A importância da literatura infantil no desenvolvimento socioemocional das crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/23137 |
Resumo: | O Relatório Final surge no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Educativa I e II, decorrentes do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Com base nas práticas realizadas ao longo do Mestrado, tornou-se relevante perceber qual seria o impacto da literatura infantil no desenvolvimento socioemocional das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. A autoconsciência, a autorregulação, a consciência social, a gestão de relacionamentos e a tomada de decisões são competências que devem ser desenvolvidas desde os primeiros anos de vida. Utilizou-se a literatura infantil para educar para as emoções, mostrando que o docente apresenta um papel fundamental no desenvolvimento das mesmas. O estudo apresentado neste Relatório Final foi realizado com uma turma de 4º ano, e partiu das questões de investigação definidas pela autora. “Será a literatura infantil um meio auxiliar no desenvolvimento socioemocional”, “Quais os mecanismos que o/a aluno/a utiliza para gerir as suas emoções” e “Como pode o professor ajudar o/a aluno/a a gerir as suas emoções através do conto infantil”. A análise destas questões demostra que os contos infantis podem ter um papel importante no desenvolvimento emocional e social das crianças. Tendo o docente um papel fundamental nesse desenvolvimento, torna-se necessário que os currículos sofram algumas alterações com o objetivo de enfatizar os aspetos sociais e emocionais do aluno. |
id |
RCAP_813a188af767a66f9f3c42a94bcc04d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/23137 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância da literatura infantil no desenvolvimento socioemocional das criançasInteligência EmocionalDesenvolvimento SocioemocionalLiteratura InfantilO Relatório Final surge no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Educativa I e II, decorrentes do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Com base nas práticas realizadas ao longo do Mestrado, tornou-se relevante perceber qual seria o impacto da literatura infantil no desenvolvimento socioemocional das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. A autoconsciência, a autorregulação, a consciência social, a gestão de relacionamentos e a tomada de decisões são competências que devem ser desenvolvidas desde os primeiros anos de vida. Utilizou-se a literatura infantil para educar para as emoções, mostrando que o docente apresenta um papel fundamental no desenvolvimento das mesmas. O estudo apresentado neste Relatório Final foi realizado com uma turma de 4º ano, e partiu das questões de investigação definidas pela autora. “Será a literatura infantil um meio auxiliar no desenvolvimento socioemocional”, “Quais os mecanismos que o/a aluno/a utiliza para gerir as suas emoções” e “Como pode o professor ajudar o/a aluno/a a gerir as suas emoções através do conto infantil”. A análise destas questões demostra que os contos infantis podem ter um papel importante no desenvolvimento emocional e social das crianças. Tendo o docente um papel fundamental nesse desenvolvimento, torna-se necessário que os currículos sofram algumas alterações com o objetivo de enfatizar os aspetos sociais e emocionais do aluno.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Repositório ComumFernandes, Mariana Duarte da Costa2018-06-20T11:35:45Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/23137201925460porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:20Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/23137Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:10.694688Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da literatura infantil no desenvolvimento socioemocional das crianças |
title |
A importância da literatura infantil no desenvolvimento socioemocional das crianças |
spellingShingle |
A importância da literatura infantil no desenvolvimento socioemocional das crianças Fernandes, Mariana Duarte da Costa Inteligência Emocional Desenvolvimento Socioemocional Literatura Infantil |
title_short |
A importância da literatura infantil no desenvolvimento socioemocional das crianças |
title_full |
A importância da literatura infantil no desenvolvimento socioemocional das crianças |
title_fullStr |
A importância da literatura infantil no desenvolvimento socioemocional das crianças |
title_full_unstemmed |
A importância da literatura infantil no desenvolvimento socioemocional das crianças |
title_sort |
A importância da literatura infantil no desenvolvimento socioemocional das crianças |
author |
Fernandes, Mariana Duarte da Costa |
author_facet |
Fernandes, Mariana Duarte da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vale, Vera Maria Silvério do, 1961- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Mariana Duarte da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inteligência Emocional Desenvolvimento Socioemocional Literatura Infantil |
topic |
Inteligência Emocional Desenvolvimento Socioemocional Literatura Infantil |
description |
O Relatório Final surge no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Educativa I e II, decorrentes do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Com base nas práticas realizadas ao longo do Mestrado, tornou-se relevante perceber qual seria o impacto da literatura infantil no desenvolvimento socioemocional das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. A autoconsciência, a autorregulação, a consciência social, a gestão de relacionamentos e a tomada de decisões são competências que devem ser desenvolvidas desde os primeiros anos de vida. Utilizou-se a literatura infantil para educar para as emoções, mostrando que o docente apresenta um papel fundamental no desenvolvimento das mesmas. O estudo apresentado neste Relatório Final foi realizado com uma turma de 4º ano, e partiu das questões de investigação definidas pela autora. “Será a literatura infantil um meio auxiliar no desenvolvimento socioemocional”, “Quais os mecanismos que o/a aluno/a utiliza para gerir as suas emoções” e “Como pode o professor ajudar o/a aluno/a a gerir as suas emoções através do conto infantil”. A análise destas questões demostra que os contos infantis podem ter um papel importante no desenvolvimento emocional e social das crianças. Tendo o docente um papel fundamental nesse desenvolvimento, torna-se necessário que os currículos sofram algumas alterações com o objetivo de enfatizar os aspetos sociais e emocionais do aluno. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-20T11:35:45Z 2018-01-01T00:00:00Z 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/23137 201925460 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/23137 |
identifier_str_mv |
201925460 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130025986883584 |