O repertório não-erudito como estratégia de iniciação e formação musical
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/28908 |
Resumo: | O presente PIP tem como objetivo motivar e melhorar os resultados dos alunos de FM e IM através da utilização de um repertório não erudito que lhes seja familiar. Não existe, no entanto, o propósito de suprimir quer o repertório erudito, quer a tradição que existe das aulas de FM – a utilização de repertório de cariz comercial e popular será uma forma de cativar os alunos numa fase inicial de frequência do EAEM, ou motivar os alunos mais avançados. Para obter resultados mais concretos e fidedignos para o estudo, apenas foi alterado o repertório utilizado, sendo que as atividades tradicionais de FM – ditados e leituras, por exemplo – foram aplicadas como estratégia pedagógica como é usual. Através da utilização de uma abordagem metodológica qualitativa, foram utilizados questionários e entrevistas a alunos, antigos alunos, e professores de vários grupos de recrutamento do ensino especializado da música, com o intuíto de entender a utilidade da existência de um repertório não-erudito como fator de acolhimento aos novos alunos, e/ou como fator de estimulação a turmas mais avançadas que se encontrem desmotivadas. No final, será apresentada uma reflexão sobre os resultados deste estudo, o seu enquadramento e as suas naturais limitações, procurando não encerrar as possibilidades desta investigação para o futuro e abrir as portas para um ensino holístico especializado da música. |
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O repertório não-erudito como estratégia de iniciação e formação musicalRepertórioFormação musicalIniciação musicalRepertoireMusic educationMusic initiationDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO presente PIP tem como objetivo motivar e melhorar os resultados dos alunos de FM e IM através da utilização de um repertório não erudito que lhes seja familiar. Não existe, no entanto, o propósito de suprimir quer o repertório erudito, quer a tradição que existe das aulas de FM – a utilização de repertório de cariz comercial e popular será uma forma de cativar os alunos numa fase inicial de frequência do EAEM, ou motivar os alunos mais avançados. Para obter resultados mais concretos e fidedignos para o estudo, apenas foi alterado o repertório utilizado, sendo que as atividades tradicionais de FM – ditados e leituras, por exemplo – foram aplicadas como estratégia pedagógica como é usual. Através da utilização de uma abordagem metodológica qualitativa, foram utilizados questionários e entrevistas a alunos, antigos alunos, e professores de vários grupos de recrutamento do ensino especializado da música, com o intuíto de entender a utilidade da existência de um repertório não-erudito como fator de acolhimento aos novos alunos, e/ou como fator de estimulação a turmas mais avançadas que se encontrem desmotivadas. No final, será apresentada uma reflexão sobre os resultados deste estudo, o seu enquadramento e as suas naturais limitações, procurando não encerrar as possibilidades desta investigação para o futuro e abrir as portas para um ensino holístico especializado da música.This Investigation Project has the goal of motivating and improving the academic results of Music Formation and Music Initiation students, through the use of a non-erudite repertoire that is familiar to the student. However, it is not the intent of supressing the erudite repertoire or the tradition of the Music Teaching class – the usage of a repertoire of comercial and popular basis will be a way to captivate the student in a initial phase of musical learning, or motivate advanced students. To achieve more solid and truthful results for the study, only the repertoire has been changed. The traditional activities of Music Teaching – dictations and readings, for example – have been applied as a teaching strategy as it is usual. Through the usage of a qualitative methodological approach, questionaires and interviews to students, former students and teachers of various fields of music teaching have been used with the intent of understanding the existence of a non-erudite repertoire as a welcoming factor to new students and/or as a stimulating factor for more advanced classes that have become unmotivated. In the end, it will be presented a refletion about the results of this study, his framework and its natural limitations, being careful not to close the possibilities of this research towards the future, opening the doors for specialized and holistic music teaching.Monteiro, Pedro Miguel PereiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCalquinha, Pedro Miguel Beldroegas2019-12-02T15:40:45Z2019-09-3020192019-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/28908TID:202296776porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-06T12:26:59Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28908Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-06T12:26:59Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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