O repertório não-erudito como estratégia de iniciação e formação musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calquinha, Pedro Miguel Beldroegas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/28908
Resumo: O presente PIP tem como objetivo motivar e melhorar os resultados dos alunos de FM e IM através da utilização de um repertório não erudito que lhes seja familiar. Não existe, no entanto, o propósito de suprimir quer o repertório erudito, quer a tradição que existe das aulas de FM – a utilização de repertório de cariz comercial e popular será uma forma de cativar os alunos numa fase inicial de frequência do EAEM, ou motivar os alunos mais avançados. Para obter resultados mais concretos e fidedignos para o estudo, apenas foi alterado o repertório utilizado, sendo que as atividades tradicionais de FM – ditados e leituras, por exemplo – foram aplicadas como estratégia pedagógica como é usual. Através da utilização de uma abordagem metodológica qualitativa, foram utilizados questionários e entrevistas a alunos, antigos alunos, e professores de vários grupos de recrutamento do ensino especializado da música, com o intuíto de entender a utilidade da existência de um repertório não-erudito como fator de acolhimento aos novos alunos, e/ou como fator de estimulação a turmas mais avançadas que se encontrem desmotivadas. No final, será apresentada uma reflexão sobre os resultados deste estudo, o seu enquadramento e as suas naturais limitações, procurando não encerrar as possibilidades desta investigação para o futuro e abrir as portas para um ensino holístico especializado da música.
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