Análise à mobilidade inteligente urbana de pessoas : caso da cidade do Porto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/23639 |
Resumo: | A cidade do Porto é a capital de uma região altamente industrializada e polo ativo de serviços, comércio, ensino e cultura. No passado, a política de transportes centrou-se essencialmente na extensão da capacidade rodoviária, sendo atualmente cada vez mais reconhecida a importância de uma mobilidade inteligente urbana. Este trabalho pretende contribuir para o melhoramento da mobilidade inteligente urbana de pessoas na cidade do Porto, através da inovação no domínio dos transportes terrestres baseadas na iniciativa CIVITAS. A iniciativa comunitária CIVITAS traduz-se no programa «cidades para cidades», que apoia ações de investigação e demonstração em cidades europeias empenhadas na implementação e integração de medidas de mobilidade urbana sustentável. No presente trabalho foi realizada uma análise de benchmarking, entre casos de sucesso da iniciativa CIVITAS em cidades europeias e a cidade do Porto. Estes casos foram alvo de análise por vários entrevistados que exprimiram a sua opinião em relação à adaptabilidade das medidas inseridas nas cidades CIVITAS à cidade do Porto e ao seu potencial de sucesso. O estudo levado a cabo permitiu apurar oportunidades de melhoria na mobilidade urbana da cidade do Porto, mais especificamente, medidas que têm potencial de diminuir a libertação de gases de efeito de estufa, através da análise do caso de Bolonha, bem como potenciais incentivos para o aumento do uso de bicicletas e estimulação da caminhada, através do caso de Gante. Também foram identificadas possíveis soluções para melhorar a acessibilidade, usando como exemplo o caso de Iasi e, por fim, foi analisada uma nova estratégia para descongestionar o tráfego dentro da cidade através de uma gestão do estacionamento em Utrecht, que poderá ser replicável no Porto. A troca de conhecimentos e experiências entre cidades é uma prática que já provou o seu potencial. O Porto deve usufruir da sua parceria com as outras cidades CIVITAS, por forma a aperfeiçoar a mobilidade urbana e, assim, melhorar a qualidade de vida para os seus cidadãos e ser uma cidade ambientalmente sustentável. |
id |
RCAP_8124880e305353e791fc3138bf5cd74c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/23639 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise à mobilidade inteligente urbana de pessoas : caso da cidade do PortoMobilidade urbanaMobilidade no PortoUrban mobilityCIVITASPorto mobilityDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA cidade do Porto é a capital de uma região altamente industrializada e polo ativo de serviços, comércio, ensino e cultura. No passado, a política de transportes centrou-se essencialmente na extensão da capacidade rodoviária, sendo atualmente cada vez mais reconhecida a importância de uma mobilidade inteligente urbana. Este trabalho pretende contribuir para o melhoramento da mobilidade inteligente urbana de pessoas na cidade do Porto, através da inovação no domínio dos transportes terrestres baseadas na iniciativa CIVITAS. A iniciativa comunitária CIVITAS traduz-se no programa «cidades para cidades», que apoia ações de investigação e demonstração em cidades europeias empenhadas na implementação e integração de medidas de mobilidade urbana sustentável. No presente trabalho foi realizada uma análise de benchmarking, entre casos de sucesso da iniciativa CIVITAS em cidades europeias e a cidade do Porto. Estes casos foram alvo de análise por vários entrevistados que exprimiram a sua opinião em relação à adaptabilidade das medidas inseridas nas cidades CIVITAS à cidade do Porto e ao seu potencial de sucesso. O estudo levado a cabo permitiu apurar oportunidades de melhoria na mobilidade urbana da cidade do Porto, mais especificamente, medidas que têm potencial de diminuir a libertação de gases de efeito de estufa, através da análise do caso de Bolonha, bem como potenciais incentivos para o aumento do uso de bicicletas e estimulação da caminhada, através do caso de Gante. Também foram identificadas possíveis soluções para melhorar a acessibilidade, usando como exemplo o caso de Iasi e, por fim, foi analisada uma nova estratégia para descongestionar o tráfego dentro da cidade através de uma gestão do estacionamento em Utrecht, que poderá ser replicável no Porto. A troca de conhecimentos e experiências entre cidades é uma prática que já provou o seu potencial. O Porto deve usufruir da sua parceria com as outras cidades CIVITAS, por forma a aperfeiçoar a mobilidade urbana e, assim, melhorar a qualidade de vida para os seus cidadãos e ser uma cidade ambientalmente sustentável.The city of Porto is the center of a highly industrialized region, it is also the focus of public, commercial and cultural life. In the past, transport policy was focused primarily on the extension of road capacity, but nowadays the importance of intelligent urban mobility is increasingly being recognized. This work aims to improve intelligent urban mobility of people in the city of Porto through innovation in the field of land transport based on the CIVITAS initiative. The CIVITAS community initiative translates into the «Cities for Cities», program which supports research and demonstration actions in European cities committed to the implementation and integration of sustainable urban mobility measures. A benchmarking analysis was carried out between successful cases of the CIVITAS initiative and the city of Porto. These cases were analysed by several interviewees who expressed their opinion regarding the adaptability of the measures inserted in the CIVITAS cities to the city of Porto and its potential for success. The study carried out demonstrated opportunities for improvement in urban mobility in the city of Porto, specifically measures that have the potential to reduce the release of greenhouse gases through the analysis of the Bologna case, as well as potential incentives for use of bicycles and walking stimulation through Gent's case. There were also possible solutions to improve accessibility that were identified using the Iasi case as an example and finally a new strategy was identified to decongest traffic within the city through a parking management in Utrecht, which could be replicable in Porto. The exchange of knowledge and experiences between cities is a practice that has already proven its potential, Porto should enjoy his partnership with the other CIVITAS cities, in order to improve urban mobility and therefore improve the quality of life for its citizens and be a environmentally sustainable city.Julião, Jorge Manuel SoaresVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCarvalho, Inês Rodrigues Urbano Fernandes de2017-12-06T11:49:40Z2017-07-1220172017-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/23639TID:201747987porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:29:37Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/23639Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:19:24.641248Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise à mobilidade inteligente urbana de pessoas : caso da cidade do Porto |
title |
Análise à mobilidade inteligente urbana de pessoas : caso da cidade do Porto |
spellingShingle |
Análise à mobilidade inteligente urbana de pessoas : caso da cidade do Porto Carvalho, Inês Rodrigues Urbano Fernandes de Mobilidade urbana Mobilidade no Porto Urban mobility CIVITAS Porto mobility Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Análise à mobilidade inteligente urbana de pessoas : caso da cidade do Porto |
title_full |
Análise à mobilidade inteligente urbana de pessoas : caso da cidade do Porto |
title_fullStr |
Análise à mobilidade inteligente urbana de pessoas : caso da cidade do Porto |
title_full_unstemmed |
Análise à mobilidade inteligente urbana de pessoas : caso da cidade do Porto |
title_sort |
Análise à mobilidade inteligente urbana de pessoas : caso da cidade do Porto |
author |
Carvalho, Inês Rodrigues Urbano Fernandes de |
author_facet |
Carvalho, Inês Rodrigues Urbano Fernandes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Julião, Jorge Manuel Soares Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Inês Rodrigues Urbano Fernandes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mobilidade urbana Mobilidade no Porto Urban mobility CIVITAS Porto mobility Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Mobilidade urbana Mobilidade no Porto Urban mobility CIVITAS Porto mobility Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
A cidade do Porto é a capital de uma região altamente industrializada e polo ativo de serviços, comércio, ensino e cultura. No passado, a política de transportes centrou-se essencialmente na extensão da capacidade rodoviária, sendo atualmente cada vez mais reconhecida a importância de uma mobilidade inteligente urbana. Este trabalho pretende contribuir para o melhoramento da mobilidade inteligente urbana de pessoas na cidade do Porto, através da inovação no domínio dos transportes terrestres baseadas na iniciativa CIVITAS. A iniciativa comunitária CIVITAS traduz-se no programa «cidades para cidades», que apoia ações de investigação e demonstração em cidades europeias empenhadas na implementação e integração de medidas de mobilidade urbana sustentável. No presente trabalho foi realizada uma análise de benchmarking, entre casos de sucesso da iniciativa CIVITAS em cidades europeias e a cidade do Porto. Estes casos foram alvo de análise por vários entrevistados que exprimiram a sua opinião em relação à adaptabilidade das medidas inseridas nas cidades CIVITAS à cidade do Porto e ao seu potencial de sucesso. O estudo levado a cabo permitiu apurar oportunidades de melhoria na mobilidade urbana da cidade do Porto, mais especificamente, medidas que têm potencial de diminuir a libertação de gases de efeito de estufa, através da análise do caso de Bolonha, bem como potenciais incentivos para o aumento do uso de bicicletas e estimulação da caminhada, através do caso de Gante. Também foram identificadas possíveis soluções para melhorar a acessibilidade, usando como exemplo o caso de Iasi e, por fim, foi analisada uma nova estratégia para descongestionar o tráfego dentro da cidade através de uma gestão do estacionamento em Utrecht, que poderá ser replicável no Porto. A troca de conhecimentos e experiências entre cidades é uma prática que já provou o seu potencial. O Porto deve usufruir da sua parceria com as outras cidades CIVITAS, por forma a aperfeiçoar a mobilidade urbana e, assim, melhorar a qualidade de vida para os seus cidadãos e ser uma cidade ambientalmente sustentável. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-06T11:49:40Z 2017-07-12 2017 2017-07-12T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/23639 TID:201747987 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/23639 |
identifier_str_mv |
TID:201747987 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131888734961664 |