, impondo novas fronteiras para o consumismo desenfreado e colocando em causa a nossa sobrevi vência. Adicionalmente, as nossas vidas estão cada vez mais imersas na tecnologia e na ciência, sem que, muitas vezes, as compreendamos. Atualmente, o nosso quo tidiano torna necessárias decisões e escolhas informadas pois, caso contrário, não será possível à sociedade ultrapassar os desafios que se colocam. Neste contexto surge o conceito de Literacia Científica que evoca o conhecimen to e o entendimento da ciência, nas suas conceções e processos, proporcionando a capacidade de questionar e fazer escolhas informadas. Qual o papel de cada in divíduo face às alterações climáticas? Que soluções adotar para combater o exces so de desperdício? Como prevenir infeções e bactérias multirresistentes? Quais os princípios de funcionamento das tecnologias presentes no nosso dia a dia? Como distinguir crenças de factos científicos? Quais os limites da Ciência? Qual o papel do Professor na educação na Literacia Científica? Face aos inúmeros desafios co locados, é importante analisar o papel da ESCOLA e do PROFESSOR na forma como prepara futuros cidadãos para um futuro incerto. Este livro estende e aprofunda o debate propiciado pelos trabalhos apresentados no XV Colóquio do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Ma deira (CIE-UMa), que decorreu no Funchal a 30 e 31 de janeiro de 2020, e pretende propiciar um espaço de partilha e discussão sobre a importância da educação na promoção da Literacia Científica, estabelecendo um paralelismo com as linhas de investigação: Currículo, Inovação Pedagógica e Administração Educacional. Desejamos que a edição deste livro se traduza em um contributo para uma maior compreensão e valorização da literacia científica na nossa sociedade, e seja uma referência no seu ensino e aprendizagem. Esperamos que as ideias, reflexões, partilhas e propostas reunidas neste livro, se libertem com cada um dos seus leito res e se reproduzam socialmente, contribuindo, através de um melhor uso e enten dimento quotidiano da ciência, para uma sociedade mais SUSTENTÁVEL.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-05T10:24:00Z
2021-01-01T00:00:00Z
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/3235
url http://hdl.handle.net/10400.13/3235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-54390-4-1
10.34640/universidademadeira2021spinolacarreira
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129932484313088