A comunicação política da presidente Dilma Rousseff durante o processo de destituição
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/14983 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Ciência Política |
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A comunicação política da presidente Dilma Rousseff durante o processo de destituiçãoCiência PolíticaComunicação PolíticaComunicação de CriseReconstrução de imagemBrasilDilma RousseffPolitical SciencePolitical CommunicationCrisisCommunicationImage RestorationBrazilDilma RousseffDissertação de Mestrado em Ciência PolíticaA presente dissertação pretende identificar em que medida Dilma Rousseff, presidente do Brasil entre 2011 e 2016, adequou sua estratégia de comunicação à crise política que acometeu o fim de seu governo, resultando em sua destituição, em agosto de 2016. Foram avaliadas 124 peças de comunicação oficial, entre notas de imprensa, discursos e entrevistas, realizadas entre 2 de dezembro de 2015, início da tramitação do processo de destituição, e 12 de maio de 2016, quando a presidente foi afastada provisoriamente do cargo. Em seguida, essa amostra foi analisada à luz da cronologia da crise com vistas a observar se e como a comunicação da presidente se adequou aos fatos políticos que impactavam sua imagem de maneira negativa, neutra ou positiva. As conclusões obtidas, interpretadas à luz da teoria existente sobre a matéria, permitiram identificar como a estratégia comunicacional de Dilma Rousseff reagiu à mais grave crise que um presidente pode enfrentar durante seu mandatoThis dissertation intends to identify to what extent Dilma Rousseff, President of Brazil between 2011 and 2016, adapted her communicational strategy to the political crisis that struck the end of her mandate, resulting in her deposition through an impeachment process, in August 2016. 124 pieces of official communication were reviewed, amongst press releases, speeches and interviews, made between December 2nd 2015, when the impeachment process began, and May 12th 2016, when the President was temporarily removed from office. Afterwards, this sample was analyzed in the light of the crisis timeframe, in order to observe if and how the President’s communication has adapted to the political facts that impacted her image negatively, neutrally or positively. The achieved conclusions, interpreted in the light of the existing theory on the subject, made it possible to identify how Dilma Rousseff’s communicational strategy has reacted to the gravest crisis a President can face during their mandate.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasSena Nilza Mouzinho deRepositório da Universidade de LisboaFilho, Everaldo Porto Cunha2018-02-22T19:15:17Z2018-01-192018-01-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14983TID:201970503porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:58Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14983Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:44.342074Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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