Existência, Morte e Educação: Uma Reflexão em Três Andamentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/319 |
Resumo: | Este artigo sublinha três aspetos. Em primeiro lugar, a ligação entre existência, finitude e morte, salientando-se que é a experiência da nossa contingência, ou seja, da nossa vulnerabilidade e fragilidade originárias, iniludível atendendo à nossa mortalidade, que nos leva a procurar um sentido para a vida. Em segundo lugar, chama-se a atenção para o facto de que o Ocidente tem levado a cabo uma denominada 'pedagogia da infinitude', silenciando os temas do envelhecimento e da morte, numa ânsia técnico-instrumental por eliminar as incertezas que a finitude humana implica. No entanto, há estudos que evidenciam a importância que as próprias crianças atribuem à discussão de temáticas sobre a morte e à escuta da sua voz, quando elas próprias se encontram envolvidas em situações de falecimento de pessoas queridas. O mesmo interesse e importância pode ser encontrado em atividades de educação de adultos. Finalmente, um terceiro ponto é dedicado a pensar as escolhas a que devemos ter direito em fim de vida (cuidados paliativos integrais, testamento vital e morte assistida). Existence, Death and Education: A Reflection in Three MovementsThis article underlines three aspects. In the first place, the connection between existence, finitude and death. This part emphasizes that it is the experience of our contingency, i.e., the sense of our fundamental vulnerability and fragility, unavoidable on account of our mortality, that moves us in the search of a meaning for life. In a second place, attention is given to the fact that the Western world has been practicing a so-called 'pedagogy of infinitude' which silences the issues of ageing and death, using the techno-instrumental reason for eliminating the uncertainties that the human finitude implies. However, there are studies that stress the importance that children give to the discussion of death issues and to the involvement of themselves in situations that have to do with the death of a loved one, wanting their voice to be heard. The same interest and importance can be found in adult education activities. Finally, a third aspect is dedicated to thinking about the choices we must be entitled to at the end of life (integral palliative care, living wills and assisted death).Keywords:Finitude, death education, assisted death, living wills, integral palliative care. |
id |
RCAP_81558e2a771543ccf09c30bed265a519 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/319 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Existência, Morte e Educação: Uma Reflexão em Três AndamentosFinitudeeducação sobre a mortemorte assistidatestamento vitalcuidados paliativos integraisEste artigo sublinha três aspetos. Em primeiro lugar, a ligação entre existência, finitude e morte, salientando-se que é a experiência da nossa contingência, ou seja, da nossa vulnerabilidade e fragilidade originárias, iniludível atendendo à nossa mortalidade, que nos leva a procurar um sentido para a vida. Em segundo lugar, chama-se a atenção para o facto de que o Ocidente tem levado a cabo uma denominada 'pedagogia da infinitude', silenciando os temas do envelhecimento e da morte, numa ânsia técnico-instrumental por eliminar as incertezas que a finitude humana implica. No entanto, há estudos que evidenciam a importância que as próprias crianças atribuem à discussão de temáticas sobre a morte e à escuta da sua voz, quando elas próprias se encontram envolvidas em situações de falecimento de pessoas queridas. O mesmo interesse e importância pode ser encontrado em atividades de educação de adultos. Finalmente, um terceiro ponto é dedicado a pensar as escolhas a que devemos ter direito em fim de vida (cuidados paliativos integrais, testamento vital e morte assistida). Existence, Death and Education: A Reflection in Three MovementsThis article underlines three aspects. In the first place, the connection between existence, finitude and death. This part emphasizes that it is the experience of our contingency, i.e., the sense of our fundamental vulnerability and fragility, unavoidable on account of our mortality, that moves us in the search of a meaning for life. In a second place, attention is given to the fact that the Western world has been practicing a so-called 'pedagogy of infinitude' which silences the issues of ageing and death, using the techno-instrumental reason for eliminating the uncertainties that the human finitude implies. However, there are studies that stress the importance that children give to the discussion of death issues and to the involvement of themselves in situations that have to do with the death of a loved one, wanting their voice to be heard. The same interest and importance can be found in adult education activities. Finally, a third aspect is dedicated to thinking about the choices we must be entitled to at the end of life (integral palliative care, living wills and assisted death).Keywords:Finitude, death education, assisted death, living wills, integral palliative care. Instituto Superior Miguel Torga2013-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/319Interações: Sociedade e as novas modernidades; No. 21Interações: Sociedade e as novas modernidades; Núm. 21Interações: Sociedade e as novas modernidades; N.º 212184-39290873-0725reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/319https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/319/331Santos, Laura Ferreira dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-21T19:46:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/319Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:50:04.629391Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Existência, Morte e Educação: Uma Reflexão em Três Andamentos |
title |
Existência, Morte e Educação: Uma Reflexão em Três Andamentos |
spellingShingle |
Existência, Morte e Educação: Uma Reflexão em Três Andamentos Santos, Laura Ferreira dos Finitude educação sobre a morte morte assistida testamento vital cuidados paliativos integrais |
title_short |
Existência, Morte e Educação: Uma Reflexão em Três Andamentos |
title_full |
Existência, Morte e Educação: Uma Reflexão em Três Andamentos |
title_fullStr |
Existência, Morte e Educação: Uma Reflexão em Três Andamentos |
title_full_unstemmed |
Existência, Morte e Educação: Uma Reflexão em Três Andamentos |
title_sort |
Existência, Morte e Educação: Uma Reflexão em Três Andamentos |
author |
Santos, Laura Ferreira dos |
author_facet |
Santos, Laura Ferreira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Laura Ferreira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Finitude educação sobre a morte morte assistida testamento vital cuidados paliativos integrais |
topic |
Finitude educação sobre a morte morte assistida testamento vital cuidados paliativos integrais |
description |
Este artigo sublinha três aspetos. Em primeiro lugar, a ligação entre existência, finitude e morte, salientando-se que é a experiência da nossa contingência, ou seja, da nossa vulnerabilidade e fragilidade originárias, iniludível atendendo à nossa mortalidade, que nos leva a procurar um sentido para a vida. Em segundo lugar, chama-se a atenção para o facto de que o Ocidente tem levado a cabo uma denominada 'pedagogia da infinitude', silenciando os temas do envelhecimento e da morte, numa ânsia técnico-instrumental por eliminar as incertezas que a finitude humana implica. No entanto, há estudos que evidenciam a importância que as próprias crianças atribuem à discussão de temáticas sobre a morte e à escuta da sua voz, quando elas próprias se encontram envolvidas em situações de falecimento de pessoas queridas. O mesmo interesse e importância pode ser encontrado em atividades de educação de adultos. Finalmente, um terceiro ponto é dedicado a pensar as escolhas a que devemos ter direito em fim de vida (cuidados paliativos integrais, testamento vital e morte assistida). Existence, Death and Education: A Reflection in Three MovementsThis article underlines three aspects. In the first place, the connection between existence, finitude and death. This part emphasizes that it is the experience of our contingency, i.e., the sense of our fundamental vulnerability and fragility, unavoidable on account of our mortality, that moves us in the search of a meaning for life. In a second place, attention is given to the fact that the Western world has been practicing a so-called 'pedagogy of infinitude' which silences the issues of ageing and death, using the techno-instrumental reason for eliminating the uncertainties that the human finitude implies. However, there are studies that stress the importance that children give to the discussion of death issues and to the involvement of themselves in situations that have to do with the death of a loved one, wanting their voice to be heard. The same interest and importance can be found in adult education activities. Finally, a third aspect is dedicated to thinking about the choices we must be entitled to at the end of life (integral palliative care, living wills and assisted death).Keywords:Finitude, death education, assisted death, living wills, integral palliative care. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/319 |
url |
https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/319 https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/319/331 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior Miguel Torga |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior Miguel Torga |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interações: Sociedade e as novas modernidades; No. 21 Interações: Sociedade e as novas modernidades; Núm. 21 Interações: Sociedade e as novas modernidades; N.º 21 2184-3929 0873-0725 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130364925444097 |