Literacia musical e literacia científica: uma díade na promoção de aprendizagem no 1º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/17776 |
Resumo: | O presente relatório final de estágio descreve o trajeto de um projeto de intervenção-investigação, no âmbito das unidades curriculares Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional, que consistiu no planeamento, conceção, implementação e avaliação de uma sequência didática, que teve como principal propósito articular a Educação e Expressão Musical e a Educação em Ciências, como uma díade promotora de aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta sequência teve o intuito de elucidar para a importância da Educação e Expressão Musical, bem como da Educação em Ciências como partes integrantes da cultura do Ser Humano. Assenta ainda na importância da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, na medida em que a temática explorada possibilita a compreensão de todas as culturas do mundo, devendo ser cada uma respeitada e entendida à luz do seu contexto. A sequência didática desenvolvida foi suportada por orientações teóricas como a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, a Literacia científica, a importância da Educação em Ciências desde os primeiros anos, a orientação CTS e a perspetiva de ensino por pesquisa. A sequência didática incluiu estratégias e atividades diversificadas que foram implementadas ao longo de várias sessões. O projeto de intervenção-investigação teve como principais objetivos averiguar o impacte da sequência didática nas aprendizagens das crianças ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes e valores, bem como no desenvolvimento profissional da professora-investigadora que a desenvolveu. Este projeto assumiu caraterísticas de uma metodologia de investigação-ação. Sendo assim, como técnicas de recolha de dados adotou-se o inquérito por questionário, a observação participante e compilação documental. Para a análise dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo, através de um sistema categorial misto e com auxílio do software WebQDA. Através dos resultados obtidos na análise dos dados recolhidos, pôde-se concluir que a implementação da sequência didática teve efeitos positivos nas crianças, bem como no desenvolvimento profissional da professora-investigadora. Em relação às crianças, estas desenvolveram aprendizagens ao nível conhecimentos, capacidades e atitudes e valores, relacionadas com a díade música e ciência. No que diz respeito à professora-investigadora, esta demonstrou ter desenvolvido competências, enquanto profissional de educação e investigação. |
id |
RCAP_602827bc8884d39fe77f5d5d7dc0b72a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/17776 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Literacia musical e literacia científica: uma díade na promoção de aprendizagem no 1º CEBInvestigação - acçãoEstratégias da aprendizagemLiteracia musicalEnsino básico 1º cicloLiteracia científicaO presente relatório final de estágio descreve o trajeto de um projeto de intervenção-investigação, no âmbito das unidades curriculares Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional, que consistiu no planeamento, conceção, implementação e avaliação de uma sequência didática, que teve como principal propósito articular a Educação e Expressão Musical e a Educação em Ciências, como uma díade promotora de aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta sequência teve o intuito de elucidar para a importância da Educação e Expressão Musical, bem como da Educação em Ciências como partes integrantes da cultura do Ser Humano. Assenta ainda na importância da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, na medida em que a temática explorada possibilita a compreensão de todas as culturas do mundo, devendo ser cada uma respeitada e entendida à luz do seu contexto. A sequência didática desenvolvida foi suportada por orientações teóricas como a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, a Literacia científica, a importância da Educação em Ciências desde os primeiros anos, a orientação CTS e a perspetiva de ensino por pesquisa. A sequência didática incluiu estratégias e atividades diversificadas que foram implementadas ao longo de várias sessões. O projeto de intervenção-investigação teve como principais objetivos averiguar o impacte da sequência didática nas aprendizagens das crianças ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes e valores, bem como no desenvolvimento profissional da professora-investigadora que a desenvolveu. Este projeto assumiu caraterísticas de uma metodologia de investigação-ação. Sendo assim, como técnicas de recolha de dados adotou-se o inquérito por questionário, a observação participante e compilação documental. Para a análise dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo, através de um sistema categorial misto e com auxílio do software WebQDA. Através dos resultados obtidos na análise dos dados recolhidos, pôde-se concluir que a implementação da sequência didática teve efeitos positivos nas crianças, bem como no desenvolvimento profissional da professora-investigadora. Em relação às crianças, estas desenvolveram aprendizagens ao nível conhecimentos, capacidades e atitudes e valores, relacionadas com a díade música e ciência. No que diz respeito à professora-investigadora, esta demonstrou ter desenvolvido competências, enquanto profissional de educação e investigação.This final stage report describes the path of an action-research project in the context of curricular units “Supervised Pedagogical Practice” and Educational Research Seminar, which consisted in the planning, design, implementation and evaluation of a didactic sequence, which had as its main purpose to articulate Education and Musical Expression and Science Education, as a promoter of learning dyad in the primary education. This sequence aimed to elucidate the importance of Education and Musical Expression, and the Science Education as an integral part of the Human culture. It is based on the importance of education for sustainability, because the explored theme enables the understanding of all cultures of the world that should be respected and understood in the light of its context. The developed didactic sequence was supported by theoretical orientations such as education for sustainable development, scientific literacy, the importance of science education from the early years, the didactic guidance CTS and educational perspective for research. The didactic sequence includes diverse strategies and activities that have been implemented over several sessions. The action- research project had as main objective to ascertain/ find out the impact of the didactic sequence in the learning of children at the level of knowledge, skills and attitudes and values as well as in the professional development of the teacher-researcher who developed it. This project took on characteristics of a research-action methodology. Thus, as data collection techniques, it was adopted the questionnaire survey, participant observation and document compilation. For data analysis, it was used the analysis of content through a mixed categorical system and with the help of WebQDA software. With the results obtained in the analysis of the collected data, it might be concluded that the implementation of the teaching sequence had a significant impact on the level of children's learning as well as had an impact on the professional development teacher-researcher. In relation to children, they developed learning at the level of knowledges, skills and attitudes and values related with the dyad music and science. In what concerns to the teacher-researcher, she shown to have developed skills, while professional education and research.Universidade de Aveiro2017-06-09T12:50:04Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17776TID:201568098porFerreira, Cândida Fonsecainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:33:52Zoai:ria.ua.pt:10773/17776Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:45.611474Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literacia musical e literacia científica: uma díade na promoção de aprendizagem no 1º CEB |
title |
Literacia musical e literacia científica: uma díade na promoção de aprendizagem no 1º CEB |
spellingShingle |
Literacia musical e literacia científica: uma díade na promoção de aprendizagem no 1º CEB Ferreira, Cândida Fonseca Investigação - acção Estratégias da aprendizagem Literacia musical Ensino básico 1º ciclo Literacia científica |
title_short |
Literacia musical e literacia científica: uma díade na promoção de aprendizagem no 1º CEB |
title_full |
Literacia musical e literacia científica: uma díade na promoção de aprendizagem no 1º CEB |
title_fullStr |
Literacia musical e literacia científica: uma díade na promoção de aprendizagem no 1º CEB |
title_full_unstemmed |
Literacia musical e literacia científica: uma díade na promoção de aprendizagem no 1º CEB |
title_sort |
Literacia musical e literacia científica: uma díade na promoção de aprendizagem no 1º CEB |
author |
Ferreira, Cândida Fonseca |
author_facet |
Ferreira, Cândida Fonseca |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Cândida Fonseca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Investigação - acção Estratégias da aprendizagem Literacia musical Ensino básico 1º ciclo Literacia científica |
topic |
Investigação - acção Estratégias da aprendizagem Literacia musical Ensino básico 1º ciclo Literacia científica |
description |
O presente relatório final de estágio descreve o trajeto de um projeto de intervenção-investigação, no âmbito das unidades curriculares Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional, que consistiu no planeamento, conceção, implementação e avaliação de uma sequência didática, que teve como principal propósito articular a Educação e Expressão Musical e a Educação em Ciências, como uma díade promotora de aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta sequência teve o intuito de elucidar para a importância da Educação e Expressão Musical, bem como da Educação em Ciências como partes integrantes da cultura do Ser Humano. Assenta ainda na importância da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, na medida em que a temática explorada possibilita a compreensão de todas as culturas do mundo, devendo ser cada uma respeitada e entendida à luz do seu contexto. A sequência didática desenvolvida foi suportada por orientações teóricas como a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, a Literacia científica, a importância da Educação em Ciências desde os primeiros anos, a orientação CTS e a perspetiva de ensino por pesquisa. A sequência didática incluiu estratégias e atividades diversificadas que foram implementadas ao longo de várias sessões. O projeto de intervenção-investigação teve como principais objetivos averiguar o impacte da sequência didática nas aprendizagens das crianças ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes e valores, bem como no desenvolvimento profissional da professora-investigadora que a desenvolveu. Este projeto assumiu caraterísticas de uma metodologia de investigação-ação. Sendo assim, como técnicas de recolha de dados adotou-se o inquérito por questionário, a observação participante e compilação documental. Para a análise dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo, através de um sistema categorial misto e com auxílio do software WebQDA. Através dos resultados obtidos na análise dos dados recolhidos, pôde-se concluir que a implementação da sequência didática teve efeitos positivos nas crianças, bem como no desenvolvimento profissional da professora-investigadora. Em relação às crianças, estas desenvolveram aprendizagens ao nível conhecimentos, capacidades e atitudes e valores, relacionadas com a díade música e ciência. No que diz respeito à professora-investigadora, esta demonstrou ter desenvolvido competências, enquanto profissional de educação e investigação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016 2017-06-09T12:50:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/17776 TID:201568098 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/17776 |
identifier_str_mv |
TID:201568098 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137578068213760 |