Existência, Morte e Educação: Uma Reflexão em Três Andamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Laura Ferreira dos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/319
Resumo: Este artigo sublinha três aspetos. Em primeiro lugar, a ligação entre existência, finitude e morte, salientando-se que é a experiência da nossa contingência, ou seja, da nossa vulnerabilidade e fragilidade originárias, iniludível atendendo à nossa mortalidade, que nos leva a procurar um sentido para a vida. Em segundo lugar, chama-se a atenção para o facto de que o Ocidente tem levado a cabo uma denominada 'pedagogia da infinitude', silenciando os temas do envelhecimento e da morte, numa ânsia técnico-instrumental por eliminar as incertezas que a finitude humana implica. No entanto, há estudos que evidenciam a importância que as próprias crianças atribuem à discussão de temáticas sobre a morte e à escuta da sua voz, quando elas próprias se encontram envolvidas em situações de falecimento de pessoas queridas. O mesmo interesse e importância pode ser encontrado em atividades de educação de adultos. Finalmente, um terceiro ponto é dedicado a pensar as escolhas a que devemos ter direito em fim de vida (cuidados paliativos integrais, testamento vital e morte assistida). Existence, Death and Education: A Reflection in Three MovementsThis article underlines three aspects. In the first place, the connection between existence, finitude and death. This part emphasizes that it is the experience of our contingency, i.e., the sense of our fundamental vulnerability and fragility, unavoidable on account of our mortality, that moves us in the search of a meaning for life. In a second place, attention is given to the fact that the Western world has been practicing a so-called 'pedagogy of infinitude' which silences the issues of ageing and death, using the techno-instrumental reason for eliminating the uncertainties that the human finitude implies. However, there are studies that stress the importance that children give to the discussion of death issues and to the involvement of themselves in situations that have to do with the death of a loved one, wanting their voice to be heard. The same interest and importance can be found in adult education activities. Finally, a third aspect is dedicated to thinking about the choices we must be entitled to at the end of life (integral palliative care, living wills and assisted death).Keywords:Finitude, death education, assisted death, living wills, integral palliative care. 
id RCAP_81558e2a771543ccf09c30bed265a519
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/319
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Existência, Morte e Educação: Uma Reflexão em Três AndamentosFinitudeeducação sobre a mortemorte assistidatestamento vitalcuidados paliativos integraisEste artigo sublinha três aspetos. Em primeiro lugar, a ligação entre existência, finitude e morte, salientando-se que é a experiência da nossa contingência, ou seja, da nossa vulnerabilidade e fragilidade originárias, iniludível atendendo à nossa mortalidade, que nos leva a procurar um sentido para a vida. Em segundo lugar, chama-se a atenção para o facto de que o Ocidente tem levado a cabo uma denominada 'pedagogia da infinitude', silenciando os temas do envelhecimento e da morte, numa ânsia técnico-instrumental por eliminar as incertezas que a finitude humana implica. No entanto, há estudos que evidenciam a importância que as próprias crianças atribuem à discussão de temáticas sobre a morte e à escuta da sua voz, quando elas próprias se encontram envolvidas em situações de falecimento de pessoas queridas. O mesmo interesse e importância pode ser encontrado em atividades de educação de adultos. Finalmente, um terceiro ponto é dedicado a pensar as escolhas a que devemos ter direito em fim de vida (cuidados paliativos integrais, testamento vital e morte assistida). Existence, Death and Education: A Reflection in Three MovementsThis article underlines three aspects. In the first place, the connection between existence, finitude and death. This part emphasizes that it is the experience of our contingency, i.e., the sense of our fundamental vulnerability and fragility, unavoidable on account of our mortality, that moves us in the search of a meaning for life. In a second place, attention is given to the fact that the Western world has been practicing a so-called 'pedagogy of infinitude' which silences the issues of ageing and death, using the techno-instrumental reason for eliminating the uncertainties that the human finitude implies. However, there are studies that stress the importance that children give to the discussion of death issues and to the involvement of themselves in situations that have to do with the death of a loved one, wanting their voice to be heard. The same interest and importance can be found in adult education activities. Finally, a third aspect is dedicated to thinking about the choices we must be entitled to at the end of life (integral palliative care, living wills and assisted death).Keywords:Finitude, death education, assisted death, living wills, integral palliative care. Instituto Superior Miguel Torga2013-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/319Interações: Sociedade e as novas modernidades; No. 21Interações: Sociedade e as novas modernidades; Núm. 21Interações: Sociedade e as novas modernidades; N.º 212184-39290873-0725reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/319https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/319/331Santos, Laura Ferreira dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-21T19:46:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/319Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:50:04.629391Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Existência, Morte e Educação: Uma Reflexão em Três Andamentos
title Existência, Morte e Educação: Uma Reflexão em Três Andamentos
spellingShingle Existência, Morte e Educação: Uma Reflexão em Três Andamentos
Santos, Laura Ferreira dos
Finitude
educação sobre a morte
morte assistida
testamento vital
cuidados paliativos integrais
title_short Existência, Morte e Educação: Uma Reflexão em Três Andamentos
title_full Existência, Morte e Educação: Uma Reflexão em Três Andamentos
title_fullStr Existência, Morte e Educação: Uma Reflexão em Três Andamentos
title_full_unstemmed Existência, Morte e Educação: Uma Reflexão em Três Andamentos
title_sort Existência, Morte e Educação: Uma Reflexão em Três Andamentos
author Santos, Laura Ferreira dos
author_facet Santos, Laura Ferreira dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Laura Ferreira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Finitude
educação sobre a morte
morte assistida
testamento vital
cuidados paliativos integrais
topic Finitude
educação sobre a morte
morte assistida
testamento vital
cuidados paliativos integrais
description Este artigo sublinha três aspetos. Em primeiro lugar, a ligação entre existência, finitude e morte, salientando-se que é a experiência da nossa contingência, ou seja, da nossa vulnerabilidade e fragilidade originárias, iniludível atendendo à nossa mortalidade, que nos leva a procurar um sentido para a vida. Em segundo lugar, chama-se a atenção para o facto de que o Ocidente tem levado a cabo uma denominada 'pedagogia da infinitude', silenciando os temas do envelhecimento e da morte, numa ânsia técnico-instrumental por eliminar as incertezas que a finitude humana implica. No entanto, há estudos que evidenciam a importância que as próprias crianças atribuem à discussão de temáticas sobre a morte e à escuta da sua voz, quando elas próprias se encontram envolvidas em situações de falecimento de pessoas queridas. O mesmo interesse e importância pode ser encontrado em atividades de educação de adultos. Finalmente, um terceiro ponto é dedicado a pensar as escolhas a que devemos ter direito em fim de vida (cuidados paliativos integrais, testamento vital e morte assistida). Existence, Death and Education: A Reflection in Three MovementsThis article underlines three aspects. In the first place, the connection between existence, finitude and death. This part emphasizes that it is the experience of our contingency, i.e., the sense of our fundamental vulnerability and fragility, unavoidable on account of our mortality, that moves us in the search of a meaning for life. In a second place, attention is given to the fact that the Western world has been practicing a so-called 'pedagogy of infinitude' which silences the issues of ageing and death, using the techno-instrumental reason for eliminating the uncertainties that the human finitude implies. However, there are studies that stress the importance that children give to the discussion of death issues and to the involvement of themselves in situations that have to do with the death of a loved one, wanting their voice to be heard. The same interest and importance can be found in adult education activities. Finally, a third aspect is dedicated to thinking about the choices we must be entitled to at the end of life (integral palliative care, living wills and assisted death).Keywords:Finitude, death education, assisted death, living wills, integral palliative care. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/319
url https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/319
https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/319/331
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Miguel Torga
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Miguel Torga
dc.source.none.fl_str_mv Interações: Sociedade e as novas modernidades; No. 21
Interações: Sociedade e as novas modernidades; Núm. 21
Interações: Sociedade e as novas modernidades; N.º 21
2184-3929
0873-0725
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130364925444097