Desenvolvimento de competências de pensamento computacional através da criação de animações usando o ambiente de programação Scratch

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Diogo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/53635
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
id RCAP_8141a0ac5ade7e9b928b09803f09517c
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/53635
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de competências de pensamento computacional através da criação de animações usando o ambiente de programação ScratchAnimação por computadorPensamento computacionalProgramação (Computadores)Tecnologias da informação e da comunicaçãoEnsino básico (3º Ciclo)Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021O presente relatório é fruto do projeto de intervenção que foi realizado numa turma do 8º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Secundária Padre António Vieira, do grupo do Agrupamento de Escolas de Alvalade (Lisboa). A intervenção inseriu-se no contexto da unidade didática “Publicação de conteúdos (blogues, websites)” das Aprendizagens Essenciais de TIC, visando a realização pelos alunos de uma animação de curta duração através da programação por blocos utilizando a ferramenta Scratch. As medidas implementadas pelo governo português para fazer face à Covid-19 levaram a que 4 das 5 aulas planeadas decorressem através de videoconferência. Esta mudança de “espaço”, por si só, levou a que o acompanhamento da turma fosse bastante diferente, muito mais exaustivo e que o apoio que pude dar aos alunos não fosse o desejado; entre os objetivos e finalidade estabelecidos e os alcançados. Neste contexto, considera-se que o saldo da intervenção foi positivo pelo empenho que os alunos colocaram na realização dos trabalhos propostos - pese embora que na sua grande maioria os objetivos definidos só parcialmente tenham sido alcançados e a avaliação que os alunos fizeram da mesma.This describes the intervention project implemented at Supervised Teaching practice in an 8th grade class of the 3rd cycle of Basic Teaching, at Escola Secundária Padre António Vieira, which belongs to the Agrupamento de Escolas de Alvalade (Lisboa). This intervention is part of the Essential Learnings of the TIC subject in the “Content publication (blogs, websites)”, with the goal of making a short animation using block programming with Scratch. The measures implemented by the Portuguese government to deal with Covid-19 pandemic made it so that 4 out of 5 classes were held via videoconference. This change of “space” made classes monitoring much harder and more tiring and the support I could give to the students was not what I had envisioned; considering objectives and goals reached vs planned. In this context, the balance of the intervention is positive because of students' efforts in the tasks they were given - although most of the defined objectives were only partially met - and also for the evaluation of the whole intervention by students.Piedade, JoãoAfonso, Ana Paula Pereira, 1965-Repositório da Universidade de LisboaDiniz, Diogo2022-07-04T15:18:53Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53635porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:59:38Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53635Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:04:35.494451Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de competências de pensamento computacional através da criação de animações usando o ambiente de programação Scratch
title Desenvolvimento de competências de pensamento computacional através da criação de animações usando o ambiente de programação Scratch
spellingShingle Desenvolvimento de competências de pensamento computacional através da criação de animações usando o ambiente de programação Scratch
Diniz, Diogo
Animação por computador
Pensamento computacional
Programação (Computadores)
Tecnologias da informação e da comunicação
Ensino básico (3º Ciclo)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Desenvolvimento de competências de pensamento computacional através da criação de animações usando o ambiente de programação Scratch
title_full Desenvolvimento de competências de pensamento computacional através da criação de animações usando o ambiente de programação Scratch
title_fullStr Desenvolvimento de competências de pensamento computacional através da criação de animações usando o ambiente de programação Scratch
title_full_unstemmed Desenvolvimento de competências de pensamento computacional através da criação de animações usando o ambiente de programação Scratch
title_sort Desenvolvimento de competências de pensamento computacional através da criação de animações usando o ambiente de programação Scratch
author Diniz, Diogo
author_facet Diniz, Diogo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Piedade, João
Afonso, Ana Paula Pereira, 1965-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Diogo
dc.subject.por.fl_str_mv Animação por computador
Pensamento computacional
Programação (Computadores)
Tecnologias da informação e da comunicação
Ensino básico (3º Ciclo)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Animação por computador
Pensamento computacional
Programação (Computadores)
Tecnologias da informação e da comunicação
Ensino básico (3º Ciclo)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021
2021-01-01T00:00:00Z
2022-07-04T15:18:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/53635
url http://hdl.handle.net/10451/53635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134597139660800