A importância da literatura infantil no desenvolvimento socioemocional das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Mariana Duarte da Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/23137
Resumo: O Relatório Final surge no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Educativa I e II, decorrentes do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Com base nas práticas realizadas ao longo do Mestrado, tornou-se relevante perceber qual seria o impacto da literatura infantil no desenvolvimento socioemocional das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. A autoconsciência, a autorregulação, a consciência social, a gestão de relacionamentos e a tomada de decisões são competências que devem ser desenvolvidas desde os primeiros anos de vida. Utilizou-se a literatura infantil para educar para as emoções, mostrando que o docente apresenta um papel fundamental no desenvolvimento das mesmas. O estudo apresentado neste Relatório Final foi realizado com uma turma de 4º ano, e partiu das questões de investigação definidas pela autora. “Será a literatura infantil um meio auxiliar no desenvolvimento socioemocional”, “Quais os mecanismos que o/a aluno/a utiliza para gerir as suas emoções” e “Como pode o professor ajudar o/a aluno/a a gerir as suas emoções através do conto infantil”. A análise destas questões demostra que os contos infantis podem ter um papel importante no desenvolvimento emocional e social das crianças. Tendo o docente um papel fundamental nesse desenvolvimento, torna-se necessário que os currículos sofram algumas alterações com o objetivo de enfatizar os aspetos sociais e emocionais do aluno.
id RCAP_813a188af767a66f9f3c42a94bcc04d3
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/23137
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da literatura infantil no desenvolvimento socioemocional das criançasInteligência EmocionalDesenvolvimento SocioemocionalLiteratura InfantilO Relatório Final surge no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Educativa I e II, decorrentes do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Com base nas práticas realizadas ao longo do Mestrado, tornou-se relevante perceber qual seria o impacto da literatura infantil no desenvolvimento socioemocional das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. A autoconsciência, a autorregulação, a consciência social, a gestão de relacionamentos e a tomada de decisões são competências que devem ser desenvolvidas desde os primeiros anos de vida. Utilizou-se a literatura infantil para educar para as emoções, mostrando que o docente apresenta um papel fundamental no desenvolvimento das mesmas. O estudo apresentado neste Relatório Final foi realizado com uma turma de 4º ano, e partiu das questões de investigação definidas pela autora. “Será a literatura infantil um meio auxiliar no desenvolvimento socioemocional”, “Quais os mecanismos que o/a aluno/a utiliza para gerir as suas emoções” e “Como pode o professor ajudar o/a aluno/a a gerir as suas emoções através do conto infantil”. A análise destas questões demostra que os contos infantis podem ter um papel importante no desenvolvimento emocional e social das crianças. Tendo o docente um papel fundamental nesse desenvolvimento, torna-se necessário que os currículos sofram algumas alterações com o objetivo de enfatizar os aspetos sociais e emocionais do aluno.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Repositório ComumFernandes, Mariana Duarte da Costa2018-06-20T11:35:45Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/23137201925460porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:20Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/23137Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:10.694688Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da literatura infantil no desenvolvimento socioemocional das crianças
title A importância da literatura infantil no desenvolvimento socioemocional das crianças
spellingShingle A importância da literatura infantil no desenvolvimento socioemocional das crianças
Fernandes, Mariana Duarte da Costa
Inteligência Emocional
Desenvolvimento Socioemocional
Literatura Infantil
title_short A importância da literatura infantil no desenvolvimento socioemocional das crianças
title_full A importância da literatura infantil no desenvolvimento socioemocional das crianças
title_fullStr A importância da literatura infantil no desenvolvimento socioemocional das crianças
title_full_unstemmed A importância da literatura infantil no desenvolvimento socioemocional das crianças
title_sort A importância da literatura infantil no desenvolvimento socioemocional das crianças
author Fernandes, Mariana Duarte da Costa
author_facet Fernandes, Mariana Duarte da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Mariana Duarte da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência Emocional
Desenvolvimento Socioemocional
Literatura Infantil
topic Inteligência Emocional
Desenvolvimento Socioemocional
Literatura Infantil
description O Relatório Final surge no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Educativa I e II, decorrentes do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Com base nas práticas realizadas ao longo do Mestrado, tornou-se relevante perceber qual seria o impacto da literatura infantil no desenvolvimento socioemocional das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. A autoconsciência, a autorregulação, a consciência social, a gestão de relacionamentos e a tomada de decisões são competências que devem ser desenvolvidas desde os primeiros anos de vida. Utilizou-se a literatura infantil para educar para as emoções, mostrando que o docente apresenta um papel fundamental no desenvolvimento das mesmas. O estudo apresentado neste Relatório Final foi realizado com uma turma de 4º ano, e partiu das questões de investigação definidas pela autora. “Será a literatura infantil um meio auxiliar no desenvolvimento socioemocional”, “Quais os mecanismos que o/a aluno/a utiliza para gerir as suas emoções” e “Como pode o professor ajudar o/a aluno/a a gerir as suas emoções através do conto infantil”. A análise destas questões demostra que os contos infantis podem ter um papel importante no desenvolvimento emocional e social das crianças. Tendo o docente um papel fundamental nesse desenvolvimento, torna-se necessário que os currículos sofram algumas alterações com o objetivo de enfatizar os aspetos sociais e emocionais do aluno.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-20T11:35:45Z
2018-01-01T00:00:00Z
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/23137
201925460
url http://hdl.handle.net/10400.26/23137
identifier_str_mv 201925460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130025986883584